Curiosidades

Lanterna Verde, quem é? Origem, poderes e heróis que adotaram o nome

Lanterna Verde foi criado na década de 40 e se tornou um dos pilares da DC Comics, com vários heróis diferentes sob a identidade.

Atualizado em 12/09/2020

Lanterna Verde é uma série de quadrinhos publicada pela primeira vez em 1940, na All-American Comics #16. O personagem foi criado por Martin Nodell e Bill Finger e faz parte da DC Comics.

Quando surgiu, na chamada Era de Ouro dos quadrinhos, era bem diferente de como é hoje. Inicialmente, Alan Scott era o Lanterna Verde, até que uma reformulação trocou o cargo. A partir de 1959, Julius Schwartz, John Broome e Gil Kane apresentara Hal Jordan.

A partir daí, vários outros personagens assumiram o manto. Hoje, dezenas de personagens já apareceram como Lanterna Verde e o personagem continua como um dos mais importantes da editora.

Anel do Poder

Lanterna Verde - origem, poderes e heróis que adotaram o nome
Thingiverse

A principal fonte de poder do Lanterna Verde é um Anel do Poder. Também conhecido como a arma mais poderosa do universo DC, ele funciona à base de força de vontade e imaginação.

Quando ativado, o anel é capaz de gerar um campo de força que oferece várias habilidades a seu portador. Dessa maneira, o Lanterna é capaz de voar, ficar sob a água, ir para o espaço e, é claro, se proteger.

Além disso, por meio da imaginação é possível criar qualquer coisa com a energia do anel. As criações são limitadas pela força de vontade e imaginação do Lanterna, mas também pela energia do anel.

Isso porque ele precisa recarregado a cada 24 horas. Para isso, o Lanterna Verde deve recitar seu juramento, conectando o anel à Bateria Central de Oa. Os Lanternas novatos também possuem vulnerabilidade à cor amarela, quando ainda não conseguem superar o medo.

Tropa dos Lanternas Verdes

Lanterna Verde - origem, poderes e heróis que adotaram o nome
CBR

Os portadores do anel fazem parte da Tropa dos Lanternas Verdes, criada pelos Guardiões do Universo. A fim de proteger a ordem do universo, eles criaram os Caçadores Cósmicos. Entretanto, o grupo foi um fracasso por não apresentar nenhuma emoção.

Dessa maneira, foi criada uma nova organização que utilizava os anéis carregados com matéria energética de Oa. No universo da DC, o planeta é o centro de todo o universo.

Sendo assim, cada Lanterna Verde é uma espécie de policial galático e fica responsável por um setor da galáxia. Todos possuem os mesmos poderes básicos, oferecidos pelo anel, mas existem algumas variações.

Diferente da maior parte dos setores da galáxia, a Terra conta com vários Lanternas.

Alan Scott, o primeiro Lanterna Verde

Lanterna Verde - origem, poderes e heróis que adotaram o nome
CBR

Alan Scott foi o primeiro Lanterna Verde dos quadrinhos. Operário de ferrovias, ele se tornou herói logo após encontrar uma pedra verde mágica. A partir daí, transformou o material em anel e conseguia criar o que sua imaginação permitisse. Suas habilidades, no entanto, possuam a fraqueza de não funcionar na madeira. O personagem foi importante na Era de Ouro e ajudou a fundar a Sociedade da Justiça, primeiro grupo de super-heróis da DC.

Hal Jordan

Lanterna Verde - origem, poderes e heróis que adotaram o nome
CBR

Hal Jordan fez sua estreia nos quadrinhos nos anos 50, durante a reformulação da Era de Prata. Ainda hoje, ele é o Lanterna Verde mais importante da história da tropa, principalmente na Terra. Piloto de testes, ele tem uma força de vontade excepcional, sendo capaz de criar até mesmo uma cidade inteira com o poder do anel.

