Certamente uma das coisas preferidas da cachorrada é comer. Da mesma forma que eles adoram uma ração de primeira qualidade, eles também não dão mole quando o que está em jogo é um ossinho delicioso. Apesar disso, eles também ama uma boa frutinha. Mas é preciso ficar esperto, existem algumas frutas que cachorro não pode comer, pois fazem muito mal à saúde deles.
Muitos donos de pet fazem uma dieta balanceada e saudável para os seus cães, e incluem frutas no cardápio. Apesar disso é preciso ter cuidado na hora de escolher quais são as frutas ideias para eles. Enquanto algumas fazem muito bem, existem outras frutas que cachorro não pode comer.
Primeiramente é preciso saber que essa lista pode ser polêmica, pois existem variações entre muitos veterinários. Além disso, é fundamental conhecer o estado de saúde do seu cachorro para entender se ele tem ou não alguma doença que pode ser piorada ao consumir determinado alimento.
Você realmente quer saber quais frutas fazem bem para o seu dog e quais fazem mal? O Segredos do Mundo fez essa lista especial para você.
Frutas que cachorro pode comer
Banana
Primeiramente, a banana pode ajudar na manutenção do peso do seu cão, devido ao seu alto teor de açúcar. Além disso, a fruta é rica em vitaminas (A, B6 e C), fibras e minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio). As vitaminas e minerais ajudam no fortalecimento do sistema imunológico dos cachorros. Ofereça moderadamente, sem casca e cortadinha em rodelas.
Melancia
Para os dias quentes, pedaços de melancia são essenciais para o cachorro. Isso por que é uma fruta muito refrescante devido ao seu alto teor de água. Ela é fonte de vitaminas A e C. Cachorro pode comer melancia sem as sementinhas e sem a casca.
Morango
O morango pode ser servido com casca e semente sem problema nenhum para o cão. Ele possui vitamina A, B e C, além de ser rica em antioxidantes. O morango possui muitos benefícios para o sistema imunológico dos animais e funciona também como um anti-inflamatório.
Manga
A manga é fonte de fibras alimentares e vitamina C. O cão pode comer manga sem casca e sem caroço. Assim como a banana, o cuidado fica por conta da alta concentração de açúcares. Dê ao animal a fruta com moderação.
Kiwi
O kiwi é rico em vitamina C, ajudando na digestão de alimentos. Além disso também não é necessário retirar as sementes, somente a casca.
Melão
O melão possui grande quantidade de água. Os cachorros podem comer melão em pequenos pedaços, sem a casca e sementes. Esta fruta possui vitaminas B6 e C, fibras e potássio.
Goiaba
Inicialmente a goiaba é fonte de vitaminas A, B e C e auxilia no bom funcionamento do intestino do cachorro. Além disso, a goiaba é rica em ferro e fósforo. Deve ser oferecida sem casca.
Jabuticaba
A jabuticaba deve ser servida ao cachorro com a casca, uma vez que é nela que está a maioria dos nutrientes. Ela possui diversos antioxidantes como os bioflavonóides, com ação superior à vitamina. Além disso, também conta com a pectina e é rica em vitamina (C e B) e minerais (cálcio, fósforo e ferro).
Caju
O caju beneficia o sistema imunológico do cão, além de ser fonte de vitamina C e de ferro. Cachorro pode comer caju, desde que com moderação e sem a castanha.
Pitaya
Essa fruta pode ser oferecida ao cão, porém deve ser descascada e oferecida somente a polpa. Por ser bastante doce, pode agradar a cachorrada.
Frutas que cachorro não pode comer
Abacaxi
Primeiramente, o abacaxi é uma das frutas que cachorro não pode comer. Isso por que se trata de um alimento ácido que pode prejudicar o animal.
Laranja
Laranja é um alimento cítrico que não deve ser dado aos cachorros. Isso por que o alimento pode tanto atrapalhar na digestão do cão, bem como as sementes podem machucar a boca do pet.
Maçã
Infelizmente, a maçã está entre as frutas que cachorro não pode comer. O talo e as sementes do talo podem liberar ácido cianídrico, interferindo na transferência de oxigênio para as células do organismo. É preciso cautela na hora de oferecer para seu animal.
Pera
Os cães adoram a pera e ela é rica em vitaminas A, B e C. Todavia, as suas sementes e o caroço contém ácido cianídrico e podem prejudicá-lo.
Abacate
Primeiramente o abacate é muito gorduroso para o animal. Além disso as suas folhas e cascas têm uma substância tóxica para o cachorro, chamada persina. Portanto, pode causar vômitos e diarreias, prejudicando a sua digestão. Ademais, o caroço também pode causar engasgamento e obstrução no estômago ou intestino.
Mamão
O mamão contém a papaína, enzima que facilita a digestão e solta o intestino. Assim, ele pode causar uma grande diarreia no seu cachorro.
Coco
O coco, também está na lista das frutas que cachorro não pode comer, pelo menos não em excesso. Conforme especialistas, ele pode causar desarranjo intestinal. Portanto, tenha cautela ao dar coco para o seu cachorro, mesmo que seja uma quantidade bem limitada.
Ameixa
Cachorro pode comer ameixa moderadamente, porém sem caroço. Além disso, as folhas de ameixa também podem fazer muito mal.
Caqui
Nem a fruta, nem o caroço pode ser dado ao cãozinho. Para os animais que têm tendência a formar cálculos na bexiga, não deve-se dar caqui em hipótese alguma.
Como dar frutas para os cachorros
Por fim, tenha em mente que mesmo as frutas liberadas, é preciso cautela. Uma regra básica deve ser sempre o equilíbrio e a moderação. Ou seja, as frutas são muito bem vindas na alimentação dos animais, desde que seja dada com com equilíbrio.
Quando estamos falando sobre frutas cítricas que o melhor conselho é oferecer somente se o cão é saudável. Nestes casos, a acidez não fará mal ao estômago do cão, uma vez que o pH ,do estômago dos cachorros é baixo (1.0 a 2.0), ou seja, a fruta não será mais ácida que o próprio pH natural estômago.
Então, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como saber se seu cachorro está com febre?
Fonte: Dog Hero
Imagens: Mapa dos Bichos Mercado Livre Ativo Saúde Opas A revista da Mulher Globo Rural Voz do Campo Eu Sem Fronteiras Terra Tua Saúde Tribuna do Ceara Tudo Gostoso Terra Saúde Opas Jornal Corrida Globo Rural Metrópoles Canal do Pet
Um comentário em “Frutas que cachorro não pode comer: lista completa”