Curiosidades

Felipe Neto, quem é? História, projetos e polêmicas do youtuber

Felipe Neto foi um dos pioneiros no cenário do YouTube nacional, em 2010, mas ainda se destacada como produtor de conteúdo e empresário.

Atualizado em 04/09/2020

Felipe Neto é um youtuber e empresário dono de um dos maiores canais do YouTube no Brasil.

Felipe foi um dos pioneiros na área, tendo postado seu primeiro vídeo no dia 19 de abril de 2010. Desde então, ele se destacou como produtor de conteúdo de sucesso, além de chamar a atenção como empresário e influenciador.

Mas ante de ter sucesso, Felipe teve uma infância de muito esforço. Já aos 13 anos teve o seu primeiro emprego, para ajudar a família.

História do Felipe Neto

Felipe Neto - quem é, história, projetos e polêmicas do youtuber
Quanto Ganha

O primeiro vídeo publicado por Felipe Neto foi postado no YouTube em abril de 2010, no canal Não Faz Sentido. Na época, Felipe tinha 22 anos e falava sobre temas de destaque do momento.

Seus principais vídeos faziam críticas a modas e comportamentos do momento, chamando muita atenção. Entre os vídeos mais populares do início de carreira estavam os que criticavam músicas e fãs da banda Restart, assim como o livro Crepúsculo.

Com o sucesso no YouTube, Felipe Neto ganhou destaque nacional. Ele chegou a dar entrevista no Programa do Jô e ganhou um quadro próprio no Esporte Espetacular.

Eventualmente, seu canal passou a ter seu nome no título. Ainda que seu principal conteúdo seja de entretenimento para o público jovem, trata de alguns temas de mais maturidade, com papos sobre política ou depressão, por exemplo.

Projetos do Felipe Neto

Felipe Neto - quem é, história, projetos e polêmicas do youtuber
Istoé Gente

Um dos primeiros projetos paralelos de destaque de Felipe Neto foi a criação do Parafernalha. O canal do YouTube produzia vídeos humorísticas para o YouTube, num formato de esquetes. Felipe também fundou a rede Paramaker, mas vendeu a empresa para uma multinacional francesa.

Em 2018, ele também participou do lançamento do canal Final Level. Uma de suas empresas, a Take4 Content, abriu o canal multimídia em parceria com a especializada em eSports, Go4it.

Além disso, Felipe Neto conquistou bastante sucesso ao lado de seu irmão, Luccas Neto, no canal Irmãos Neto. No canal, a dupla foca em um público infantil, com discussões sobre noções de cidadania, responsabilidade e diversidade.

Polêmicas envolvendo Felipe Neto

Felipe Neto - quem é, história, projetos e polêmicas do youtuber
Istoé Gente

Nos últimos anos, o nome do Felipe Neto tem sido envolvido em várias polêmicas. Mais recentemente, em 2017, revelou ter sido procurado pelo Governo Temer para participar de uma campanha do MEC, defendendo a reforma do ensino médio.

Na época, Felipe declarou que estava negando a participação na campanha por acreditar que havia problemas de transparência com seu público.

No mesmo ano ele também criticou o pastor Silas Malafaia após este sugerir um boicote contra a Disney. A motivação era um beijo homossexual entre dois personagens do desenho Star vs. As Forças do Mal.

A pauta do beijo homossexual voltou a ser alvo de polêmicas em 2019. Na ocasião, um novo beijo de personagens fictícios incomodou conservadores, que pediam a censura do material. Felipe Neto, então patrocinou a distribuição de 14 mil livros com temas LGBT, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

Em 2019, Felipe esteve ligado a uma polêmica com a cantora MC Melody. O youtuber decidiu banir reações a vídeos da artista mirim por não concordar com a sexualização da criança, com 11 anos na época. Mais tarde, ele entrou em contato com a família de Melody, oferecendo contribuição para acompanhamentos pedagógico e psicológico.

Amadurecimento

Felipe Neto - quem é, história, projetos e polêmicas do youtuber
Cult

Em contraste com o posicionamento atual, Felipe Neto tem vídeos antigos em que fazia críticas, por exemplo, à comunidade LGBT. Apesar disso, ele explica que isso era apenas reflexo de um pensamento que já amadureceu.

Isso porque, quando começou a fazer vídeo, vinha de um ambiente tradicional e reacionário. Ou seja, ele precisou de dez anos de amadurecimento para tentar corrigir erros do passado. Dessa maneira, Felipe busca utilizar o crescimento e o alcance que conquistou para inspirar outros jovens.

Fontes: Estadão, Folha, Jumper Cursos, WattPad

Imagens: Quanto Ganha, Congresso em Foco, Cult, Istoé Gente, Istoé Gente