Curiosidades

Estrela de Davi – História, significado e representações

A Estrela de Davi ou Estrela de seis pontas possui várias interpretações. Além disso, o hexagrama é o principal símbolo da religião judaica.

Atualmente, a ‘Estrela de Davi’ ou ‘Estrela de seis pontas’ é um símbolo atribuído principalmente à tradição judaica e às características do centro da bandeira nacional de Israel. O significado oficial dado a este hexagrama é “novos começos para Israel”.

Para esclarecer, este símbolo foi originalmente escolhido pela religião judaica em 1345. Contudo, a estrela de seis pontas data ainda de um tempo mais antigo e está associada ao rei bíblico Davi, que liderou as tribos de Israel para encontrar novas terras em Jerusalém.

Fonte: Pexels

O símbolo foi então adotado pelo filho de Davi, o Rei Salomão, embora o design tenha sido ligeiramente alterado para que as linhas dos triângulos se sobreponham . Este símbolo é, portanto, também conhecido como Selo de Salomão, embora tenha mais ou menos o mesmo significado simbólico da Estrela de Davi.

O que a Estrela de Davi ou Estrela de seis pontas representa?

Muitos acreditam que a Estrela de Davi é o formato do escudo do Rei Davi ou o símbolo que ele usou para decorar os escudos que usava nas batalhas. Entretanto, não há nenhum registro que mostre que essa suposição está correta. Alguns estudiosos dão à Estrela de Davi um significado teológico profundo, porque dizem que o triângulo superior aponta para cima em direção a Deus e o outro triângulo aponta para baixo em direção ao mundo real.

Continua após a publicidade

Outros dizem que os três lados da estrela de Davi representam os três tipos de judeus: Kohanim, Levitas e Israelitas. Qualquer que seja o significado da estrela de Davi, ela simboliza a força de uma importante figura bíblica. Portanto, os judeus o adotaram também. Com isso, no século 17, a estrela de Davi era uma forma popular de identificar sinagogas ou templos judaicos.

Fonte: Pexels

Além disso, o hexagrama, por causa de sua simetria geométrica, tem sido um símbolo popular em muitas culturas desde os primeiros tempos. Os antropólogos afirmam que o triângulo apontando para baixo representa a sexualidade feminina, e o triângulo apontando para cima, a sexualidade masculina; assim, sua combinação simboliza unidade e harmonia. Na alquimia, os dois triângulos simbolizam fogo e água. Desse modo, juntos, eles representam a reconciliação dos opostos.

Por que este símbolo é associado ao ocultismo?

Estudiosos dizem que o hexagrama ou Selo de Salomão foi usado como um talismã da adoração de Saturno. Este fragmento é particularmente interessante, visto que a NASA já encontrou um vórtice em forma de hexagrama na atmosfera de Saturno. A adoração à Saturno foi mais tarde adaptada à adoração à Satanás pela Igreja Cristã e usada como propaganda contra os pagãos que preferiam não seguir o caminho de Cristo.

Dado que a Igreja ainda usa símbolos pagãos, os pesquisadores da Nova Ordem Mundial viraram o jogo e rotularam a Igreja – e as lojas maçônicas – como adoradores do diabo.

Continua após a publicidade
Fonte: Pexels

A realidade é que o significado simbólico da Estrela de Davi / Selo de Salomão é usado para representar toda a dualidade. Os antigos diziam que, de acordo com as leis naturais do universo, tudo o que existe tem que ter um oposto exato – a lei da dualidade. Ou seja, por fim, a Estrela de Davi também é tida como um símbolo que significa o bem e mal.

Você quer saber mais sobre o simbolismo antigo? Então leia a seguir: História Pentagrama – O que é, simbolismos e significado do pentagrama invertido

Fontes: Super Abril, Waufen

Fotos: Pexels

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você