Letra feia – O que pode significar ter a caligrafia feia?

Ter a letra feia é motivos para críticas e piadas durante o período escolar. Mas essa característica está associada a pessoas inteligentes.

Já te falaram alguma vez que a sua letra é feia? Ou você já olhou no caderno de alguém na época da escola e não entendeu absolutamente nada do que estava escrito ali?

Contudo, ter a letra feia pode ser visto como algo bastante positivo. Isso porque a área que analisa a escrita, conhecida como grafologia, descobriu que a sua letra pode dizer bastante sobre você.

Enfim, a Yale, uma universidade americana, decidiu fazer uma estudo e descobriu que pessoas que possuem a letra feia são mais inteligentes.

Portanto, se você tem a letra feia provavelmente vai se identificar com alguns dos itens abaixo.

Letra feia é sinônimo de inteligência

A caneta não acompanha o raciocínio do escritor

Letra feia - O que pode significar ter a caligrafia feia?
Fonte: Nanofregonese

É simples, você pensa muito mais rápido do que consegue escrever. Ou seja, seus pensamentos são muito maiores do que o que você consegue passar para o papel e na tentativa de escrever mais rápido, a letra fica feia.

Críticas na escola

Letra feia - O que pode significar ter a caligrafia feia?
Fonte: Youtube

Crianças que tinham – e podem ter até hoje – a letra feia, provavelmente passaram por diversos cadernos de caligrafia durante a escola. Isso porque as críticas familiares, dos professores e dos amigos eram constantes.

Pessoas criativas costumam ter a letra feia

Letra feia - O que pode significar ter a caligrafia feia?
Fonte: Netshow

Segundo Howard Gardner, professor de psicologia em Harvard e criador da Teoria das Inteligências Múltiplas, as pessoas que são criativas são mais rápidas. Portanto, devido a toda essa velocidade, sua letra costuma não ser tão bonita. Aliás, as abreviações também são sempre bem vindas.

Crianças mais desenvolvidas

Letra feia - O que pode significar ter a caligrafia feia?
Fonte: Ocpnews

Segundo o pediatra e psicólogo americano Arnold L. Gesell, as crianças que possuem uma caligrafia mal feita são mais desenvolvidas. Ou seja, as habilidades mentais delas são acima da média. Além disso, elas também possuem melhores aspectos cognitivos, sendo mais apurados que o da maioria.

O que vale é o conteúdo

Fonte: E-farsas

Por fim, temos o famoso não julgue um livro pela capa. Isso porque para quem tem o pensamento acelerado, é muito mais importante anotar tudo o que está passando pela sua cabeça, como forma de não perder o pensamento antes que ele se esvai, do que deixar a escrita bonita e organizada.

Letra feia pode significar algo negativo

Fonte: Brainly

Apesar que ter a letra feia possa significar que o indivíduo é mais inteligente, também pode ser que ele possui um transtorno conhecido como disgrafia. Enfim, esse problema afeta o sistema nervoso da pessoa, principalmente os circuitos neurológicos. E estes são responsáveis pela aptidão de escrever ou copiar letras e números.

Contudo, a pessoa não adquire esse transtorno com o passar dos anos, ela nasce com ele e é bem difícil de ser diagnosticada. Essa dificuldade aparece, principalmente, nos meninos, que desde a infância possuem a letra mais feia e confusa. Enfim, a disgrafia costuma ser descoberta em torno dos 8 anos de idade.

Por outro lado, mesmo sendo um transtorno, as pessoas que possuem disgrafia não têm nenhum tipo de problema no desenvolvimento intelectual. Ou seja, eles não são menos inteligentes que os outros. Aliás, possuem até uma melhor oratória para compensar os problemas de escrita.

Como tratar a disgrafia

Fonte: Noticiasaominuto

É comum que a criança com disgrafia tenha a letra feia, dificuldades na hora de copiar os escritos do quadro ou então acompanhar um texto que está sendo ditado pelo professor. Mas existe um tratamento multidisciplinar para isso. Portanto, é comum que a criança passe por neurologistas, fonoaudiólogos e psicopedagogos.

Além disso, é necessário lembrar que não existe um tempo exato de tratamento. Ou seja, isso varia de acordo com o indivíduo, podendo levar meses ou anos para melhorar. Aliás, se a criança possui apenas a disgrafia, ela não precisa de medicamentos. Remédios são indicados caso ela também possua déficit de atenção ou hiperatividade.

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Curiosidades sobre o olho humano – Funcionamento da visão

Imagens: Medium, Nanofregonese, Netshow, Ocpnews, Youtube, E-farsas, Brainly e Noticiasaominuto

Fontes: Olivre, Megacurioso e Vix

Outras postagens