Fratura na placa tectônica dos EUA pode se tornar epicentro de terremoto

Conhecida como falha de Hayward, fratura na placa tectônica no oeste dos EUA pode se tornar epicentro de terremoto nas próximas décadas, alertam cientistas.

Nas próximas décadas, um grande terremoto pode acontecer nos Estados Unidos, segundo geógrafos americanos. Segundo eles, o epicentro do possível abalo sísmico será a “falha de Hayward”, uma fratura na placa tectônica no litoral oeste do país. Pelo menos é isso que alertam os especialistas do USGS, o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Conforme os cientistas, a fratura na placa tectônica tem nada menos que 83 quilômetros de extensão e passa pela região da baía de São Francisco, uma região onde vivem 2 milhões de pessoas, em média.

Fratura na placa tectônica x histórico de terremotos

O pior de tudo é que os estudiosos preveem um terremoto de magnitude 7,0. Além de colocar a vida dos moradores da região em risco e de deixar inúmeros desabrigados (como é comum em casos de terremotos), é possível que o abalo causado pela fratura na placa tectônica cause uma sequência de danos aos gasodutos da região, aumentando as possibilidades de incêndios.

Ainda segundo os especialistas, terremotos nessa parte do país não são inéditos. Eles costumam acontecer em tempos espaçados, de 150 a 160 anos, exatamente devido à fratura na placa tectônica. Da última vez que um abalo sísmico foi registrado na região, em 1868, sua magnitude foi de 6,0.

Para os pesquisadores, devido ao risco sempre presente de terremotos, a fratura na placa tectônica de Hayward é apelidada por eles de “bomba-relógio tectônica”… e ela vai explodir em breve.

Tenso, não? Agora, se você gostou do assunto, provavelmente se interessa também por esse outro post: O que acontece se a Terra parar de girar? A Ciência explica.

Fonte: Jornal do Brasil

Outras postagens