Mundo Animal

Gatos sem pelo, por que a raça é assim? Tudo sobre os Canadian Naked

Gatos sem pelos podem chamar bastante a atenção. Conheça a história por trás dessa raça linda e os cuidados especiais que eles precisam.

Certamente, você já deve ter visto os gatos sem pelo em algum filme, série ou até mesmo na vida real. Apesar de eles não serem muito comuns no Brasil, eles são muito famosos pelo mundo, principalmente entre pessoas que tem alergia a gatos. Nessa matéria vamos falar um pouco sobre sua história, suas principais características e por fim os cuidados especiais que ele precisa.

Primeiramente, vamos contar um pouco da história desses gatinhos. exóticos. A trajetória deles, aliás, começa no Canadá, em torno de 1966. Essa ninhada chamou a atenção de seus donos ao perceber que todos os filhotes estavam sem pelos. Tal característica se devia a presença do gene Alupécia hereditária, que por sua vez, deixava o animal totalmente sem pelo.

Com o passar do tempo, a característica desses gatos chamou a atenção e eles começaram a ser cruzado entre si. Os gatos sem pelo começaram a ser chamados de “Moon’s Cat” e, após isso, ficaram conhecidos como “Canadian Naked”. Aliás, na tradução literalvsignifica “canadens pelado (ou sem pelos)”.

Com o passar do tempo, visto que sua aparência era bem semelhante com a de uma esfinge, ele passou a se chama Sphynx, como é conhecido até hoje. Todavia a Cat Fancier’s Association (CFA), associação que regula a raça dos gatos, só fez dessa espécie oficial em 1998.

Continua após a publicidade

Agora que você já sabe muito sobre a história dos gatos sem pelo, fique em seguida com suas características e cuidados especiais.

Características dos gatos sem pelo

Como dito anteriormente, os Sphynx não tem pelos. Apesar disso, a grande maioria das raças possui uma pequena penugem nas extremidades do corpo, como, por exemplo, no focinho e até mesmo na ponta das orelhas. Sua aparência é mais fina, com musculatura forte e aparente, focinho largo e calda longa e fina. As rugas também são algumas das principais características dessa raça, podendo até ser motivo de penalização em competições envolvendo raça.

Continua após a publicidade

É bom lembrar que existem outras raças de gatos que se parecem muito com Sphynx, mas possuem pelos finos no corpo. Um exemplo disso são os Peterland, que tem uma fina camada de pelos. Também existem diversas variações do próprio Sphynx, onde alguns tem mais rugas, outros são menores ou tem pernas mais curtas.

Gatos sem pelo - Características e cu
Cachorro Gato

Em relação ao seu comportamento, os gatos sem pelo são muito brincalhões, sendo comparados até mesmo a cachorros. Além disso eles são muito inteligente e leais a seus donos, sempre querendo estar perto deles. Por conta desse comportamento, eles acabaram sendo um pouco mais carentes que os gatos em geral.

Continua após a publicidade

Enfim, chegamos ao principal ponto da matéria, onde vamos falar sobre os cuidados especiais que esses gatos precisam. Além disso, vamos contar um pouco sobre o mito de que gatos sem pelos são ótimos para quem tem alergia aos felinos domésticos.

Cuidados e mitos

O Sphynx, apesar de gatos em geral serem sinônimo de independência, precisam de atenção e cuidados especiais. Além de serem mais carentes que o normal, a falta de pelos faz com que eles precisam de limpezas com uma maior frequência.

Limpezas com lenços umedecidos para animais devem ser feito com frequência, em alguns casos até mesmo diariamente. Caso isso não aconteça, sua pele ficará oleosa, ficando anti-higiênico, além de sujar qualquer coisa que ele encoste.

Gatos sem pelo - Características e cu
Capricho

O Sol também pode ser um péssimo amigo para os gatos sem pelo. Como não existe nenhum tipo de proteção, é preciso a exposição nos horários de incidência maior de raios solares. Caso ela vá sair para o ar livre, é preciso passar protetor solar específico para não acontecer queimaduras ou doenças mais graves. Isso também vale para as partes dentro de casa onde o gato possa receber uma alta exposição solar.

Continua após a publicidade

Por fim chegamos no grande mito da alergia. Apesar de existir uma tolerância maior com gatos sem pelos, pessoas alérgicas a gatos podem sofrer da mesma forma com um Sphynx. A escamação da pele, a saliva e até mesmo sua urina podem causar reações alérgicas. Com isso, é bom lembrar que eles não são sinônimo do fim da alergia.

E aí, o que achou dessa matéria? Caso tenha gostado, é provável que você também vá gostar dessa: Como calcular a idade do seu gato.

Fonte: Canal Pet, Cachorro Gato

Imagem de destaque: Zoom

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você