Mudar a cor do WhatsApp é golpe e já fez mais de 1 milhão de vítimas

Golpe que promete mudar a cor do WhatsApp já fez mais de 1 milhão de vítimas. Será que você também caiu nesse “conto do vigário”? Descubra.

Já recebeu mensagens falando sobre mudar a cor do WhatsApp? Isso pode ser perigoso!

Todos os anos, golpes novos para roubar dados de outros usuários na internet. E, embora todo mundo saiba que eles existem, um grande número de vítimas sempre cai em vários desses “contos do vigário”.

O ano de 2017, por exemplo, já começou com um novo golpe. Disseminado, aliás, por mensagens que prometem mudar a cor do WhatsApp.

Conforme o site PSafe, todo problema começa quando as vítimas clicam no link. Então, elas são encaminhadas a uma outra página. Esta, por sua vez, as levam à instalação de vários aplicativos, que fazem o criador do golpe ganhar dinheiro.

Você chama todo mundo para mudar a cor do WhatsApp!

Mas, o problema não é só esse. Além de ter o celular enfestado de aplicativos, a vítima é induzida a compartilhar a mensagem com mais 10 contatos e 5 grupos. Isso porque, supostamente, isso permite mudar a cor do WhatsApp . Tudo isso, conforme relatado pelas próprias vítimas, seria para uma “verificação de usuário”.

Ainda não se sabe se os aplicativos instalados roubam dados ou se são nocivos de alguma forma, mas a recomendação é para que as pessoas não cliquem nesse tipo de mensagem. Como você já deve ter percebido, não é possível mudar a cor do WhatsApp dessa forma.

Como evitar esse tipo de transtorno?

E, para evitar outros golpes no futuro, especialistas indicam que se tenha um antivírus instalado e atualizado no celular. Além disso, é preciso ter senso crítico e evitar abrir links enviados por desconhecidos, não é, minha gente? Desconfiar de novas funções que não foram divulgadas oficialmente pela empresa responsável pela plataforma também é uma ótima forma de se prevenir desse tipo de dor de cabeça.

Agora nos conte: você caiu nesse golpe ou em algum outro anteriormente? E, se você ficou com uma “pulguinha atrás da orelha” depois dessa matéria, não deixe de ler também: Descubra se você já teve dados hackeados e vazados na internet.

Fonte: Olhar Digital

Outras postagens