Curiosidades

Geração Y – O que é e quem são os famosos millennials?

A geração Y, também chamada de Millennials, é uma das que mais chamam a atenção e desperta a curiosidade: quem são e como vivem?

Por Toni Nascimento

-

A Geração Y viu logo na infância momentos históricos como a queda do Muro de Berlim e o fim da União Soviética. Certamente podemos dizer que eles nasceram em um mundo completamente globalizado. Além disso, eles também viram na juventude o nascimento da internet.

Também chamados de Millennials, os integrantes da Geração Y nasceram entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000.

Basicamente, eles são de uma época de grandes avanços tecnológicos e de prosperidade econômica. Além disso, grande parte deles tem como “habitat” ambientes altamente urbanizados.

Os Aspiracionais

Geração Y, quem são os Millennials e quais são suas características

No Brasil, a Geração Y é formada por 8,3 milhões de pessoas. São jovens de até 35 anos, que vivem nas grandes metrópoles, têm nível superior e possuem renda média de R$ 3.000,00. A maior parte deles vive na região Sudeste, 63,7%; e o segundo lugar, com 14%, está na região Nordeste.

Em contraste, também temos os “Aspiracionais”. Apesar de terem nascido na mesma época, possuem apenas o ensino médio e um rendimento de R$ 800,00. A grande maioria reside no Nordeste brasileiro. A brecha entre a Geração Y e os Aspiracionais é mais um exemplo da desigualdade social que o Brasil não consegue equacionar.

Características da Geração Y

Geração Y, quem são os Millennials e quais são suas características

Primeiramente, a Geração Y tem uma base educacional maior e também são taxados como mais criativos. Apesar disso, sofrem com o contraste entre o mundo real e virtual. Eles buscam e expressam a própria identidade no meio virtual. Como por exemplo, usar selfies e perfis em redes sociais para tentar firmar sua identidade real. Além disso, usam vários aplicativos para escapar da solidão.

Também possuem uma tendência a buscar todas as suas respostas no Google ao invés de perguntar aos pais e professores. A palavra de ordem para eles são os tutoriais. Devido a esse contato com a tecnologia, acabaram ficando conhecidos por serem pessoas folgadas, distraídas, insubordinadas e superficiais.

Os Millennials também são conhecidos por terem grande ambição. É normal encontrar jovens dessa geração que trocam de emprego frequentemente, porque no emprego anterior não eram desafiados e não tinham oportunidade de crescer profissionalmente. Ela também ficou conhecida por ser a geração mais preocupada com o meio ambiente, uma vez que seus pais não se preocuparam tanto.

Lista de Características

Geração Y, quem são os Millennials e quais são suas características

  • Conectados à internet;
  • Procuram informações imediatas e de modo fácil;
  • Buscam sempre melhores oportunidades profissionais e consequentemente trocam mais de empregos;
  • Valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios;
  • Fazem aquilo que gostam (trabalham naquilo que gostam);
  • Buscam sempre novas tecnologias;
  • Preocupação com o meio ambiente;
  • Ambiciosos;
  • Geração globalizada;
  • Multitarefas (fazer muitas coisas ao mesmo tempo);
  • Mais autônomos e individualistas, do ponto de vista profissional.

Geração Y no trabalho

Geração Y, quem são os Millennials e quais são suas características

Primeiramente, é evidente que a Geração Y tem muita dificuldade de aceitar regras. Além disso eles possuem pouco jeito de lidar com figuras de autoridade. Consequentemente, as empresas tem bastante receio de lidar com essa geração. Isso fica ainda pior quando lembramos dos conflitos geracionais devido as outras características conflitantes entre as gerações.

Por exemplo, se um trabalhador da geração X é hierarquicamente inferior a um da geração Y, podem ocorrer alguns problemas. Enquanto um indivíduo da geração Y procura inovar, o da geração X prefere manter o equilíbrio e a estabilidade existentes.

No trabalho a Geração Y prefere empreender a ter um emprego estável ou seguir o caminho do funcionalismo público. De igual modo, estão mais dispostos a mudar de área de trabalho que os país. Além disso eles são autoconfiantes e orientam seu conhecimento para aplicações práticas. Também desejam ascender rapidamente e esperam que suas expectativas sejam cumpridas rapidamente.

Geração X, Y e Z

Geração Y, quem são os Millennials e quais são suas características

A Geração X, Y e Z são as três mais recentes e predominantes no mundo inteiro. As três funcionam da seguinte maneira:

  • Geração X: nasceram no final dos anos 60 até o início dos anos 80;
  • Geração Y: nasceram entre o final da década de 70 e início dos anos 90;
  • Geração Z: nasceram entre a metade da década de 90 e 2010.

Cada geração é influenciada por fatores que influenciam a cultura da sua época. Consequentemente, possuem formas distintas de viver e pensar. As pessoas da Geração Y e Geração Z apresentam muitas características similares. Bons exemplos são o maior sentimento de ansiedade, desejo pelo imediatismo e naturalidade em meio às novas tecnologias.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Geração smartphone bebe menos, faz menos sexo e não está preparada para a vida adulta

Fonte: Significados Toda Matéria Outbound

Imagens: CAE Qualidados Unesp Universia Na Cuia da Cris Exame

Próxima página »

Escolhidas para você