30 filmes que dão medo mas não são de terror

Emoções e calafrios não se restrigem ao terror, aliás existem filmes tão macabros e aterrorizantes quanto os do gênero.

30 filmes que dão medo mas não são de terror

Filmes como Invocação do Mal, Annabelle, Atividade Paranormal e muitos outros provaram ser alguns dos filmes de terror mais famosos de todos os tempos. Depois de assistir a um filme de terror, ele deixa um profundo impacto no espectador e, com efeito, muitas pessoas preferem evitá-los.

Contudo, o que elas não sabem é que existem filmes de outros gêneros que dão mais medo do que os próprios filmes de terror. Então vamos conhecer alguns deles nessa lista.

30 filmes que dão medo e não são de terror

1. Parasita (2019)

Parasita segue uma família coreana, os Kims, vivendo na miséria quando uma oportunidade lhes apresenta a chance de mudar suas vidas. Eles começam a entrar na casa dos Parks, uma família rica, demitindo os atuais funcionários da casa e adquirindo suas posições.

Quando os Parks saem de férias, isso permite que os Kims se mudem. No entanto, quando um encontro bizarro acontece, a vida de todos muda para sempre.

2. Coraline (2009)

Esse é um dos filmes infantis que dão muito medo. Dakota Fanning dubla a personagem titular neste clássico cult de 2009. Coraline é uma garota que precisa de mais atenção de seus pais chatos depois de uma mudança que ela não queria.

Ao explorar sua nova casa, ela encontra um portal para uma realidade alternativa onde recebe tudo o que deseja.

3. ET o Extraterrestre (1982)

O filme de Drama/ Sci-fi foi lançado em 1982. A história trata de um alienígena que é deixado para trás na terra e é salvo por um menino Elliot. Embora seu filme de entretenimento familiar ainda assim, o alienígena assusta alguns de seus fãs.

4. Precisamos falar sobre Kevin (2011)

Um filme de drama de suspense lançado em 2011, é um filme sobre Eva Khatchadourian, uma escritora/editora de viagens que quer dar à luz um filho, mas não consegue.

Mais tarde, ela o faz, mas se tornou uma decisão horrível para Eva porque ela não é capaz de se relacionar com seu filho Kevin, que passa de uma criança exigente e exigente a um adolescente sociopata. Isso deixou os fãs especialmente algumas mães preocupadas em ter filhos.

5. MIB – Homens de Preto (1997)

Uma comédia/ficção científica de 1997 MIB: Homens de Preto teve algumas cenas petrificadas que deixaram os fãs um pouco perturbados. Especialmente aquele em que a barata alienígena usa a pele humana. Portanto, este também é um dos filmes fora do gênero terror que dá muito medo.

6. O Caldeirão Negro (1985)

Lançado em 1985, é um filme de terror direto feito pela Disney para crianças. Este foi um filme que ninguém quer que seus filhos assistam sozinhos, pois pode dar a eles um dos pesadelos mais assustadores de todos os tempos.

7. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Um filme de ficção científica/aventura lançado no ano de 1968 é um filme sobre um grupo de astronautas que são enviados ao espaço em uma missão misteriosa, e o filme toma um rumo sombrio na segunda metade, tornando-o um filme extremamente aterrorizante. No entanto, foi um filme com classificação ‘G’.

8. Frenesi (1972)

Este filme é mais de suspense do que qualquer outro gênero. Seu protagonista é um serial killer que beira o diabólico por seus atos contra as mulheres. Provavelmente a última obra-prima de Hitchcock, que aproveita a liberdade que os anos 70 representaram para a história do cinema.

9. Repulsão (1965)

O primeiro filme em inglês de Polanski aclamado pela crítica nos apresenta Carol, uma jovem tímida que perde a sanidade quando é deixada sozinha em seu apartamento. O lugar se torna um reflexo de sua própria mente, cheio de ansiedades, traumas e possíveis abusos.

10. Os Pássaros (1963)

Embora muitos possam argumentar que não envelheceu tão bem quanto outros filmes de Hitch, este certamente ganhou o direito de estar nesta lista por seus próprios méritos.

A história sobre a tragédia que é uma improvável invasão animal, acaba girando em torno do motivo pelo qual os pássaros escolhem aquela pequena cidade “inofensiva” para iniciar seu ataque.

11. Olhos sem rosto (1960)

Este clássico cult do cinema francês foi rejeitado na época pelo público e pela crítica. Angustiante, lenta, poética, gélida, foi uma das inspirações para ‘A pele que habito (2011)’ de Almodóvar, que a homenageou abertamente, contribuindo para que o filme fosse revisitado e reavaliado.

