Curiosidades

Lakshmi – Origem e história da deusa da prosperidade e abundância

Lakshmi é uma deusa Hindu que representa a riqueza, sendo ela material, espiritual e mental, além da beleza, abundância e generosidade.

Por Marcella Alves de Freitas

-

Lakshmi é uma deusa que veio do Hindu. Ela é considerada a personificação da riqueza e da fortuna e está associada a riqueza material, além da beleza, abundância e da generosidade. Ela também está muito associada a sorte, a saúde, a riqueza mental, a fertilidade e a riqueza interior.

A deusa é casada com o deus Vishnu, o sustentador do universo. Como resultado de sua beleza e juventude, a deusa é o principal símbolo da força feminina.

Lakshmi é derivada de Laksya, do sânscrito, que significa alvo ou objetivo. Além de toda a sua personificação, para os hindus a deusa também significa boa sorte. Ela é sempre procurada quando existe o intuito de invocar amor, riqueza e poder. Costuma-se associá-la com o símbolo da suástica, com a representação de sucesso e vitória. Em suas imagens, é possível vê-la sentada em uma flor de lótus ou segurando algumas delas nas mãos, além do cântaro com moedas de ouro.

Para os hindus, é muito importante se conectar com a deusa Lakshmi, porque ela fornece prosperidade para toda a família. Por isso, as mulheres hindus são muito próximas da deusa. Elas sempre pedem ajuda para conservar o seu lar saudável e próspero, mantendo a harmonia. Até porque, além disso, Lakshmi é vista como um modelo de esposa a ser seguida. Aos olhos dos hinduístas, ela é a esposa perfeita.

Como se conectar com Lakshmi

Lakshmi - Conheça a história da deusa da prosperidade e abundância
Altar montado para Lakshmi, Krishna e e Radha – Pinterest

Para se conectar à deusa, é necessário fazer um ritual de adoração chamado puja. Essa conexão atrairá abundância para a sua vida e sua família em todos os pontos que já citamos. Para realizar o ritual são necessários três etapas:

  • Uma imagem da deusa;
  • O ato da adoração que inclui moedas, flores, frutas e alimentos – todos devem ser oferecidos a ela;
  • Consumir os alimentos oferecidos após serem abençoados.

Alguns ainda criam um pequeno altar em suas casas para adorar Lakshmi. É só cobrir um local com uma toalha, colocar uma imagem dela em cima, além de uma vasilha com água pura. Pode-se colocar também algumas velas, incenso, moedas frutas da época e flores. Por fim, é só colocar um som de natureza e sentar-se em uma cadeira ou na posição de lótus.

Com tudo pronto, comece com o mantra om shreem maha lakshmiyei namaha e feche os olhos. Comece a se ver flutuando em um rio, em cima de uma flor de lótus vermelha bem grande. Lakshmi estará ao seu lado, vestida com seu sari vermelho bordado em dourado. Por fim, converse, diga que lhe trouxe presentes e espera receber em troca sua sabedoria. Em seguida é só deixar a sua imaginação te levar, escute o que a deusa tem para te dizer e aprenda com suas palavras. Por fim, para retornar, se despeça, respire de forma profunda três vezes e abra os olhos.

A história da deusa

Lakshmi - Conheça a história da deusa da prosperidade e abundância
Vishnu e Lakshmi – Dança Indiana Brasil

Na busca pelo néctar a imortalidade, devas e asuras trabalharam juntos para conseguir bater o oceano de leite. Foi necessário uma montanha no meio do oceano, além disso, uma cobra foi amarrado no meio para ser usada como corda. Por fim cada um puxou de um lado para que a montanha conseguisse bater o oceano. Por conseguinte, quando isso começou a acontecer, várias coisas com belezas indiscutíveis começaram a sair do oceano. Entre elas estava Lakshmi sentada em uma gigante flor de lótus.

O deuses ficaram maravilhados com a sua beleza, Apsaras começaram a dançar ao seu redor enquanto Gandarvas tocavam e cantavam homenageando-a. Enquanto isso, elefantes a banhavam com água. A história é um tanto quanto confusa, mas na verdade, tem um significado. Portanto o oceano de leite representa a mente purificada, ou seja, Lakshmi nasceu dela, simbolizando as riquezas que essa mente possui, sendo elas materiais, mentais e interiores.

Curiosidades

Diferentes nomes e formas

Lakshmi - Conheça a história da deusa da prosperidade e abundância
Arte Mística

Surpreendentemente a deusa possui várias outras formas, onde cada uma representa uma característica sua.

  • Rajyalakshmi – companheira dos governantes, os protege durante o caminho da verdade e da justiça. Entretanto, ela os abandonam caso estes deixem de lado seus deveres enquanto governantes.
  • Jayalakshmi – representa a vitória. Porém ela pode mudar de lado para mostrar que não é possível ganhar o tempo todo.
  • Vijayalakshmi – representa o sucesso profissional.
  • Viryalakshmi – está associada à coragem e força.
  • Grhalakshmi – relaciona-se ao bem estar matrimonial.
  • Yasolakshmi – representa a fama.
  • Santanalakshmi – prosperidade relacionada à família – filhos e netos.
  • Vidyalakshmi – prosperidade relacionada ao conhecimento.
  • Gajalakshmi – representa os animais, estando relacionada aos elefantes.
  • Dhanyalakshmi – prosperidade relacionada aos alimentos.
  • Dhanalakshmi – associada à riqueza material.
  • Adilakshmi – conectada à causa do universo. É ela quem o sustenta.

E tem mais, na tradição Hindu, o nome da deusa está associado a todas as qualidades e virtudes femininas. Entre eles, as esposas são chamadas de Lakshmi para que tragam fortuna à casa.

Festival Divali

Lakshmi - Conheça a história da deusa da prosperidade e abundância
Eligal Universo

Apesar de ter diversos festivais para homenageá-la, o mais importante é o Divali. Nele Lakshmi é invocada com o intuito de trazer prosperidade em todas as áreas para os seus devotos. Por consequência, muitos passam a noite acordados com suas casas abertas para que a deusa entre e os abençoe.

Representações

Lakshmi - Conheça a história da deusa da prosperidade e abundância
Mercado Livre

Em suas imagens, Lakshmi sempre está próxima de elefantes e flores de lótus. Ambos possuem significados profundos. A flor de lótus representa o conhecimento e quase sempre a deusa está sentada nela. Enquanto isso, o elefante representa força, alegria, poder e a boa sorte.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida a gente tem outra deusa para você conhecer: Juno, quem é? História da deusa do matrimônio na mitologia romana

Imagens: Mercadolivre, Pinterest, Marcelodalla, Eligaluniverso, Artemistica, Dançaindianabrasil

Fontes: Yogaflordavida, Vidadeyoga

Próxima página »

Escolhidas para você