Curiosidades

Hora do Pesadelo: história e curiosidades sobre a franquia

A Hora do Pesadelo é uma clássica franquia de filmes de terror que narram os eventos relacionados ao assassino fictício Freddy Krueger.

Em primeiro lugar, a Hora do Pesadelo é um filme estadunidense de 1984 do gênero terror. Nesse sentido, também é o nome do primeiro filme da franquia homônima. Além disso, tem escrita e direção de Wes Craven, que também trabalhou com clássicos como Pânico e criou o personagem Freddy Krueger.

Em resumo, a história acontece na cidade fictícia de Springwood, Ohio. Ademais, foca em um grupo de jovens aterrorizados em seus pesadelos pelo fantasma de um psicopata assassino de crianças. Desse modo, Freddy Krueger é o protagonista, sendo ainda um personagem famoso no universo de terror.

Curiosamente, a produção do filme aconteeu com um baixo orçamento de 1,8 milhão de dólares. Contudo, o filme arrecadou esse mesmo valor na primeira semana de exibição nos cinemas. Por fim, estima-se que o primeiro filme da franquia arrecadou 25,5 milhões de dólares somente nos Estados Unidos.

Como consequência, garantiu-se a continuidade da saga com outros filmes de sucesso. Sobretudo, a principal característica da obra parte da inspiração em artigos reais de jornais diversos sobre pessoas que de fato sofreram com pesadelos horríveis. Basicamente, Wes Craven inspirou-se nesses artigos e em suas experiências pessoais para criar o personagem, e também o enredo.

Continua após a publicidade

Hora do Pesadelo, qual a ordem da franquia?

1) A Hora do Pesadelo (1984)

A princípio, o primeiro filme da franquia Hora do Pesadelo acompanha um grupo de adolescentes que passam a sofrer com pesadelos horríveis. Basicamente, enfrentam ataques por um homem deformado com garras de aço. Porém, ele apenas aparece durante o sono, e para escapar eles precisam acordar.

Apesar disso, os crimes seguem acontecendo de forma seguida. Contudo, posteriormente descobre-se que Freddy Krueger é um homem que molestou crianças na rua Elm e morreu ao ser queimado vivo pela vizinhança. Portanto, agora ele retornou para se vingar de quem o matou através do sono.

2) A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy (1987)

Continua após a publicidade

Logo em seguida, o segundo filme da franquia narra a mudança da família Walsh para a antiga casa de Freddy Krueger na Elm Street. Porém, os membros das famílias passam a sofrer com os pesadelos envolvendo o assassino. Entretanto, sua namorada investiga a casa e descobre o passado, mas é tarde demais porque o assassino possuiu o corpo de seu namorado e está cometendo crimes graves.

3) A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos (2020)

https://youtu.be/KTOwpNIUKFM

Em resumo, Nancy Thompson é uma das sobreviventes dos ataques de Freddy Krueger que agora atua como psicóloga especialista em sonhos. Desse modo, ela trabalha com adolescentes em um sanatório, que também sofrem ataques do assassino em seus sonhos. Portanto, ela precisa ensinar as crianças a combatê-lo durante o sono, mas um acidente grave cria uma corrida contra o tempo.

4) A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos (1988)

Continua após a publicidade

A princípio, Freddy Krueger retorna e logo mata os sobreviventes da rua Elm. Contudo, Kristen possui o poder de atrair outras pessoas em seus sonhos e transfere a habilidade para sua amiga Alice antes de falecer. Desse modo, Freddy para a perseguir Alice a fim de usá-la para matar outras pessoas.

5) O Maior Horror de Freddy (1989)

Primeiramente, após sobreviver os ataques d e Freddy Krueger, a habilidosa Alice Johnson vive um período de calmaria. Porém, volta a sonhar com o assassino que passa a buscar matar o filho que ela está gestando. Em resumo, o plano é utilizá-lo para que possa nascer outra vez.

6) O Pesadelo Final (1991)

Continua após a publicidade

Por um lado, Maggie Burrough é uma psicóloga que consegue penetrar nos pensamentos de John Doe, onde Freddy Krueger o ameaça. Basicamente, O jovem, foragido de Springwood, a cidade onde Freddy apareceu pela primeira vez, é o último sobrevivente jovem da região. Porém, desmemoriado, ele afirma ser o filho de Freddy.

