Curiosidades

Jean Grey – História, poderes e curiosidades da Fênix do X-Men

Jean Grey tem uma longa história nas HQs da Marvel. A personagem é considerada uma das mutantes mais fortes, mesmo sem a Força Fênix.

Atualizado em 15/09/2020

Jean Grey é a famosa Fênix do X-Men, entretanto, não é só isso que destaca a personagem. Jean Grey é conhecida como uma das mutantes mais fortes do time de Charles Xavier.

A mutante despertou seus poderes aos 10 anos de idade quando viu a amiga Annie Richardson sofrer um acidente. A emoção que Jean sentiu foi tanta que seus poderes afloraram, fazendo com que ela sentisse os sentimentos de Annie enquanto morria.

Após a experiência, Jean se fechou em uma profunda depressão. Por outro lado, a mutante também não conseguia controlar seus novos poderes e por isso decidiu se isolar. Foi apenas no ano seguinte que um psiquiatra recomendou que ela consultasse com Professor Charles Xavier.

Em seguida, em uma visita feita ao Professor Xavier, Jean entendeu que era uma mutante e começou a ser cuidada por ele. Foi Xavier quem ensinou Jean Grey como controlar seus poderes, como controlar objetos através de sua mente.

A história de Jean Grey

Jean Grey - Saiba a história da Fênix do X-Men, poderes e curiosidades
Fonte: Sophal Lay / Artstation

Certa vez, durante uma sessão com Professor Xavier, uma parte da mente de Jean Grey surgiu como uma Fênix de Fogo e conseguiu tocar a mente de outro mutante, Scott Summers. Por esse motivo, Charles Xavier colocou algumas barreiras na mente de Jean para que ela usasse suas habilidades telepáticas apenas quando tivesse maturidade.

Quando Charles acreditou que Jean já tivesse certo controle sobre seus poderes, recomendou aos pais da garota que ela fosse matriculada no Instituo Xavier Para Jovens Superdotados. Além disso, o professor tinha outros planos, fazendo com que na escola também funcionasse a sede dos X-Men.

Jean Grey se juntou a escola e aos X-Men com Ciclope, Anjo, Homem de Gelo e Fera. Na equipe, Jean tinha o codinome de Garota Marvel. Posteriormente, a mutante se apaixonou por Ciclope que também se tornou líder da equipe. Aliás, ele também era apaixonado por Jean, mas tinha vergonha de assumir seus sentimentos.

Jean Grey e os X-Men

Jean Grey - Saiba a história da Fênix do X-Men, poderes e curiosidades
Fonte: Funstock

Após se formar no Instituto Xavier, os pais de Jean a transferiram para o Metro College, contudo, a mutante continuou nos X-Men no tempo livre. Logo que ela conseguiu voltar à equipe, Scott revelou seus sentimentos e os dois começaram a sair.

Muito aconteceu em toda a história dos X-Men. Jean Grey teve suas barreiras removidas, Xavier foi dado como morto durante um tempo (mas no fim era um mutante metamorfo, o Morfo) e a equipe foi forçada a se separar. Nesse período Jean se tornou modelo e lutava junto com Scott.

A equipe se reuniu novamente em uma luta contra Mesmero e um robô. Em seguida Charles revelou seu paradeiro e contou o motivo de seu sumiço. Ele estava se preparando para uma batalha contra os alienígenas Z’Nox.

Uma bifurcação na história

Jean Grey - Saiba a história da Fênix do X-Men, poderes e curiosidades
Fonte: Uol

Uma segunda história é criada quando o Fera chega do futuro para mudar o passado. Isso porque em sua época, Ciclope é responsável por matar Professor Xavier e entrar em guerra contra os Vingadores, tentando assassinar diversos mutantes.

Fera quer a ajuda de todos para impedir Ciclope, porém, ninguém acredita nele. Fera então faz com que Jean Grey leia sua mente para confirmar a história. Nesse período, a mutante não sabia que possuía esse poder, mas ainda assim consegue fazê-lo.

