Curiosidades

Liga da Justiça – História por trás do principal grupo de heróis da DC

A Liga da Justiça foi criada na década de 60 e décadas depois ainda é um dos grupos de super-heróis mais populares ao redor do mundo.

Atualizado em 25/07/2020

A Liga da Justiça é um dos grupos de heróis mais famosos de todo o mundo. Antes dos Vingadores da Marvel fazerem um sucesso estrondoso nos cinemas, talvez fosse disparado o mais popular de todos, principalmente graças às animações para TV.

Também chamada de de Liga da Justiça da América, a união dos heróis da DC aconteceu pela primeira vez na edição 28 da revista The Brave and The Bold. Criada por Gardner Fox, a primeira história trazia os membros originais da Liga contra uma estrela do mar gigante.

A partir daí, Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Caçador de Marte, Lanterna Verde, Aquaman e Flash ganharam a própria revista e viviam aventuras como grupo.

Sociedade da Justiça

Liga da Justiça - história por trás do principal grupo de herói da DC
No Set

Antes da Liga, o principal grupo da DC Comics era a Sociedade da Justiça. O grupo trazia heróis da antiga Era de Ouro e serviu de inspiração para uma nova união de heróis. Dessa maneira, na década de 60, Gardner Fox criou um novo grupo.

A fim de evitar confusões entre os dois, a DC teve uma ideia curiosa. Os editores definiram que a Liga pertencia à Terra-1. Por outro lado, a Sociedade estava em outro universo, na Terra-2. Além disso, os grupos ainda chegaram se cruzar com o Sindicato do Crime, uma versão do grupo formada por vilões da Terra-3.

O encontra entre Liga da Justiça e Sociedade da Justiça aconteceu pela primeira vez na edição 21 dos quadrinhos da Liga. A partir daí, então, o evento se tornou anual e recorrente. No encontro, a Canário Negro cruza os dois mundos para poder se juntar à Liga.

Aventuras e membros

Liga da Justiça - história por trás do principal grupo de herói da DC
Pulp Fiction Cine

A partir da edição 4 de Liga da Justiça, o grupo passou a contar com o Arqueiro Verde. Entretanto, nessa época Batman e Superman chegaram a se afastar do grupo. Alter-ego de Oliver Queen, o Arqueiro é um herói inspirado no personagem Robin Hood.

O herói Eléktron também chegou a fazer parte do grupo, na edição 14. Originalmente chamado de Atom, o personagem tenta mostrar que tem valor após salvar a Liga da ameaça de uma bola de boliche. Parece bizarro, mas é exatamente isso!

Na transição da Era de Prata para a Era de Bronze dos quadrinhos, na década de 80, o grupo passa por poucas modificações. No entanto, é nesse período que a Mulher Maravilha tira umas férias do time.

A partir da nova década, então, a Liga muda de quartel general e passa a atuar a partir de um Satélite. O grupo também vê a entrada de novos membros, assim como Homem Elástico, Tornado Vermelho, Zatanna, Mulher Gavião, Vingador Fantasma e Nuclear. Ao mesmo tempo, o Batman criava seu próprio grupo alternativo.

Reformulações

Liga da Justiça - história por trás do principal grupo de herói da DC
Adoro Cinema

Já na Era Moderna, a Liga da Justiça ganhou uma nova versão. Agora, o grupo era formado por Batman, Caçador de Marte, Canário Negro, Senhor Milagre, Oberon, Senhor Destino, Shazam, Doutor Luz, Besouro Azul (Ted Kord) e Lanterna Verde (Guy Gardner).

O grupo, no entanto, era muito instável e tinha muito conflitos internos. Sendo assim, integrantes saíam e entravam com frequência. Além disso, nessa época a Liga chegou a ser dividida em dois grupos. Um deles, inclusive, ficou responsável por atuar na Europa!

Com a decisão editorial de criar os Novos 52, a Liga foi reformulada mais uma vez. Assim, foi formado um novo elenco composto por Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash (Barry Allen), Aquaman, Cyborg e Lanterna Verde (Hal Jordan).

Na fase do Renascimento DC, os Novos 52 chegaram ao fim e uma nova Liga foi criada. Agora, o grupo sofria fortes inspirações das produções cinematográficas da DC.

Séries animadas

Superamigos

Liga da Justiça - história por trás do principal grupo de herói da DC
Yahoo!

A animação foi exibida pela primeira vez em 8 de setembro de 1973, com produção Hanna-Barbera. O desenho era baseado na Liga, mas também trazia seus ajudantes mirins e novos personagens, como os Super Gêmeos.

Liga da Justiça

Liga da Justiça - história por trás do principal grupo de herói da DC
DC

O grupo ganhou uma nova versão animada nos anos 200. A série trazia o Lanterna Verde John Stewart e a Mulher Gavião dentro do grupo. O sucesso foi tanto que a série ganhou uma sequência: Liga da Justiça sem Limites.

Fontes: Aficionados, Oficial Host Geek, DC Fandom

ImagensPulp Fiction CineYahoo!, DCNo SetComic Art CommunityAdoro Cinema