Ele também é conhecido por ser preciso em seus ataques, já que é capaz de lançar projéteis de energia a anos-luz de distância. Ao mesmo tempo, consegue manter um campo de força protetor mesmo quando está desatento. Por outro lado, seu ponto fraco é a sua inconsequência, responsável por sua péssima liderança.

Depois de usar dez anéis, derrotar os próprios aliados e absorver a energia da bateria de Oa, Hal Jordan chegou a se transformar no vilão Parallax.

John Stewart

Lanterna Verde - origem, poderes e heróis que adotaram o nome
CBR

Além de ser um dos primeiros heróis afroamericanos dos quadrinhos, John Stewart é um dos mais importantes no cargo. Não é à toa, por exemplo, que foi escolhido para representar o Lanterna Verde na animação Liga da Justiça do início dos anos 2000.

Stewart foi introduzido nos quadrinhos nos anos 70, para atuar ao lado de Hal Jordan. Arquiteto e militar, ele consegue criar designs e mecanismos completos em suas projeções. Ainda que não tenha o poder de Hal, é um líder exemplar, sendo reconhecido em várias galáxias.

Guy Gardner

Lanterna Verde - origem, poderes e heróis que adotaram o nome
CBR

Gardner surgiu nos quadrinhos no fim dos anos 60, mas só foi escolhido para apoiar Hal na década de 80. O personagem carrega vários estereótipos conservadores, machistas e preconceituosos, ao mesmo tempo que é muito burro.

Por outro lado, Gardner é um Lanterna Verde muito corajoso e leal a seus aliados. Seus construtos costumam ser quase indestrutíveis, tamanha é sua força de vontade.

Durante um breve período, ele chegou a integrar a equipe dos Lanternas Vermelhas.

Kyle Rayner

Lanterna Verde - origem, poderes e heróis que adotaram o nome
CBR

Logo após a transformação de Hal Jordan em Parallax, nos anos 90, praticamente todos os Lanternas foram derrotados. Sendo assim, o único anel restante foi entregue a Rayner, o Lanterna Verde mais ponderado. Isso porque ele é capaz de usar o poder com muita empatia, aliada a sua habilidades. Desenhista profissional, é capaz de criar projeções bem desenhadas e cartunescas.

Substituindo Hal, ele foi essencial para a reformulação da Tropa destruída. Isso porque reconstruiu o planeta Oa, assim como a Bateria Central.

Rayner também chegou a incorporar o próprio avatar da força de vontade. Dessa maneira, se tornou o Lanterna Verde mais poderoso da história, sob a alcunha Ion. Além disso, ele consegue se tornar o Lanterna Branco e utilizar todos os sentimentos do espectro e todas as tropas.

Lanterna Verde e representatividade

Simon Baz

Lanterna Verde - origem, poderes e heróis que adotaram o nome
CBR

Simon surgiu a partir dos efeitos do 11 de setembro, como símbolo de representatividade muçulmana. O personagem tem uma origem de crimes e desconfiança. Por causa disso, sempre portava um revólver juntamente com o anel, pois não confiava na energia dele. Apesar de não ter a mesma criatividade e poder de outros Lanternas, foi capaz de usar seu poder e sua fé para reviver seu irmão após a morte.

Jessica Cruz

Lanterna Verde - origem, poderes e heróis que adotaram o nome
CBR

O anel de Jessica Cruz foi criado na Terra-3, onde os heróis da Liga da Justiça são, na verdade, os vilões do Sindicato do Crime. Logo após a morte do equivalente ao Lanterna na realidade, ele encontra Jessica.

Com origem latina, ela também sofria com ansiedade e depressão, além de agorafobia. Apesar disso, Hal Jordan e Batman conseguem ajudá-la a superar os traumas.

Além de originário de outra realidade, seu anel também está ligado a uma versão do Lanterna original, Volthoom. Dessa maneira, Jessica também é capaz de viajar no tempo.

Fontes: Universo HQ, Omelete, Canal Tech, Liga da Justiça Fandom, Aficionados

Imagens: CBR, Thingiverse, Coming Soon