Por fim, após discussões sobre as leis de viagem temporal, o grupo decide ajudar o Fera do futuro. Entretanto, a descoberta do novo poder faz com que Jean o manifeste muito antes do que é contado na história principal. Toda a história muda a partir daí. Por exemplo: no futuro o Instituto é de Jean Grey e a própria já está morta.

Jean Grey e a Força Fênix

Jean Grey - Saiba a história da Fênix do X-Men, poderes e curiosidades
Fonte: Ign

Em uma missão com o Quarteto Fantástico no espaço, a Força Fênix reconhece a presença e o poder ilimitado de Jean Grey. Contudo, foi em uma outra missão com os X-Men que as duas tiveram contato. Jean sofreu muita radiação solar para proteger seus amigos.

Infelizmente, com tal ato, a mutante começou a perder a luta contra a radiação. Entretanto, ela não morreu como os outros mudantes acreditavam. A Força Fênix ouviu seus pedidos telepáticos de ajuda e salvou a mutante. Em troca, a Fênix absorveu parte da consciência de Jean, se tornando uma nova forma dela.

Os X-Men foram devolvidos a Terra em segurança também por causa da Fênix e Jean Grey acabou saindo dos destroços da nave, sem nenhum arranhão, porém com uma identidade nova, a Fênix. Esta tomou o lugar da mutante enquanto a original estava presa em um casulo se recuperando.

Jean Grey - Saiba a história da Fênix do X-Men, poderes e curiosidades
Fonte: Pinterest

Fênix passou por diversas experiências, chegando ao ponto de se tornar a Fênix Negra e ameaçar toda a vida na Terra. Charles Xavier conseguiu controlá-la e fazer com que ela voltasse ao normal. Por fim, a Fênix perde novamente o controle e percebe que nunca vai conseguir controlar seu lado sombrio. Posteriormente ela se mata.

Enfim, a história recebeu outra versão em que Jean era a própria Fênix e ela se sacrificava como uma humana para acabar com os poderes da Fênix Negra. Em seguida ela vive sua vida no White Hot Room, um local conhecido como uma pós-vida. Para os autores, era uma forma de castigar Jean Grey e a Fênix Negra.

Outras versões de Jean Grey

Jean Grey - Saiba a história da Fênix do X-Men, poderes e curiosidades
Fonte: Artcines

Assim como vários personagens da Marvel, Jean Grey também possui histórias diferentes da conhecida. Em uma delas, Jean consegue controlar a Força Fênix. Contudo, em uma outra, a Fênix já faz parte do seu corpo. Aliás, essa versão condiz com o terceiro filme de X-Men.

Nele, Jean possui duas personalidades, uma boa e uma má. A má é a Fênix que está adormecida dentro dela. Contudo, em um determinado momento, a Fênix desperta (no filme é após a sua suposta morte). Transformada em sua nova versão, as características de Jean também mudam.

Como Fênix ela tem um tom mais escuro no cabelo e na pele e seus olhos se tornam negros. Além disso, todo o seu corpo possui veias marcando a pele e ela ganha ainda mais força, altura e poder.

Poderes de Jean Grey

Poderes empáticos

Jean Grey - Saiba a história da Fênix do X-Men, poderes e curiosidades
Fonte: Screenrant

Jean já conseguiu controlar as emoções dos outros, podendo até mesmo alterar os sentimentos e sensações de cada um.

Telepatia

Jean Grey - Saiba a história da Fênix do X-Men, poderes e curiosidades
Fonte: Ovicio

Jean Grey consegue ler pensamentos dos outros, além de projetar e transmitir o seus próprios. Além disso, ela também consegue afetar não só a mente de humanos, como a de animais mais inteligentes (como os cachorros, por exemplo).  Quando está com a força da Fênix, consegue um alcance muito maior de suas habilidades.