Aliás, John Carpenter comentou uma vez que se inspirou na máscara de Edith Scob neste filme para a máscara de Michael Myers.

12. Alienígena (1979)

A mistura perfeita de terror e ficção científica. Sigourney Weaver como a heroína suprema e a única capaz de enfrentar o xenomorfo nascido da imaginação doentia de HR Giger.

A sequência Aliens (1986), de James Cameron , outra obra-prima, está no mesmo nível, mas a enquadramos mais no gênero de ficção científica.

13. Donnie Darko (2001)

Este é um daqueles filmes que reúne todas as condições para se tornar um filme cult e ao longo do tempo ganhou uma legião de fãs que continuam a procurar diferentes interpretações da sua misteriosa trama.

Há quem veja nela uma parábola sobre realidades paralelas (a teoria mais difundida) e seu roteiro, cenário, iconografia e ritmo funcionam perfeitamente e chamam nossa atenção a todo momento.

14. Tubarão (1975)

Uma obra-prima indiscutível da Sétima Arte. Um clássico eterno e o filme que fez de Spielberg uma estrela. Todos os elementos do filme funcionam com a precisão de um relógio.

Desde um elenco de luxo que dá humanidade aos seus personagens, passando por um suspense dosado, até a famosa trilha sonora de John Williams que só de ouvir é capaz de colocar medo em nossos corpos quando tomamos banho na praia.

15. Corrente do mal (2014)

A história gira em torno de uma espécie de maldição que é contraída quando você faz sexo, algo como uma DST sobrenatural, mas na forma de uma aparição macabra que te assombra até acabar com sua vida.

Sua estética nebulosa e sonhadora e uma trilha sonora luxuosa de Disasterpiece tornam esse passeio ainda mais agradável, que brinca com nossos medos inatos de intimidade e mortalidade, paranóia e inquietação.

16. Sob a Sombra (2016)

Situado no Teerã do pós-guerra na década de 1980, acompanhamos Shideh, uma mulher que é forçada a abandonar a escola devido ao seu trabalho com grupos de esquerda dentro da universidade.

Neste longa-metragem misturamos o verdadeiro terror da guerra, vivenciando bombardeios quase constantes, bem como o terror psicológico que esses eventos podem trazer.

Em uma mistura interessante entre a mitologia persa e o horror de viver trancado por medo das consequências da guerra. Além da perda do sentimento de individualidade devido às opressões da religião.

17. Nós (2019)

Neste longa-metragem vemos uma abordagem aterrorizante à ideia de dopplegängers. Quando uma família passa férias na praia, a matriarca Adelaide é forçada a reviver um trauma de infância que a deixa desconfiada e paranoica em relação aos filhos.

Durante a noite, as coisas tomam um rumo sinistro quando Gabe, o pai, percebe uma família do lado de fora de sua porta. Não vendo nenhuma intenção de sair, Gabe tenta enfrentá-los, mas ao vê-los de perto, percebe que são idênticos a eles.

18. Henry: Retrato de um serial killer

Este filme quase naturalista sobre a vida de um serial killer foi censurado por suas imagens gráficas e se concentra mais nas vítimas do que no próprio assassino. Interpretado por um Michael Rooker que oferece uma atuação brilhante desprovida dos tiques típicos dos serial killers em filmes de terror.

19. Aniquilação (2018)

Nesta obra original da Netflix, o romance homônimo de Jeff VanderMeer é adaptado. Lena é uma bióloga que perdeu o marido durante uma missão secreta do exército e, sem obter respostas, começa a insistir em descobrir seu paradeiro.

Um grupo de cientistas a contacta para realizar outra missão no mesmo local onde o marido desapareceu. Viajamos para uma área isolada do governo onde foram encontradas forças alienígenas que estão mudando a estrutura molecular dos animais dentro.

20. ​​Relíquia macabra (2020)

Edna, a avó da família, desapareceu. A filha e a neta vão até a cabana isolada onde ela mora para procurá-la, mas um dia ela aparece tão inesperadamente quanto quando desapareceu.

Edna está convencida de que alguém queria invadir sua casa. Aos poucos, a filha e a neta a veem entrar em uma espiral de terror e paranóia que os leva a tomar a difícil decisão de deixá-la morar sozinha ou colocá-la em uma instituição para idosos.

No entanto, talvez Edna não se engane, pois, aos poucos, a casa começa a ganhar vida própria e a mostrar hostilidade em relação aos novos inquilinos.

