Ciência & Tecnologia

Dicas para conseguir ver estrela cadente e corpos celestes

Sabe o que é uma estrela cadente? Por que ela recebe esse nome? Respondemos suas dúvidas e listamos 4 dicas para que você possa vê-la no céu.

Provavelmente você já flertou com o céu noturno á procura de uma estrela cadente. Certamente você aguardava vê-la para poder usar o seu pedido. Para quem não sabe, uma lenda conta que a cada estrela cadente flagrada, você ganha o poder de pedir qualquer desejo para o universo e ele irá realizar.

De acordo com a lenda, acredita-se que a estrela cadente representava o momento exato em que os deuses estão a contemplar a vida na terra. Ou seja, seria o momento ideal para fazer com que pudessem ouvir e realizar os desejos das pessoas.

Apesar disso, a sua chance de ter visto uma estrela cadente ainda é pequena. Existe uma série de fatores que facilitam (ou complicam) encontrar essas belezinhas pelo céu. Mas antes de qualquer coisa, existem algumas coisas básicas sobre o assunto que o Segredos do Mundo vai te contar agora.

O que é uma estrela cadente?

Fonte: Our Universe For Kids

Primeiramente, uma estrela cadente não é uma estrela e sim partículas cósmicas. Ou seja, ela é formada de pedaços de asteroide, resto de cometas ou meteoritos.

Continua após a publicidade

Além disso, elas entram em nossa atmosfera com uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h. Devido a alta velocidade e do atrito com o ar atmosférico, esses corpos do espaço incendeiam-se. Isso provoca um rastro de luz no céu noturno.

Por fim, só é chamado de estrela cadente se não alcançar a superfície da Terra. Se ela tocar o chão, a nomenclatura muda e passa a se tratar de um meteorito.

Por fim, durante a história da humanidade são atribuídos ao avistamento de estrelas cadentes um sinal de boa sorte ou de mudanças. Apesar disso, de acordo com a cultura, as estrelas cadentes também podem representar um mau presságio.

Nomenclatura

Fonte: iQuilíbrio

As estrelas cadentes recebem nomes diferentes dependendo de sua posição no céu. Por isso, se esses corpos celestes estiverem no céu fora da nossa atmosfera podem ser considerados meteoroides. No entanto, se esses corpos celestes, ou estrelas cadentes, entrarem em nossa atmosfera eles passam a ser chamados de meteoros.

Continua após a publicidade

Se, após a entrada do meteoros em atmosfera terrestre eles não se desintegrarem e forem muito grandes podem ser chamados de meteoritos.

Apesar de poderem causar espanto por conta do tamanho e da velocidade, geralmente, os corpos celestes tendem a atingir locais afastados da urbanização. Isso porque, a terra é formada por muitos oceanos.

Chuva de meteoros

Dicas para conseguir ver estrela cadente e corpos celestes
Fonte: Olhar Digital

Inicialmente, quando a Terra segue seu movimento de translação ao redor do Sol, passa por uma região onde há o rastro da passagem de um cometa. Ou seja, fragmentos oriundos do cometa podem entrar na atmosfera terrestre em grandes quantidades, formando inúmeros meteoros. Esse fenômeno é chamado de chuva de meteoros.

Confira 4 dicas para ver uma estrela cadente

1 – Agenda

Fonte: Fun Kids Live

Primeiramente, para ver uma estrela cadente você precisa ter noção das chances dela aparecer. Ou seja, organize a sua vida e rotina para conseguir ver uma dessas belezinhas no céu. O CACEP é um clube que oferece uma tabela que mostra os principais eventos do tipo. Organize-se.

Continua após a publicidade

2 – Fuga da cidade

Dicas para conseguir ver estrela cadente e corpos celestes
Fonte: Wooder Ice

Além disso, vai ser difícil ver uma estrela cadente no meio da cidade. Consequentemente, uma das grandes dicas é ficar longe dos grandes centros urbanos. Isso por que a grande poluição luminosa vai lhe impedir de ver o céu em sua máxima potência. Veja na agenda os dias propícios e neles, corra para um refugiu sem muita incidência de luz.

3 – Aplicativos

Fonte: Daily Fx

Saber para onde olhar é fundamental. Consequentemente, existem aplicativos que permitem localizar as constelações apenas apontando o dispositivo para elas. Se você tem Android, baixe o Sky Map ou o SkEye. Se seu aparelho for iOS, o GoSkyWatch e o Star Chart são ótimas opções.

4 – Paciência

Dicas para conseguir ver estrela cadente e corpos celestes
Fonte: Wonderopolis

Por fim, é preciso muita paciência. Normalmente todo mundo fica muito ansioso para avistar uma estrela cadente. Apesar disso, elas são imprevisíveis. Consequentemente, fique tranquilo e de preferência tenha uma boa companhia para buscar ver esse fenômeno dos céus.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Estrelas, 10 segredos que você não sabe sobre elas e as constelações.

Continua após a publicidade

Fonte: OSR Significados Revista Galileu Brasil Escola

Imagens: Wooder Ice, Our Universe for Kids, Olhar Digital, Fun Kids, Wonderopolis, Daily FX, Plus 7, iQuilíbrio.

Próxima página »

Escolhidas para você