Curiosidades

Gugu Liberato, quem foi? História, carreira e curiosidades do apresentador

Gugu Liberato foi um dos apresentadores mais famosos da TV brasileira e teve uma história brilhante. O Brasil lamenta sua morte, aos 60 anos.

Por Toni Nascimento

-

Em novembro de 2019, a assessoria de imprensa do Gugu Liberato deu uma das notícias mais tristes, daquele ano, aos brasileiros: a morte do apresentador. No final daquele mês, toda a mídia divulgou que Gugu Liberato havia sofrido uma queda em sua casa, em Windermere, Orlando, na Flórida. Mesmo sendo levado imediatamente ao hospital, em estado grave, não resistiu aos ferimentos.

Primeiramente, a queda aconteceu quando ele chegou em sua casa em um dia comum. O acidente aconteceu quando o apresentador foi checar o ar condicionado, localizado no sótão do imóvel. O piso cedeu e o apresentador caiu no chão da cozinha, no andar de baixo, machucando os dois lados da cabeça.

Gugu sofre acidente grave e está internado - relembre sua história na TV
CG

Além disso, sua esposa estava em casa no momento e ajudou a socorrer o esposo e a leva-lo ao hospital. Sua mãe viajou até Orlando para ficar ao lado do filho. Ela chegou ao local em uma cadeira de rodas, bastante abalada.

Acima de tudo, ao longo dos seus 60 anos, Gugu teve uma carreira longa e próspera na TV, na música, no cinema e como empresário. Por fim, veja agora a trajetória do Gugu.

Tudo o que você precisa saber sobre Gugu Liberato

1 – Origem

Gugu sofre acidente grave e está internado - relembre sua história na TV
Cada Minuto

Nascido dia 10 de abril de 1959, o ariano legítimo completou 60 anos de idade em 2019. Antônio Augusto Moraes Liberato (Augusto Liberato para os íntimos e Gugu Liberato para o público) nasceu em São Paulo, na capital paulista. Além disso, trabalhou na televisão desde os quatorze anos de idade, no SBT.

O empresário, cantor, ator e apresentador (função pela qual é mais celebrado publicamente) era o filho mais novo de Augusto Claudino Liberato, que era caminhoneiro; e Dona Maria do Céu Moraes, que vendia roupas nas ruas. Ambos, aliás, eram portugueses. Gugu, então, precisou trabalhar desde cedo para ajudar seus pais.

Além disso, Gugu se casou com a médica Rose Miriam di Matteo. Com a esposa tem três filhos: João Augusto, de 16 anos, e as gêmeas Marina e Sofia, de 13 anos.

2 – Infância e juventude

Gugu sofre acidente grave e está internado - relembre sua história na TV
Blogodorium

Certamente, como já foi dito, a infância de Gugu não foi vivida em berço de outro. De família pobre, sobretudo, sua primeira obrigação na infância era acordar de madrugada para ligar o forno de uma padaria da qual sua família era sócia.

Além disso, aos 8 anos de idade, já mostrava seu dom para o empreendedorismo. Ele, basicamente, colhia flores e misturava com álcool para produzir perfumes caseiros e vender pela vizinhança.

Ademais, já na adolescência, ele também trabalhou efetivamente durante um tempo como office-boy.

Mesmo tendo começado cedo a trabalhar nos bastidores da TV, ele ainda não tinha uma carreira sólida na televisão. Então, ele chegou a prestar vestibular e foi aprovado para o curso de Odontologia, no interior de São Paulo. Apesar disso, abandonou os estudos depois de um mês.

3 – Inicio de carreira

Gugu sofre acidente grave e está internado - relembre sua história na TV
Observatório da Televisão

Primeiramente, ainda na juventude Gugu tinha gostava de programas de auditório. Nas horas vagas, ele escrevia cartas com ideias de quadros e brincadeiras para o Silvio Santos usar em seu programa. Consequentemente, ele ganhou a atenção de Silvio e foi chamado para trabalhar, com quatorze anos, como auxiliar por trás das câmeras do SBT. Ele precisou conciliar os estudos com o emprego.

Trabalhou, inclusive, atrás das câmeras por muito tempo. Por isso, acabou se formando em jornalismo.

Logo após, em 1981, Gugu foi convidado por Silvio Santos para apresentar o seu primeiro programa na frente das câmeras, a versão paulita de Sessão Premiada.  Em seguida, em 1982, também ficou a frente do programa de sábado do canal, Viva a Noite.

