10 fatos sobre olhos verdes, a cor de olhos mais rara do mundo

Sabia que apenas 2% da população mundial tem olhos verdes? E essa não é a única coisa incrível sobre essa cor que você vai descobrir hoje!

De que cor são seu olhos? Embora no Brasil poucos tenham olhos de outras cores que o castanho, como os azuis ou os olhos verdes, é difícil alguém que não ache beleza nesses tons mais claros de iris.

Mas, não é só por causa da beleza que os olhos clarinhos, como os esverdeados, chamam atenção. Segundo especialistas, pessoas de olhos verdes fazem parte de uma pequena parcela da população mundial, mas pequena mesmo!

Um dos fatos mais curiosos que você confere na lista abaixo é de que 98% das pessoas em todo o mundo não tem olhos verdes. Você, caro leitor, muito provavelmente está no meio dessa grande maioria, não é mesmo?

E sim, existe explicação para esse tom ser tão raro. Na lista que você confere a seguir você vai entender porque quase ninguém no mundo tem olhos verdes e porque essa é considerada uma das tonalidades mais sensíveis, entre algumas outras curiosidades interessantes.

10 coisas para saber sobre os olhos verdes

1. Raridade dos olhos verdes

Os olhos verdes estão entre as cores de olhos mais raras do mundo.

Estudo recente apontou que apenas 2% da população mundial tem olhos dessa cor, sendo que ela é mais frequente em regiões como o Norte e o Centro da Europa. Os húngaros, irlandeses, ingleses e escoceses têm de 10% a 20% da população com olhos verdes, por exemplo.

2. Meio termo

O que determina a cor dos olhos de uma pessoa é a mistura do material genético do pai e da mão, transmitida pelos cromossomos 15, 1 e 19, e combinados. A cor castanha é a dominante e as cores claras, como verde e azul são recessivas (lembrando que estamos falando sobre genética básica. Lembra das aulas de biologia?).

Para ter olhos azuis, é preciso que a pessoa receba dois genes recessivos, já que esse tom é o resultado da ausência da melanina.

Os olhos verdes, por outro lado, são o resultado de um meio termo entre os genes: um castanho com uma quantidade bem menor de melanina. Por isso, tão raros.

3. Mudança de tons

No caso dos olhos verdes, a cor que vemos é resultado da disseminação da luz que reflete a partir do estroma de cor amarela.

Por causa disso, é comum que os olhos verdes mudem muito de tom, dependendo do clima local e do próprio estado de ânimo da pessoa. O tom dos olhos, por exemplo, pode se tornar azul ou acinzentado, verde como a grama ou adquirir uma tonalidade amendoada.

4. Ressecamento e cataratas

Olhos verdes, infelizmente, costumam ser mais sensíveis aos efeitos da luz natural e do próprio clima. Conforme especialistas, por serem claros, eles oferecem menos proteção à retina que os olhos mais escuros, já que permitem que muito mais claridade seja absorvida.

É comum, por exemplo, que os olhos verdes fiquem mais ressecados, uma vez que é norma que se pisque menos quando se tenta contrair a pupila para estabelecer o equilíbrio de luz. Pessoas com essa cor de olhos também estão mais expostas a doenças como cataratas, por causa do excesso de luminosidade ao longo dos anos.

Por causa disso, pessoas com olhos verdes não podem se descuidar da saúde dos olhos. É preciso fazer visitas periódicas ao especialistas, fazer exames oftalmológicos regularmente, usar óculos de sol não só no verão e apostar, como moderação, em lubrificantes oculares.

5. Variação de cores

Como a gente já viu antes, o resultado da cor de nossos olhos é uma mistura do material genético de nossos pais. A quantidade desse mistura pode resultar em cores de olhos bem interessantes, mesmo quando estamos falando de uma união “meio termos”, como no caso dos olhos verdes.

Isso porque os olhos âmbar e até mesmo o avelã são também olhos castanhos com menos melanina. Os olhos azul-esverdeados e os olhos violeta (sim, eles existem!) são variações do azul e do verde.

6. É a cor mais atraente

Olhos verdes: 5 coisas para saber sobre essa rara cor de olhos
Unsplash

A raridade dos olhos verdes também diz que essa é a cor de olhos mais atraente. De acordo com uma pesquisa da All About Vision, mais de 20% dos participantes escolheu essa tonalidade como diferencial. A lista segue com olhos azuis em seguindo (16,9% dos votos) e avelã em terceiro (16%).

7. Olhos verdes são mais comuns em mulheres

Olhos verdes: 5 coisas para saber sobre essa rara cor de olhos
Unsplash

Ainda que a ciência não tenha descoberto o exato motivo para isso ocorrer, o olho verde é mais raro em homens do que mulheres. De acordo com um estudo publicado no Journal of Statistics Education, cerca de 18% das mulheres apresentaram a cor de olho, mais rara em participantes homens – apenas 12%.

8. Ocorrem em todas etnias

Olhos verdes: 5 coisas para saber sobre essa rara cor de olhos
Unsplash

Os olhos verdes são mais comuns em pessoas de origem celta ou germânica, mas podem aparecer em quaisquer etnias. Em regiões da Ásia, por exemplo, existem aldeões do noroeste da China famosos por terem olhos verdes e azuis, além de cabelos claros. Da mesma forma, é possível encontrar negros com olhos claros.

9. Não surge no nascimento

Olhos verdes: 5 coisas para saber sobre essa rara cor de olhos
Unsplash

Logo após o nascimento, os olhos dos bebês são escuros, cinzas ou azuis. Só a partir daí, as células melanócitas começam a liberar a melanina pelo corpo, que distribui o pigmento marrom para os olhos. Como o tom esverdeado é resultado da mistura de outros tons, é preciso esperar o equilíbrio da distribuição de melanina para o desenvolvimento da cor.

10. Olhos verdes só estão completos após um ano

Olhos verdes: 5 coisas para saber sobre essa rara cor de olhos
Unsplash

Ainda que comece logo depois do nascimento, o processo só fica realmente completo após cerca de um ano depois do período. Por causa disso, então, durante os primeiros meses de vida ainda não é possível determinar qual será a verdadeira cor da criança.

Interessante, não? Você imaginava que havia tanto mistério por trás de um belo par de olhos verdes?

Agora, falando em cor de olhos, se você não tem olhos claros, não fique triste, a ciência tem uma bela notícia para você: Entenda porque os olhos castanhos são considerados os mais especiais pela Ciência.

Fonte: A Tribuna, Rick’n’Tech, Incrível

Imagens: Unsplash

Outras postagens