Com a telepatia, Jean é capaz de:

  • Criar defesas telepáticas
  • Produzir mantos telepáticos para esconder sua presença e de pessoas próximas de outros psíquicos
  • Criar escudos psíquicos para proteger a sua mente e a de outros contra outros psíquicos
  • Por outro lado, ela também consegue sentir a presença de outros mutantes próximos
  • Criar ilusões telepáticas, fazendo as pessoas acharem que estão vivendo algo que não está acontecendo
  • Produzir uma camuflagem telepática, alterando a sua aparência física (e a de outras pessoas). Em alguns casos, Jean Grey consegue fazer com que as pessoas acreditem que ela não esteja lá
  • Manipular e controlar a mente dos outros, além de conseguir se comunicar assim também
  • Jean Grey consegue alterar a memória dos outros, apagando, alterando e até restaurando-as
  • Possuir a mente das pessoas e conseguir manipulá-las como se fossem ela mesma
  • Além disso, Jean também consegue alterar a personalidade das outras pessoas da forma e pelo tempo que quiser
  • Induzir a paralisia mental e física e também conseguir sedar telepaticamente outras pessoas
  • Jean Grey consegue transferir seus poderes e sua mente para outro corpo
  • Aumentar a velocidade dos sinais neurais e os poderes de outros mutantes de forma temporária
  • Da mesma forma, Jean Grey também consegue inibir os poderes dos outros

Telecinese

Jean Grey - Saiba a história da Fênix do X-Men, poderes e curiosidades
Fonte: Vistapointe

Ao projetar energia psicocinética, Jean Grey consegue levitar, manipular objetos e se mover através do ar como se estivesse em voo. Além disso, consegue criar calor, gerar rajadas ou explosões e ainda criar escudos para proteger a si e aos outros.

Por fim, com os poderes da Fênix, Jean também consegue manipular a matéria e a energia de forma sub-atômica. Por exemplo, ela consegue mudar suas roupas da forma que quiser e levantar vários objetos sem qualquer dificuldade. Outros poderes de telecinese são:

  • Conseguir transmutar matéria. Ou seja, ela pode transformar madeira em metal ou desintegrar um corpo
  • Sua telecinese se manifesta na forma de uma ave de fogo psíquica. Quando ela atinge alguém a pessoa pode sofrer danos mentais e físicos
  • Criar um campo de força que pode protegê-la ou servir como ataque, erguendo vários objetos.

Jean Grey enquanto Fênix

Fonte: Roletapop

Quando está com os poderes da Fênix, Jean Grey consegue aumentar seus poderes. Isso ocorre por usar a força vital de quem ainda nem nasceu. Enfim, como Fênix, Jean consegue:

  • Viajar de forma interestelar na velocidade da luz
  • Teletransportar a si e a outros por longas distâncias, como por exemplo, galáxias
  • Ser imortal e ressuscitar os outros
  • Projetar formas de energia como rajadas de força imensa, capaz de destruir planetas
  • Criar chamas cósmicas em quaisquer condições, até mesmo no vácuo e embaixo da água
  • Absorver, controlar e manipular todo tipo de energia, como por exemplo as rajadas de Ciclope ou a energia de uma estrela
  • Manipular o tempo (passado, presente e futuro) com conhecimento do efeito que suas ações terão posteriormente
  • Controlar toda a existência. Ou seja, Jean Grey é capaz de alterar a realidade, manipulando da forma que quiser tudo o que existe no universo.

Curiosidades sobre Jean Grey

Atrizes

Famke Janssen como Jean Grey – Codelist

Famke Janssen se consagrou no papel de Jean Grey nos filmes de X-Men. Contudo, Lucy Lawless e Maria Bello também foram cotadas para o papel. Além disso, Famke só conseguiu a vaga porque Peta Wilson recusou o papel anteriormente.

Além disso, no primeiro filme ela recebe algumas vantagens de Fera que não aparecia de imediato, Portanto, Jean Grey teve um maior conhecimento médico, além de ser uma apoiadora política dos mutantes e seus direitos.

