Curiosidades

Veja a história do Cristo Redentor, da ideia à inauguração

A estátua do Cristo Redentor é a maior escultura em estilo Art Déco do mundo, e um dos marcos mais conhecidos do Rio de Janeiro e do Brasil.

O Cristo Redentor é a estátua colossal de Jesus Cristo no cume do Monte Corcovado, no Rio de Janeiro, Brasil. Foi concluído em 1931 e tem 30 metros de altura com uma envergadura de 28 metros.

O monumento é feito de concreto armado revestido em um mosaico de milhares de telhas triangulares de esteatito (também chamado pedra de talco ou pedra-sabão). Além disso, fica em uma base de pedestal de pedra quadrada com cerca de 8 metros de altura, que está situada em um deck no topo da montanha.

A estátua foi criada pelo escultor francês Paul Landowski e construída pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, em colaboração com o engenheiro francês Albert Caquot. Vamos saber mais sobre esse famoso ponto turístico e uma das maiores estátuas do Brasil.

Quando e por que foi construído o Cristo Redentor?

Tudo começou na década de 1850 quando um padre vicentino, Pedro Maria Boss, começou a defender a ideia de um monumento cristão no Monte Corcovado; para homenagear a princesa Isabel, filha do imperador brasileiro Pedro II.

Embora o projeto não tenha sido aprovado na época, em 1921, a arquidiocese católica romana propôs que uma estátua de Cristo fosse construída no cume do Morro do Corcovado, onde pudesse ser visível em todo o Rio de Janeiro.

A pedido dos cidadãos, o projeto foi aprovado e a fundação do monumento foi lançada em 1922, muito antes de o projeto da estátua ser finalizado.Também naquele ano, o projeto foi entregue a Heitor da Silva Costa, engenheiro brasileiro que trabalha com o artista Carlos Oswald.

Continua após a publicidade

O projeto original de Heitor da Silva Costa apresentava Cristo segurando uma cruz em uma mão e um globo. No entanto, não aprovaram este conceito. Aliás, as pessoas começaram a chamar a estátua proposta de “Cristo com uma bola”.

Com efeito, Heitor da Silva voltou à prancheta e criou o Cristo Redentor como conhecemos hoje a estátua, de braços abertos.

Localização da estátua

O Cristo Redentor fica no cume do Monte Corcovado, Rio de Janeiro, no sudeste do Brasil. Celebrado em canções tradicionais e populares, o Corcovado se ergue sobre o Rio de Janeiro, a principal cidade portuária do Brasil.

Este pico de granito de 704 metros faz parte da Serra Carioca. Está situado no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, uma floresta tropical dentro dos limites da cidade.

Em 2007, o público elegeu o Cristo Redentor para a lista das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

Características

A pedra fundamental da estátua do Cristo Redentor foi lançada em 4 de abril de 1922. A construção durou até 1931 e custou aproximadamente US$ 250.000 na época, o equivalente a US$ 4,35 milhões em 2022.

Assim, ela é a quarta estátua mais alta do mundo e seu peso não pode ser menor (1145 toneladas), também devido ao revestimento em pedra-sabão. A principal curiosidade, porém, está na data de inauguração. É 12 de outubro de 1931, o dia em que Cristóvão Colombo descobriu a América.

Por fim, a primeira vez que a estátua do Cristo Redentor foi iluminada foi graças a Guglielmo Marconi, que enviou um pulso de rádio de Roma para iluminar a imponente estrutura.

Curiosidades sobre o Cristo Redentor

1. O Cristo Redentor mede 124 metros de altura, incluindo a estátua e seu pedestal. Além disso, tem 92 metros de largura.
2. O monumento pesa mais de 1.100 toneladas.
3. O Cristo Redentor é a maior estátua art déco do mundo.
4. O braço direito de Cristo aponta para o sul do Rio de Janeiro e o braço esquerdo aponta para o norte do Rio de Janeiro.
5. Uma capela construída dentro do pedestal pode acomodar mais de 150 pessoas.
6. O Cristo Redentor é considerado a quinta maior estátua de Jesus do mundo – a mais alta é o Cristo Rei da Polônia.
7. O Cristo Redentor passou a ser uma das Sete Maravilhas do Mundo em julho de 2007.
8. Os visitantes precisam subir 220 degraus para chegar à estátua. No entanto, elevadores e escadas rolantes já existem no monumento.
9. Algumas partes da estátua vieram da França, como a cabeça e as mãos.
10. Por fim, seu rosto está levemente inclinado para baixo – e não é por acaso! Ele foi feito dessa forma para representar que está protegendo a cidade maravilhosa.

Então, gostou de saber mais sobre a história do Cristo Redentor? Pois, leia também: Estátua da Liberdade, história e características

Fontes: Comandante Nobre, Brasil Escola, Revista Galileu

Próxima página »

Escolhidas para você