Gaia, a deusa da Terra nas Mitologias Grega e Romana

Gaia é símbolo de maternidade, do feminino e da criação. É a Terra, responsável pelo surgimento do céu, das montanhas e dos mares

Gaia, quem é? Origem, mito e curiosidades sobre a deusa da Terra

Gaia é a deusa da Terra nas mitologias grega e romana. Também conhecida como Mãe-Terra, Gaia foi vista por Hesíodo, poeta da Grécia Antiga, como o próprio planeta com atributos divinos.

Essa personificação do planeta Terra surgiu do Caos e deu origem ao mundo material. Dentre suas criações, Gaia teve três filhos de maneira espontânea, sendo eles: o Céu (o deus Urano), Óreas (as Montanhas) e Ponto (o Mar).

Depois desses, Gaia deu origem, de sua união com Urano, aos titãs; de sua união com Ponto, aos deuses marinhos; da sua união com Tártaro, aos Gigantes.

Características de Gaia

Sem dúvida alguma, Gaia era uma deusa muito importante para os gregos antigos. Por isso, para homenageá-la, eles dedicavam a ela diversas cerimônias.

A importância da deusa é devido às suas características, já que ela criou os deuses e os mortais e ainda os protegiam. É óbvio, que os humanos também fazem parte disso.

Além disso, Gaia também tinha como suas características principais a fertilidade, tanto no que diz respeito ao solo como à capacidade de gerar uma prole.

Ademais, a Mãe-Terra também dedicava seu tempo a serviços funerários, uma vez que ela importante para todo o ciclo da vida, ou seja, desde a criação até o fim desse ciclo.

Motivados por esse atributo, que os gregos passaram a enterrar os mortos, como uma forma de devolver a ela sua criação.

Mito de Gaia

Gaia, quem é? Origem, mito e curiosidades sobre a deusa da Terra
Fonte: Hipercultura

Como citado, Gaia surgiu a partir do deus Caos, que iniciou todo o ciclo de formação do Universo na mitologia grega. Porém, a deusa da Terra foi responsável pelo surgimento espontâneo de seus três filhos: Urano, Óreas e Ponto.

Além disso, o poema Teogonia de Hesíodo, também conhecido como a Genealogia dos Deuses, vai adiante na relação familiar desses deuses primordiais, já que apresenta Gaia e Urano como casal, apesar de ele ser seu filho.

A princípio, a relação dos dois gerou os doze titãs, que são deuses muito poderosos da mitologia grega, incluindo Cronos, que representa a passagem do tempo. Entretanto, acredita-se ainda que Gaia teve relações com outros filhos, em especial Ponto.

No geral, sua mitologia está associada ao relacionamento com Urano, pois o deus do Céu costumava lançar os filhos ao Mundo Inferior. No entanto, Gaia protegia seus filhos acima de tudo, então, decidiu se juntar a Cronos para punir a crueldade do marido. Desse modo, o entregou uma foice mágica e o enviou para se vingar.

Nascimento dos Gigantes, das Erínias, das Melíades e de Afrodite

Então, Cronos ataca o próprio pai e o castra com um golpe certeiro. Porém, a mitologia grega narra que o sangue que jorrava do ferimento caiu sobre Gaia, fertilizando-a novamente.

Por conseguinte, a Mãe-Terra deu à luz enormes criaturas ferozes e muito fortes, as Melíades e seres que personificam a vingança. Algumas gotas que caíram no mar se misturaram à espuma e deram origem à deusa do amor e da beleza.

Curiosidades sobre Gaia

Gaia, quem é? Origem, mito e curiosidades sobre a deusa da Terra
Fonte: Astrocentro

Gaia representa a primeira figura feminina na mitologia grega. Apesar de muitos historiadores afirmarem que os primeiros deuses não apresentam gênero feminino, a Mãe-Terra tem, em sua origem, associação com a feminilidade.

Desse modo, tornou-se uma importante figura no que diz respeito ao imaginário coletivo do papel da mulher na Antiguidade.

Por isso, Gaia era cultuada, sobretudo, por mulheres na Grécia Antiga, mas havia homens que participavam de seu culto. Nesse sentido, a associação com a fertilidade e fecundidade movia diferentes indivíduos aos seus templos, tanto para pedir bênçãos quanto para agradecer.

O culto de Gaia atravessou as décadas e se faz presente ainda nos dias atuais. Entretanto, passou por transformações com o tempo, e grande parte dos elementos da cultura grega não integram seu culto hoje.

Porém, a Mãe-Terra faz parte de crenças e religiões baseadas na figura divina como uma mulher, sendo chamada de Grande Deusa.

E ai, gostou de conhecer Gaia? Então, leia também:

Fontes:  Hipercultura, Infoescola.

Outras postagens