Nos filmes atuais que mostra o elenco mais novo, Jean é interpretada por Sophie Turner.

Várias mortes

Fonte: Jamesons

Jean Grey tem um histórico de mortes ao longo de sua vida. Entretanto, várias vezes ela só desapareceu por um tempo ou foi dada como morta pelos outros.

Poderes

Fonte: Pinterest

Jean Grey é considerada uma mutante de nível Ômega, ou seja, ela está entre os mais fortes mutantes da Marvel. Desde quando nasceu é possui seus poderes de telepatia, telecinética e psiônica. Além disso, quando está com a Força Fênix, Jean ainda possui poderes cósmicos.

Pares românticos

Jean e Ciclope – Multversogeek

O eterno par romântico de Jean Grey é Ciclope. Ao todo, eles ficaram juntos por quase 20 anos e até se casaram. Entretanto, outros personagens já demonstraram interesse na mutante. Wolverine, por exemplo, sempre gostou dela, mas poucas vezes foi correspondido.

Além disso, Fera, Anjo e, surpreendentemente, até o Professor Xavier já se interessou por Jean durante um tempo.

Força Fênix

Fonte: Pinterest

Jean Grey foi percebida pela Força Fênix quando estava no espaço, em uma missão com o Quarteto Fantástico. A Força Fênix é uma antiga entidade cósmica que sentiu o potencial de Jean. Contudo, ela só foi pega pela Fênix em uma outra viagem feita para o espaço com os X-Men.

Jean Grey se sacrificou para salvar os colegas, entretanto, ela não morreu, e sim foi salva pela Força Fênix que se uniu a mutante quando ela voltou para a Terra.

Baby Jean

Fonte: Pinterest

Jean Grey estava morta nas HQs, todavia, Fera trouxe os cinco principais mutantes de volta para o presente. Logo, a Marvel voltou para os quadrinhos sem precisar ser ressuscitada. Por fim, agora é conhecida pelos fãs como Baby Jean, sendo mais poderosa que a mutante anterior.

White Hot Room

Fonte: Fanpop

O Quarto Quente Branco, em tradução literal, foi criado para punir a Fênix Negra de ter matado vários seres. Esse quarto é visto como uma pós vida, além disso, é a base de operações da Fênix. Ela e Jean ficam lá até alguém precisar da ajuda delas. A Morte define o local como o começo e o fim de tudo.

Enfim, após se sacrificar para parar a Fênix Negra, Jean fica no local construindo palácios para todas as almas que chegaram lá por sua culpa. Aliás, no White Hot Room também estão os pais de Jean Grey, depois de serem mortos por Shi’ar.

Melhores amigas

Tempestade e Jean – Pinterest

Tempestade é a melhor amiga de Jean Grey. Contudo, ela também é muito amiga de Vampira e Jubileu. Além disso, a mutante também possui um relacionamento muito bom com outras heroínas da Marvel, como Susan Storm e Janet van Dyne.

Madelyne Pryor

Madelyne Pryor – Fandom

Jean e Madelyne já foram confundidas por serem muito semelhantes. Por fim, foi mostrado que Madelyne Pryor é um clone de Jean Grey feito por Sr. Sinistro. Sua intenção era criar uma mutante poderosa o suficiente para vencer o Apocalipse.

A priori Madelyne era uma heroína e chegou a se casar com Ciclope por um período. Contudo, ela ajudou demônios a entrarem na Terra (mas era para conseguir uma localização de seu filho que foi sequestrado) e, atualmente, é uma inimiga dos X-Men.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Anti-herói – Como esses personagens se diferenciam dos heróis e vilões

Imagens: Hqzona, Artstation, Funstock, Uol, Ign, Pinterest, Artecines, Screenrant, Ovicio, Vistapointe, Fandom, Pinterest, Fanpop, Pinterest, Pinterest, Multversogeek, Pinterest, Jamesons, Codelist e Roletapop

Fontes: Legiaodosherois, Fandom e Marvel