21. Louca Obsessão (1990)

Uma das melhores adaptações de Stephen King e provavelmente seu melhor drama. A ausência de elementos sobrenaturais e o jogo metalinguístico de sua história, com aquela relação doentia e psicopática entre os protagonistas, fazem dele o retrato perfeito de uma obsessão, a da fã fatal Annie Wilkes.

22. Os Outros (2001)

Este filme também é um dos que dão muito medo, pois ele brinca com o conceito dos vivos e dos mortos. Sóbrio, austero, triste, dosado em seu mistério e revelações.

Desse modo, Os Outros é brilhante em sua execução e nos oferece um final que nos fará querer ver o filme novamente para poder apreciá-lo com outros olhos.

A casa onde toda a história se passa torna-se mais um protagonista, sentindo aquele efeito claustrofóbico de estar trancado com os personagens, que querem fugir da luz, da realidade, da verdade.

23. Vestida para matar (1980)

Thriller essencial dos anos 80. Depois que uma dona de casa frustrada seduz um estranho no Metropolitan Museum of Art em Nova York, ela acaba na cama dele.

Na manhã seguinte, ela decide sair discretamente do local, mas lembra que esqueceu algo, um erro que marcaria sua condenação ao conhecer uma mulher alta que a ataca em um elevador.

24. O poço (2020)

Este filme espanhol explora uma distopia onde as prisões são divididas por plataformas, cada uma guardando um segredo com um parceiro. Mais impressionante por sua escuridão e alegorias sociais, O poço é uma produção fascinante para qualquer espectador. Além disso, também é um dos filmes fora do gênero terror que dá muito medo.

25. Gremlins (1984)

Também podendo entrar em qualquer lista de filmes de Natal e filmes de família, sua violência e humor negro o tornaram um clássico cult. Roteiro de Chris Columbus e produção de Spielberg.

Gremlins é uma mistura perfeita de comédia ácida e horror, com um lado selvagem e ácido muito sombrio para o público infantil. Mas isso não impediu que se tornasse um sucesso e muitos de nós o lembramos como um dos filmes que mais nos marcaram quando crianças.

26. [REC] (2007)

Pertencente ao subgênero found footage. A desculpa para a câmera não parar de gravar é que a protagonista, Ángela, é uma intrépida repórter de televisão que se vê presa em um prédio de apartamentos que é fonte de uma infecção zumbi.

Embora a princípio ele tente documentar os fatos para ajudar a combater a propagação do “vírus”, ele acabará tendo que lutar com unhas e dentes para sair vivo do prédio.

Brilhante na criação de um ambiente sufocante, claustrofóbico, sem efeitos desnecessários, os minutos finais do filme são uma das experiências mais aterrorizantes do gênero. Aliás, ele teve três sequências, cada uma oferecendo abordagens interessantes e diferentes para o tema “infectado”.

27. Jumanji (1995)

Ao contrário das sequências populares que apertaram o botão de reset em Jumanji para uma nova geração, a adaptação original se concentrou nos elementos mais sombrios e misteriosos do jogo titular.

Assim, o público nunca vê o mundo do jogo, apenas os terrores que o habitam, tornando essa fantasia sombria um dos filmes familiares mais melancólicos dos anos 90 e possivelmente de todos os tempos.

28. A Lista de Schindler (1993)

Este é um drama histórico pesado que exibe a feiúra da humanidade durante os eventos do Holocausto. Embora, em última análise, a história de Oskar Schindler inspire muita esperança, as ações cruéis e maliciosas do comandante da SS Amon Göth farão com que alguns espectadores percam o sono em uma das cenas mais assustadoras.

29. Uma Mente Brilhante (2001)

Lançado em 2001, este é um bom filme que também dá medo, sobretudo quando ocorre uma cena em que o protagonista está preso em uma instituição mental, e tem que cortar o pulso para retirar um dispositivo de rastreamento que ele acredita estar localizado sob sua pele.

30. Cidade dos Sonhos (2001)

Por fim, fechando a lista de filmes que dão medo, este foi lançado no ano de 2001 e apesar de não ser um filme de terror, tinha o poder de assustar o espectador sem mais comentários necessários depois de ver o longa.

Fontes: Buzzfeed, Filmow

Leia também:

25 filmes de Halloween para quem não curte terror

Slasher: conheça melhor esse subgênero do terror

16 livros de terror para o Halloween

Conheça 12 lendas urbanas aterrorizantes do Japão

Os 30 filmes perturbadores mais aterrorizantes do cinema

Filmes de terror antigos – 35 produções imperdíveis para fãs do gênero

Outras postagens