Ciência & Tecnologia

Holograma 3D, como fazer uma versão com o seu celular

Após muitos testes e especulações, os cientistas finalmente conseguiram projetar um holograma 3D de verdade. E, hoje, vamos ensinar a você como reproduzir um com o seu celular

Por Toni Nascimento

-

Se você gosta da franquia Star Wars, se lembra que logo no inicio de Star Wars: Uma Nova Esperança nos deparamos com um holograma da Princesa Leia nos apresentando ao universo de George Lucas. Basicamente as obras de ficção cientifica, no cinema e na literatura, sempre exploraram o conceito de holograma para facilitar a comunicação entre os personagens, tornando conversas a distância mais visuais.

Apesar da alta exploração na cultura pop, no mundo real os hologramas ainda não são uma realidade, ou pelo menos não eram. O futuro está mais próximo, uma vez que os cientistas finalmente conseguiram desenvolver um holograma 3D de verdade.

Hologramas são imagens tridimensionais obtidas a partir de uma projeção de luz sobre figuras bidimensionais. O processo da holografia  se aproveita das propriedades ondulatórias da luz.

Hologramas 3D

Cientistas criam holograma 3D [e como fazer uma versão com celular]

A tecnologia usada pela equipe da Universidade Brigham Young, que publicou um artigo explicando o feito na revista cientifica Nature, chama-se “photophoretic-trap volumetric display” (em tradução livre, “display volumétrico com armadilha fotoforética”). A tecnologia captura a luz no meio do ar para criar um objeto virtual com a mesma profundidade do real.

“Essas telas são capazes de produzir imagens em ‘ar fino’ que são visíveis de qualquer direção e não estão sujeitas a recorte”, explicam os pesquisadores.  Seu sistema funciona atraindo uma partícula minúscula de celulose com um raio laser, e essa partícula acaba atuando como uma tela, podendo ser manipulada pelo raio laser para se mover em altas velocidades dentro de uma pequena área.

A partícula é iluminada com lasers coloridos, criando um pixel que flutua no ar. Ela é capaz de se mover rapidamente para criar padrões e formas iluminadas, resultando, portanto, no holograma. Os hologramas criados são extremamente pequenos e frágeis, ainda não sendo algo possível de ser levado a um outro patamar. Ainda assim, isso será desenvolvido com o tempo.

Como criar um holograma com o celular

Cientistas criam holograma 3D [e como fazer uma versão com celular]

Quer aprender a criar um holograma amador com seu celular? Então vou te mostrar o passo a passo.

Materiais

  • Papel Milimetrado;
  • Régua;
  • Uma caixa de CD;
  • Fita adesiva ou Super Cola (Super Bonder ou similares).
  • Uma caneta ou lápis;
  • Tesoura;
  • Estilete;
  • Smartphone

Passo a passo

Comece fazendo um molde utilizando papel milimetrado. Será um trapézio com 6 cm na base, 1 cm na parte de cima e 3,5 cm de altura. Se quiser fazer um holograma maior, não se esqueça de manter a proporção.

Cientistas criam holograma 3D [e como fazer uma versão com celular]

Utilizando o molde feito, marque a capa de uma caixa de CD para construir 4 trapézios. Depois de marcados, use estilete para dar o retoque.

Cientistas criam holograma 3D [e como fazer uma versão com celular]

Junte os trapézios de plástico com a fita adesiva, se quiser deixar o acabamento mais bonito, tente usar uma super cola.

Cientistas criam holograma 3D [e como fazer uma versão com celular]

Vire o trapézio na tela do seu celular, e finalmente, projete o vídeo que você quiser. Agora você tem um holograma caseiro.

Cientistas criam holograma 3D [e como fazer uma versão com celular]

E então, vai tentar reproduzir as instruções? Se você conseguir fazer um holograma, não deixe de nos contar!

Agora, aproveitando a “onda” de transformar o celular em coisas úteis e divertidas, talvez você deva conferir ainda: Como ter uma balança no celular para pesar o que quiser.

Fonte: Canal Tech Conhecimento Científico

Imagem: Techthelead

Próxima página »

Escolhidas para você