Curiosidades

Vulcões no Brasil – Afinal eles existem em território brasileiro ou não?

Há quem diga que existem vulcões no Brasil. Mas será que isso é verdade ou um boato? Entenda se existe ou não esse perigo.

Certamente, vulcões são sempre motivos para preocupação. Em regiões em que eles existem e são ativos, por exemplo, há sempre alerta para o risco de erupção.

Isso porque a grande quantidade de lava que sai quando eles entram em erupção é capaz de destruir tudo que a rodeia. Essa lava, aliás, se solidifica e forma rochas, como o basalto.

Inclusive, o solo pós erupção vulcânica, e com a solidificação das rochas, se torna muito fértil para plantio. É exatamente esse solo que ganha o nome de Terra roxa.

Mas afinal, existem vulcões no brasil ou não?

Continua após a publicidade

Existe perigo de vulcões entrarem em erupção no Brasil?

Não existem vulcões no Brasil!

Apesar dos boatos, felizmente, nosso país é livre dos vulcões. Isso se dá devido a idade do relevo e a localização geológica do Brasil.

O relevo brasileiro foi formado à bilhões de anos atrás. E graças a agentes externos naturais como a água, vento, clima, etc, o relevo foi se transformando e se desgastando.

Outro motivo para que não tenha essas formações rochosas no Brasil é que estamos localizados onde não há encontro entre placas tectônicas. E é justamente esse fenômeno de encontro das placas que se origina a maioria dessas formações rochosas.

Continua após a publicidade

Existe perigo de vulcões entrarem em erupção no Brasil?

Isso não quer dizer que já não tenha existido vulcões por aqui. Alias, um dos mais recentes vulcões se manifestou em regiões oceânicas, e originou a linda ilha de Fernando de Noronha.

Curiosidade

Existe perigo de vulcões entrarem em erupção no Brasil?

E para você quem se amarra em vulcões aqui vai mais uma curiosidade: o mais antigo que se tem notícias é brasileiro. E como você acabou de aprender neste post, ele não está mais ativo.

Continua após a publicidade

Apesar de não ter um nome oficial, a formação fica na região da amazônia. Para ser mais exato, ele está localizado entre os rios Tapajá e Jamanxim. Sua idade é de aproximadamente 1 bilhão e novecentos milhões de anos.

Fonte: Mundo Educação

Próxima página »

Escolhidas para você