7) O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (1994)

Primeiramente, o filme “A Hora do Pesadelo” está perto de completar 10 anos. Contudo, Heather Langenkamp se assusta ao ouvir por telefone uma voz bastante parecida com a de Freddy Krueger, o vilão do filme. Logo em seguida, o marido dela morre em um acidente e carro, mas as marcas em seu corpo são muito semelhantes ao do assassino, indicando que o perigo está mais próximo que nunca.

8) Freddy X Jason (2003)

Continua após a publicidade

A princípio, Freddy Krueger entrou para a história porque assassinou dezenas de crianças ao longo de sua trajetória. Contudo, a população decide fazer justiça com as próprias mãos e assassinam o psicopata. Entretanto, ele continua praticando crimes contra a sociedade por meio dos sonhos, manipulando Jason Vorhees no inferno para aterrorizar os jovens.

9) O remake de A Hora do Pesadelo (2010)

Basicamente, esse remake de 2010 conta a história do primeiro filme de forma mais moderna. Portanto, também inclui um grupo de adolescentes em um subúrbio americano sofrendo com sonhos em comum. Contudo, eles se reúnem para combater o inimigo durante o sono.

Curiosidades sobre a franquia

1) A Hora do Pesadelo é o filme de estreia de Johnny Depp

Hora do Pesadelo: história e curiosidades sobre a franquia

Continua após a publicidade

Curiosamente, o jovem Johnny Depp, com apenas 21 anos, e outro ator disputaram o papel para interpretar Glen. Contudo, o diretor Wes Craven, então, perguntou para sua filha adolescente qual ator ele deveria escolher para interpretar o galã. Desse modo, ela escolheu Depp e sua carreira começou.

2) Robert Englund se inspirou em um ícone do terror e do teatro musical para compor Freddy Krueger

Hora do Pesadelo: história e curiosidades sobre a franquia

Basicamente, o protagonista se inspirou em outras lendas do terror, mas também do teatro para criar seu papel. Desse modo, consistiu em Klaus Kinski e no personagem Nosferatu do filme de mesmo nome em 1979.

3) O ator de Freddy Krueger passava por sessões longas de maquiagem

Hora do Pesadelo: história e curiosidades sobre a franquia

Continua após a publicidade

Em resumo, precisava-se de quatro horas diárias para preparar o personagem de Freddy Krueger com incontáveis maquiadores na equipe. Sobretudo, utilizaram 11 peças separadas aplicadas ao rosto e colo do ator Robert Englund. Ademais, tinham um trabalho ainda maior com o acabamento.

4) Gravação em um mês

Hora do Pesadelo: história e curiosidades sobre a franquia

A princípio, o filme demorou um mês para ter as filmagens concluídas. Ou seja, a fotografia, gravações de cenas e tomadas principais começaram em julho de 1984 e terminaram no mês seguinte.

5) Outro Freddy Krueger

Fotografia de uma cena do filme

Continua após a publicidade

Apesar de Robert Englund roubara cena com o papel do assassino, havia outro ator para o plano inicial. Em outras palavras, o ator David Warner abandonou o projeto por conflitos de agenda ouco antes das filmgens começarem.

6) A clássica camisa do vilão

Fotografia de uma cena do filme

Curiosamente, as cores da camiseta de Freddy Krueger tem comprovação científica como itens assustadores. Em outras palavras, a revista americana Scientific American revelou que o olho humano tem dificuldade em reconhecer esses tons de verde e vermelho quando colocados lado a lado. Desse modo, o diretor aproveitou desse recurso na construção do personagem.

7) Adaptação para livro

Fotografia de uma cena do filme

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar, a primeira edição americana de A Hora do Pesadelo foi bancada através de financiamento coletivo. Ademais, a campanha para a franquia contou com a participação da atriz Heather Langenkamp. Basicamente, ela encarnou Nancy Thompson, a jovem atormentada por Freddy nos três primeiros filmes da série.

8) Sucesso de bilheteria

Fotografia de uma cena do filme

Por fim, apesar da pouca publicidade, o filme arrecadou 1.270.000 de dólares em seu final de semana de estreia. Ademais, no geral, arrecadou aproximadamente 25 milhões de dólares apenas nas bilheterias americanas. Logo em seguida, teve a estreia internacional na Europa, China, Canadá e Austrália.

E aí, aprendeu sobre o filme Hora do Pesadelo? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você