Ciência & Tecnologia

História da Xiaomi: origem e curiosidades sobre a empresa

A história da Xiaomi começa a partir da fundação da empresa em abril de 2010, com produtos no ramo de software e tecnologia de ponta.

Em primeiro lugar, a história da Xiaomi diz respeito à empresa multinacional chinesa do ramo da tecnologia e manufatura de produtos eletrônicos. Nesse sentido, possui sede em Pequim e desenvolve, investe, produz e distribui produtos diversos, como smartphones, notebooks e até televisões. Ademais, trabalham com dispositivos para casas inteligentes.

Antes de mais nada, o fundador e diretor-executivo da empresa chama-se Lei Jun. Curiosamente, consiste na 25ª pessoa mais rica da China, segundo a Forbes. Além disso, estima-se que a empresa tenha cerca de 16 mil funcionários, em especial na China, Malásia e Singapura. Porém, há uma progressiva expansão em países como a índia e as Filipinas.

Desse modo, a Business Insider determinou que a Xiaomi é a 5ª maior fabricante de smartphones no mundo, com uma fatia de 10% do mercado global. Por fim, tornou-se a empresa recém-lançada de tecnologia mais valiosa do mundo no final de novembro de 2014 por conta de um investimento de 4,1 bilhões de dólares.

História da Xiaomi: origem e curiosidades sobre a empresa
Fundadores da Xiaomi -Fonte: TecMundo

História da Xiaomi

A princípio, oito sócios nos arredores de Pequim fundaram a Xiaomi, em abril de 2010. Sobretudo, o primeiro fundador é o atual CEO, Lei Jun. Primeiramente, ele trabalhou como engenheiro da Kingsoft, uma das empresas mais importantes de software na China. Entretanto, os outros sócios incluem ainda ex-executivos das filiais da Google da Motorola na China.

Continua após a publicidade

Curiosamente, o nome da Xiaomi significa pequeno arroz em chinês, referindo-se às vastas espécies de cereais no país. Porém, existe um significado maior por conta da importância do arroz na cultura local. Em resumo, durante a segunda guerra sino-japonesa, que ocorreu entre 1937 e 1945, o líder Mao Tse Tung afirmou que a China combatia usando xiaomi e rifles.

Ou seja, as principais armas eram o arroz e as armas. Ademais, o budismo ainda possui um ditado que afirma que um único grão de arroz é capaz de ser incrível como uma montanha. Sendo assim, o alimento representa uma base sólida e força, além de estar presente na mesa de boa parte da população.

Em outras palavras, a história da Xiaomi busca uma base estabelecida como uma montanha, mas tendo a mesma importância que o arroz. Desse modo, estima-se que o primeiro produto da empresa foi a MIUI, uma skin baseada no Android para utilização sobre o sistema operacional a Google. Além disso, teve sua primeira versão em abril de 2010.

Logo em seguida, a companhia produziu o primeiro hardware em agosto de 2011, dentre diversos produtos menores. Basicamente, o Xiaomi Mi1 foi o primeiro smartphone da China com chip dual-core e boas especificações técnicas por um preço baixo. Portanto, houveram cerca de 300 mil pedidos na pré-venda, iniciando a história da Xiaomi como empresa tecnológica.

Continua após a publicidade
História da Xiaomi: origem e curiosidades sobre a empresa
Fonte: TecMundo

Curiosidades sobre a empresa

Em primeiro lugar, a famosa logomarca da Xiaomi possui um segredo. Basicamente, se virarmos a imagem de ponta cabeça, o MI parece um ideograma que significa coração em chinês. Além disso, outro símbolo importante é o mascote da companhia, o coelho Mitu. Curiosamente, ele utiliza um chapéu típico russo e um lenço vermelho no pescoço.

Mais ainda, o mascote apareceu em alguns desenhos animados promocionais da empresa e até tornou-se uma caixa de som para crianças. Por outro lado, o CEO Lei Jun desde o princípio demonstrou admiração pela Apple, chegando a ser chamado de Steve Jobs da China. Ademais, estima-se que o trabalho da empresa o inspirou durante a faculdade, porque utilizou as obras para estudo.

Sendo assim, em diversas empresas ele afirmou que a história da Apple o inspirou a tornar-se um empreendedor. Desse modo, existem diversas fotografias do empresário utilizando a mesma vestimenta de Steve Jobs, a tradicional camiseta preta e jeans azul. Além disso, ele convidou o co-fundador da Apple para conhecer a história da Xiaomi e a sede em Pequim.

No geral, a Xiaomi possui recordes no Guinness Book. Como exemplo pode-se citar o recorde por vender 2,11 milhões de smartphones em uma promoção que durou 24 horas em 2015. Porém, em 2018, a empresa bateu outro recorde ao inaugurar 500 lojas em um único dia na Índia.

Continua após a publicidade

Por fim, existem diversos produtos que a Xiaomi produz, em especial pelo investimento em startups. Portanto, além dos smartphones e eletrônicos, pode-se encontrar até mesmo escovas de dentes eletrônicas e inteligentes no mercado. Ademais, existe ainda um uquelele que toca quando pareado com o celular.

E aí, aprendeu sobre a história da Xiaomi? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Fontes: TecMundo | Oficina da Net | Worten | TechTudo

Imagens: TecMundo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você