Curiosidades

Quem eram os filhos de Odin?

De acordo com a maioria das tradições, Odin teve filhos com a deusa Frigga e muitas outras mulheres humanas e gigantas.

Você já se perguntou quem eram os filhos de Odin? Na mitologia nórdica, as árvores genealógicas e genealogias podem se tornar bastante complicadas. Deuses e deusas muitas vezes estão se casando, mas produzindo filhos com outros seres como gigantes, como o caso de Odin.

Odin não era filho único, pois tinha dois irmãos, Ve e Vili . Os escritos dizem que, com a ajuda deles, ele fez o universo logo após destruir o gigante de gelo, Ymir.

Frigga era a esposa de Odin, e junto com ela, ele teve três filhos. Além de Frigga, ele teve um filho com a deusa da terra Jord, chamado Thor. Contudo, Odin estava apaixonado por muitas mulheres e, segundo a história, teve muito mais do que apenas quatro filhos.

Vamos conhecer todos os filhos de Odin, a seguir.

Continua após a publicidade

Filhos de Odin

Thor

O filho mais famoso de Odin é o deus do trovão, Thor. Thor é o campeão da humanidade e cuida do bem estar de Midgard. A mãe de Thor era uma giganta e Thor passa muito tempo tentando destruir gigantes ou pelo menos superá-los em qualquer desafio físico.

Thor está destinado a morrer em Ragnorak, mas deixará seus dois filhos e sua filha. Thor é corajoso, nobre e honrado. Em algumas de suas missões dentro das sagas nórdicas, ele é acompanhado em suas aventuras pelo deus trapaceiro, Loki.

Continua após a publicidade

Esses dois deuses têm um nível de respeito mútuo, mas estão em seres ocasionais que se desentendem com grandes consequências para todos os outros.

Além disso, na mitologia nórdica, sua esposa é a Deusa da Colheita Sif. Thor difere muito de seu pai Odin, por não buscar tantos relacionamentos íntimos com mulheres mortais.

Continua após a publicidade

Baldur e Hodur

Na mitologia nórdica, Odin também é abençoado com filhos gêmeos chamados Baldur e Hodur. Baldur é o deus da luz, enquanto seu irmão Hodur era um deus que nasceu cego. Hodur ou Hoor assume o manto do deus da noite e da escuridão e é menos favorecido que seu gêmeo.

Por outro lado, Baldur é um deus muito amado no culto pagão e nas sagas, Loki fica extremamente ciumento de sua popularidade. Loki arquiteta a morte de Baldur ao encontrar o único objeto natural nos reinos que não prometia nunca machucá-lo.

Loki descobriu que o visco não fez a promessa, pois foi considerado pelos deuses superiores como jovem demais para justificar ser solicitado. Em suma, ele formou um dardo da planta e fez com que o irmão gêmeo de Baldur o jogasse contra ele durante um dos muitos banquetes de Asgard.

Baldur morreu instantaneamente depois de ter sido atingido pelo visco e, como consequência, foi direto para Helheim para morar entre os mortos.

Continua após a publicidade

Vidar

Para adicionar mais insulto à perda sofrida por Odin e sua esposa Frigga. A esposa de Baldur, Nanna, morreu de coração partido e juntou-se ao marido no reino de Helheim.

A raiva de Odin se espalhou entre Hoor e Loki. Hodur foi morto por seu meio-irmão Vidar, que cresceu até a maioridade por Odin para atuar como o carrasco de outro dos filhos do Pai de Todos.

Vidar era um deus com sede de vingança e enviou Hodur violentamente ao reino de Helheim para descansar entre outros assassinos.

Loki foi fortemente punido por suas ações desonestas, seu filho foi morto e suas entranhas foram usadas para prender Loki a uma rocha. Uma vez lá, o deus da trapaça teve que suportar o veneno ácido de uma serpente pingando em seu torso até o Ragnarok.

Continua após a publicidade

Hermond

Hermond também é outro filho de Odin e ele é o deus responsável por enviar mensagens entre os nove reinos. Quando Baldur é morto, Hermond segue para Helheim em uma tentativa de tentar trazer Baldur de volta do reino dos mortos.

Hermond é o único deus que pôs os pés em Helheim em forma viva e voltou. Aliás, Hermond é o equivalente dos deuses Hermes/Mercúrio.

Bragi

Odin também tem outro filho e ele nasceu da giganta Gunloo. Ele se chama Bragi e é o deus da poesia. Aliás, ele nasceu durante as tentativas de Odin de recuperar seu precioso hidromel de inspiração. Além disso, Bragi é o marido da deusa Idunna.

Bragi é efetivamente o contador de histórias dos deuses do norte e nas tradições germânicas, os poetas eram altamente considerados por sua capacidade de tecer palavras no destino e manter a tribo unida.

Continua após a publicidade

Vali

Vali é o filho mais novo de Odin e do Jötunn Grid. Ele é geralmente considerado um arqueiro e representa os raios de sol – como flechas – que ficam mais fortes à medida que o inverno chega ao fim.

Vali nasceu especificamente para vingar a morte de Baldr, o que ele fez matando Hodr. Aliás, ele é outro sobrevivente do Ragnarok. Se você está se perguntando sobre a pronúncia, use a palavra inglesa vale e você estará quase lá!

Meili

Por fim, de acordo com a mitologia nórdica, acredita-se que Meili seja o deus das viagens. O nome do filho de Odin e irmão de Thor, Meili, também significa ‘O Adorável’. Mas, infelizmente, não se sabe muito sobre esse deus Aesir.

A Prosa Edda nomeia Meili como sendo o único irmão de Thor, enquanto omite os nomes de seus outros meio-irmão. Além disso, o poema e o reconhecimento de Thor deixam claro que Meili é filho de Odin, e muito provavelmente, filho de Jord.

Continua após a publicidade

Então, na Prosa Edda, a afirmação sobre Meili ser filho de Odin se apoia no fato de que Meili realmente aparece como um dos descendentes imediatos do deus supremo da mitologia nórdica.

Saiba mais sobre os filhos de Odin, neste vídeo:

Fontes: Toda Matéria, Fatos Desconhecidos

Continua após a publicidade
Veja histórias de da mitologia nórdica que podem interessar:

Valquírias: origem e curiosidades sobre as guerreiras da mitologia nórdica
Sif, a deusa nórdica da fertilidade da colheita e esposa de Thor
Ragnarok, o que é? Origem e simbologia na mitologia nórdica
Conheça Freya, a deusa mais bela da mitologia nórdica
Forseti, o deus da justiça da mitologia nórdica
Frigga, a deusa-mãe da Mitologia Nórdica
Vidar, um dos deuses mais fortes da mitologia nórdica
Njord, um dos deuses mais reverenciados da mitologia nórdica
Loki, o deus da trapaça na Mitologia Nórdica
Tyr, o deus da guerra e o mais corajoso da mitologia nórdica

Próxima página »

Escolhidas para você