Curiosidades

Ibuprofeno – para que serve, quem pode usar e riscos da automedicação

Alguém te indicou tomar o ibuprofeno? Entenda melhor para que males o medicamento é indicado e porque você não deveria se automedicar.

Por Leticia Rocha

-

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre o ibuprofeno. O remédio é indicado para tratar inflamações, dores e febre. Apesar de a automedicação ser algo preocupante, quando se tem as informações certas ela pode ser feita de maneira adequada.

No entanto, precisamos frisar que caso o medicamento não esteja resolvendo seu problema, o correto é buscar a ajuda de um médico. Se automedicar sem saber exatamente qual é o seu problema, pode camuflar o real problema é dificultar ainda mais as coisas.

Por isso nós vamos te explicar para que o ibuprofeno serve, o que ele trata, se você deve tomar ou não e também quais são suas contraindicações. Primeiro discutiremos sobre suas funcionalidades.

O ibuprofeno é um anti-inflamatório, que também tem ação analgésica e antipirética (redução da febre).

Conheça melhor sobre o medicamente ibuprofeno

1 – Para que serve?

Para quê o uso do ibuprofeno é indicado?

O ibuprofeno pode agir de formas bem variadas. O medicamento é indicado para o alívio dos sintomas da osteoartrite, da artrite e do reumatismo. Ou seja, todas as dores relacionadas as articulações do corpo. Além disso, o remédio também é indicado para os casos de traumas e entorses no corpo e também para dor nas costas.

Em caso de dores por conta de alguma intervenção cirúrgica, ginecológica, ortopédica ou traumatológica o uso do ibuprofeno também é indicado.

2 – Quais são as contraindicações do remédio?

Para quê o uso do ibuprofeno é indicado?

Existem algumas contraindicações do remédio e se você se encaixa em alguma delas, o melhor é não ingerir o remédio. Assim que você compra um remédio, o primeiro passo é analisar se na posologia do medicamente possui alguma substância a qual você é alérgico.

Além dos alérgicos a qualquer componente do remédio, também devem evitar o ibuprofeno aqueles que tem problemas de asma, rinite, insuficiência renal e  hepática, e também aqueles que realizarão algum procedimento de revascularização da artéria coronária.

Acontece que o remédio interfere no processo de agregação de plaquetas no sangue. Isso pode causar problemas naqueles que tem algum problema cardíaco. Além disso, o medicamento também pode reduzir a quantidade de sangue que chega aos rins o q seu mal funcionamento.

Então se você se encaixa em alguma das situações que mencionamos, procure outro medicamente.

3 – Qual dosagem tomar?

Para quê o uso do ibuprofeno é indicado?

A dosagem recomendada do ibuprofeno é de 600mg, 3 ou 4 vezes ao dia. Se 3 ou 4 é o médico quem irá dizer, assim como o tempo de tratamento. Caso o paciente tenha algum problema gastrointestinal, o recomendado é que tome o medicamente após as refeições. Ou tome o medicamento acompanhado de um copo de leite.

É importantíssimo não ultrapassar a dosagem recomendada, porque isso pode causar vários problemas. Você pode ter dor abdominal, náuseas, vômitos, dores de cabeça e até convulsões. Por isso, não ultrapasse a dosagem recomendada.

Cuidado na hora de tomar qualquer remédio!

Para quê o uso do ibuprofeno é indicado?

O adequado é não ingerir nenhum medicamento sem que o médico o prescreva. Mas muitas pessoas fazem isso sem o consentimento ou recomendação médica.

Nesses casos esteja atento para saber se os sintomas realmente melhoraram ou não. Porque caso o problema persista, é melhor procurar um médico pois ele saberá identificar corretamente qual o problema e a forma correta de tratá-lo, com os medicamentos adequados para isso.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 8 remédios que fazem mal e você tem em casa.

Fonte: Minha Vida.

Imagens: Minha Vida, Boa Consulta, Saúde é vital, Blog Alergo Imuno, EQSO.

Próxima página »

Escolhidas para você