Expressões faciais – Como funcionam, funções e características

As expressões faciais representam apenas uma emoção ou sentimento? Por que outras áreas além da ciência, estão interessadas nisso?

Expressões faciais - origens, funções e características

A alegria, a tristeza, o nojo e o medo, são alguns sentimentos traduzidos por expressões faciais universais que refletem as emoções dos seres humanos. Para ilustrar, vamos pensar em qual emoji usaríamos em uma conversa virtual para expressar a repulsa por alguma coisa. Certamente, seria aquela carinha com olhos estreitados, nariz enrugado e lábios distorcidos de forma assimétrica.

Essas, são as mesmas expressões que podemos reconhecer em bebês recém-nascidos e até mesmo nos pets, e estão diretamente ligadas as emoções que queremos transmitir aos outros. Dessa forma, as emoções não são apenas reações a estímulos, elas surgem por meio de mecanismos e se externam devido a comandos enviados pelo cérebro.

Lá em 1872, Charles Darwin escreveu em seu livro a Expressão das Emoções no Homem e nos Animais que “as expressões faciais das emoções são universais, e não mudam de cultura para cultura”. Mas essa afirmação, tem dividido opiniões no meio científico.

Fonte: Freepik

Outro pesquisador famoso que ganhou destaque ao estudar o assunto foi o psicólogo Paul Ekman. Ele foi autor de uma pesquisa sobre o reconhecimento de emoções na década de 1960. Aliás, nesse experimento, ele chegou a conclusão que existem ao menos seis expressões faciais universais, isto é, comuns do Ocidente ao Oriente. Confira logo abaixo, quais são elas.

As expressões faciais são confiáveis?

Diversos estudos sugerem que as expressões faciais podem não ser o reflexo confiável daquilo que realmente sentimos, como aprendemos desde a infância. Conforme esses estudos, cientistas chegaram a conclusão que ‘nunca devemos confiar totalmente no rosto de uma pessoa’.

Além disso, hoje em dia, a tecnologia é bastante usada para reconhecer os movimentos dos músculos faciais e identificar a real emoção que eles estão transmitindo.

Expressões faciais universais

1. Alegria/Felicidade

Esta é a primeira da lista de expressões faciais universais. Geralmente, a expressão de felicidade é marcada por bochechas arqueadas, olhos arregalados, sobrancelhas levantadas, marquinhas enrugadas ao redor dos olhos, formando ‘pés de galinha‘ e boca aberta.

felicidade uma das emoções
Fonte: Unsplash

2. Nojo/Repulsa

A repulsa é expressa com nariz enrugado, lábio inferior voltado para baixo, lábio superior levantado, lábios protuberantes e boca aberta. Essa emoção está geralmente ligada a coisas que não são higiênicas, não são comestíveis ou agradáveis.

emoções de repulsa
Fonte: Unsplash

3. Medo

A expressão de medo é caracterizada por levantar as sobrancelhas, abrir levemente a boca e arregalar os olhos, assim como é expressado na raiva, por exemplo.

expressões faciais medo
Fonte: Unsplash

4. Raiva

A raiva também é uma das expressões faciais universais. Ao sentir raiva é comum curvar as sobrancelhas, pressionar os lábios com firmeza e arregalar os olhos.

sentimento raiva expressões faciais universais
Fonte: Unsplash

5. Surpresa

Quem é surpreendido tende a arquear as sobrancelhas, abrir bem os olhos e baixar o queixo, além de manter a cabeça bem erguida.

emoção e surpresa
Fonte: Unsplash

6. Tristeza

Por fim, temos a tristeza. Ao contrário da felicidade a tristeza é marcada por uma expressão facial onde é comum abaixar os cantos da boca e levantar a parte interna das sobrancelhas. Além disso, ao contrário do estado de surpresa, geralmente quem está triste, mantém a cabeça abaixada e uma postura introvertida.

sentimentos e expressões universais
Fonte: Unsplash

Existe diferença de expressões faciais de homens e mulheres?

Não é segredo que as diferenças entre homens e mulheres são caracterizadas por estereótipos. Mas quando se trata de emoções, a forma de expressar deveria ser basicamente a mesma entre os dois gêneros. O que acontece é que as mulheres são mais estimuladas a expressar seus sentimentos, enquanto os homens tendem a ter maior controle emocional.

Relação com o Neuromarketing

Por fim, com a ascensão da tecnologia, pesquisadores da área de computação estão trabalhando com expressões faciais universais para causar interações mais naturais entre humanos e máquinas. Neste sentido, a ideia é fazer com que os dispositivos tecnológicos sejam emocionalmente inteligentes, ou seja, que os seus sensores permitam uma resposta mais ‘humana’ quando requisitados.

Do mesmo modo, e usando essa premissa, o neuromarketing envolve o tema”economia da emoção”. Em outras palavras, o foco das empresas é entender o comportamento e as emoções do seu público-alvo para cada vez mais direcionar estratégias de vendas, algoritmos e publicidade de forma mais assertiva.

Além disso, esse impacto destinado a criar experiências personalizadas, por meio do estudo das nossas emoções, também poderá fornecer dados que podem ser usados para manipular os nossos desejos, criar sentimentos e até mesmo as influenciar nossas decisões de compra.

Enfim, gostou de conhecer um pouco sobre as expressões faciais, emoções e sentimentos? Então, que tal dar um conferida em: Como ler expressões faciais e saber o que as pessoas pensam

Fontes: BBC, UolAbril.

Fotos: Pexels, Unsplash e Pinterest.

Outras postagens