Acima de tudo, Viva a Noite foi um grande sucesso dos anos 1980. Em 1987, então, a Rede Globo convidou Gugu para entrar no canal e o apresentador chegou a assinar o contrato.

Apesar disso, Silvio Santos foi conversar diretamente com Roberto Marinho (dono da Rede Globo) pedindo que dispensasse Gugu. O apresentador foi surpreendido por Silvio, que lhe fez uma proposta milionária para continuar no SBT e assumir boa parte do programa de domingo.

4 – Outras profissões

Gugu sofre acidente grave e está internado - relembre sua história na TV
Papo de Cinema

Apesar de ser conhecido como apresentador, Gugu era exímio em tudo que fazia. Na década de 1980, com a explosão de sucesso do grupo Menudos (famoso pela música “Não Se Reprima“) Gugu viu a possibilidade de se tornar um grande empresário. Ele lançou bandas do mesmo estilo de grande sucesso, como Dominó e Polegar. Além disso, sua produtora GGP, também é responsável pela gravação de comerciais, programas e séries.

Ele também atuou no cinema, ao lado das apresentadoras infantis Xuxa Meneghel e Angélica e do grupo Os Trapalhões. Como cantor, Gugu lançou vários LPs e CDs, incluindo um álbum de estúdio nomeado Gugu Para Crianças, que já vendeu mais de 100 mil cópias no Brasil. Você não se esqueceu de Pintinho Amarelinho não é mesmo? Relembre:

Basicamente, o apresentador recebeu 11 estatuetas do Troféu Imprensa. Ele também venceu o Troféu Internet de programa de auditório em 2005.

Gugu, inclusive, lançou duas séries de revistas em quadrinhos. A última leva, aliás, foi entre 1988 e 1990, com 20 gibis e quatro almanaques.

5 – Domingo Legal

Gugu sofre acidente grave e está internado - relembre sua história na TV
Veja

Finalmente, Gugu estreou nos domingos do SBT em 17 de abril de 1988. Ele estava a frente dos quadros Passa ou Repassa e Cidade contra Cidade. Além disso, ele também dividiu com Silvio Santos a apresentação do Roletrando. Em 30 de outubro de 1988, então estreou o quadro TV Animal.

Apesar de tudo, o seu maior sucesso veio com Domingo Legal. O programa estreou em 1993 rivalizando diretamente com Domingão do Faustão (criado na década de 1980 para ser seu, quando assinou contrato com a Rede Globo). Apesar da concorrência acirrada, ele mantinha um pico de audiência na década de 1990 de 40 pontos.

Acima de tudo, Gugu ficou durante mais de uma década a frente do programa e é lembrado até hoje por ele. Quadros como a Banheira do Gugu e Lendas Urbanas são lembrados com nostalgia pelos amantes da televisão brasileira.

6 – Record

Gugu Liberato - quem é um dos maiores apresentadores do Brasil
Bastidores da TV

Em 2009, Gugu deixa o SBT e entra para o time do canal do bispo Edir Macedo, a Record. Com um salário mensal de R$ 3 milhões, viria o Programa do Gugu. Apesar disso, devido a baixa audiência, no ano seguinte o programa foi remanejado para o horário da tarde. O programa chegou ao fim de 2013, com a saída do apresentador do canal.

Apesar disso, o apresentador manteve um vinculo com o canal. Em 2016 e 2017, então, ele renovou contrato com o canal e apresentou um programa que levou seu nome, Gugu. Desde 2018, o apresentador apresenta o programa Power Couple Brasil na Record, toda segunda-feira.

7 – Polêmicas

Gugu sofre acidente grave e está internado - relembre sua história na TV
TV Foco

Apesar de tudo, Gugu esteve envolvido nas maiores polêmicas da TV brasileira. Talvez a maior delas aconteceu em 2003, exibiu uma entrevista com dois supostos integrantes da facção criminosa “Primeiro Comando da Capital” (PCC), feito pelo repórter Wagner Maffezoli. O problema é que a entrevista se provou falsa após investigação do Ministério Público. O próprio Crime Organizado veio a público desmentir o caso.

Já na Record, ele ficou marcado por fazer entrevistas com grandes criminosos presos, como o goleiro BrunoSuzane von Richthofen. Ele também já abriu o tumulo da Darcy Gonçalvez e prometeu mostrar a cabeça do “Chupa Cabra” em rede nacional, a fim de manter a audiência presa.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Por onde andam ET e Rodolfo, dupla de humoristas do SBT?

Fonte: Blogodorium VIX Wikipédia Detona TV

Imagem de destaque: Tudo é Política

Próxima página »

Escolhidas para você