Curiosidades

Irmãos gêmeos – 6 mitos e verdades sobre os gêmeos

"Irmãos gêmeos podem sentir um ao outro, possuem gostos parecidos", já ouviu essa afirmação? Saiba que esse boato está entre mitos e verdades

Quem nunca conheceu irmãos gêmeos? Ou possui um irmão ou irmã gêmea? Muito difícil não é mesmo. Mesmo não sendo algo muito comum, não é difícil encontrar pessoas gêmeas, bem como trigêmeas, e por aí vai. E junto com esses irmãos muitas curiosidades e duvidas surgem.

Isso é porque muitos afirmam que irmãos gêmeos podem sentir um ao outro, mesmo estando longe. Outrem dizem que eles são iguais em tudo, como por exemplo personalidade, escolhas e claro, aparência. Principalmente em gêmeos univitelinos, que são gerados a partir de um mesmo óvulo bem como na mesma placenta.

Já os gêmeos bivitelinos são formados a partir de dois óvulos, onde cada um é fecundado por um espermatozoide. Bem como normalmente são gerados em placentas diferentes. Então, por conta disso muitas dúvidas e boatos surgiram acerca de irmãos gêmeos. E para esclarecer algumas delas trouxemos mitos e verdades sobre eles.

Descubra se as 6 afirmações seguintes são mito ou verdade

Os irmãos gêmeos devem ser tratados como iguais

Mitos e verdades que rondam quem são irmãos gêmeos
Mega Curioso

Mito. Normalmente vemos que pais de gêmeos tendem a trata-los como um só, assim os vestindo com roupas iguais. Bem como tratar um como réplica do outro. Porém essa atitude não é muito boa, pois ela pode gerar confusão e até mesmo uma crise de identidade neles.

Continua após a publicidade

O certo é tratar cada um como um ser único, e assim perceber as suas diferenças e peculiaridades. Até porque vivemos em um mundo onde buscamos fervorosamente uma identidade, ou seja, “ser único”. Desta forma, estimular a construção da personalidade de cada um é necessário.

Não há rivalidades entre eles

Mitos e verdades que rondam quem são irmãos gêmeos
BWPress

Mito. Assim como há rivalidades entre irmãos, como por exemplo pela atenção dos pais, familiares ou escolhas, com gêmeos não é diferente. Então é normal cada um querer conquistar o seu espaço, sua personalidade. Porém, ter uma pessoa que é a “sua réplica” pode dificultar esse processo.

Contudo, em alguns casos é possível que irmãos gêmeos briguem menos que os irmãos nascidos em dias diferentes. Até porque desde a barriga da mãe eles já estão acostumados a dividir. Ou seja, nunca vivenciaram como é ser filho único bem como nunca tiveram toda atenção só para eles.

Costumam ser comparados um com o outro

Mitos e verdades que rondam quem são irmãos gêmeos
Sky Nerd

Verdade. Algo normal, que acontece até com irmãos que não são gêmeos. Contudo ela é mais frequente em irmãos gêmeos, já que eles são parecidos fisicamente. Porém tais comparações não devem ser frequentes, tanto para gêmeos quanto para irmãos de datas diferentes.

Continua após a publicidade

Então, não é porque um é bom em determinada coisa que o outro também será bom. Bem como terão necessidades, personalidades e escolhas distintas, e isso deve ser valorizado e incentivado. Até porque eles já se assemelham na aparência, portanto, eles sempre irão buscar uma identidade própria.

Um sente o que o outro sente

Mitos e verdades que rondam quem são irmãos gêmeos
Revista Crescer

Não comprovado. Muitos dizem que irmãos gêmeos conseguem sentir o outro, assim sabem quando o outro está mal fisicamente e emocionalmente. Até mesmo alguns gêmeos afirmam isso, porém não existe nenhuma comprovação cientifica para isso.

Contudo, de fato irmãos gêmeos podem entender um ao outro muito bem, sendo até um pouco curioso e misterioso. Assim, muitas das vezes o nível de dependência um do outro pode ser tão forte, que eles não são capazes de se verem como duas pessoas. Desta forma eles “sentem” um ao outro, como se fossem um só.

As mães sempre sabem diferenciar irmãos gêmeos

Mitos e verdades que rondam quem são irmãos gêmeos
Me Two

Mito. As vezes a semelhança entre gêmeos idênticos pode ser tão grande que nem mesmo os pais conseguem diferencia-los. Contudo isso não é motivo para compará-los, chamar eles dos mesmos nomes, clones ou réplicas. Então é muito importante que desde a maternidade você encontre características que os tornam distintos. Até mesmo usar pulseirinhas ou alo do tipo para assim diferencia-los.

Continua após a publicidade

Irmãos gêmeos ficam doentes juntos

Mitos e verdades que rondam quem são irmãos gêmeos
Notícias ao Minuto

Depende. No caso de gêmeos univitelinos, eles podem desenvolver as mesmas doenças por conta da predisposição genética. Até porque eles foram gerados a partir de um mesmo óvulo, possuem o mesmo DNA e praticamente as mesmas características físicas. Ou seja, em casos de doenças genéticas.

Agora quando um deles pega algum tipo de enfermidade contagiosa, como por exemplo catapora é comum o outro também pegue. Mas isso tem relação ao ambiente em eles dividem. Desta forma até irmãos que não são gêmeos podem desenvolver as mesmas doenças, pois são contagiosas.

E você, concorda com alguns desses boatos? Conhece irmãos gêmeos ou até mesmo é um gêmeo?

E se gostou do nosso post confira também: Gêmeas nascem com cor da pele diferente e o motivo é surpreendente

Continua após a publicidade

Fontes: Delas.ig e Vix

Imagem destacada: Teen Vogue

Próxima página »

Escolhidas para você