Curiosidades

Língua branca é má higiene bucal? Motivos e soluções para o problema

A língua branca pode aparecer em diversos casos e pode sim ser decorrente de uma má higiene bucal como também indicar doenças.

Por Larissa Ariel Lima

Você já percebeu sua língua branca, ou levemente esbranquiçada? Essa condição pode ser causada por diversos fatores. Bem como pode estar branca por causa de bactérias, restos de comida, células mortas ou também indicar algum problema de saúde.

Contudo na maioria das vezes não é sinal de doença. Normalmente a língua branca indica o crescimento de bactérias e fungos na boca. Desta forma a sujeira e células mortas ficam presas as papilas inflamadas, assim formando as placas brancas. Bem como acontece devido a má higiene bucal, ou em quem possui um sistema imune frágil.

Porém, dependendo de como é a área esbranquiçada pode ser um indicador de que algo no seu corpo não está funcionando normalmente. Portanto quando apenas uma parte da língua apresenta a cor branca, como lesões aveludadas ou elevadas, podem indicar problemas no fígado ou aparelho digestivo.

Língua branca pode ser um sinal de doença ou apenas má higiene bucal?
Youtube

Língua saburrosa

Língua branca pode ser um sinal de doença ou apenas má higiene bucal?
Língua saburrosa – Dr. Arany Tunes

Nossa língua possui uma fina camada chamada saburra, sendo ela de cor esbranquiçada. Desta forma esse tecido queratinizado pode várias de espessura dependendo da genética. Assim como dependendo dos hábitos alimentares e higiene pessoal de cada indivíduo.

Desta forma as condições que podem levar á língua a condição saburrosa estão ligadas a má higiene bucal ou diminuição na produção de saliva. Bem como também pode ser causada por consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, febre, desidratação, efeito adverso a medicamentos, falta de ferro ou vitamina B7, dentre outros.

Outra característica de quando a língua está muito saburrosa é o mal hálito. Mas no geral, para os casos os tratamentos são simples e fáceis. Ou seja, naturalmente a língua pode ter um tom esbranquiçado, sendo considerado dentro da normalidade.

Língua branca pode ser um sinal de doença ou apenas má higiene bucal?
Reference Clinica

Língua branca e possíveis problemas

Diferente da língua saburrosa, a língua branca pode reapresentar uma maior complicação e doenças. Assim geralmente indicam complicações em algum órgão, atrapalhando a absorção de vitaminas. A exemplo podem ser problemas no fígado ou aparelho digestivo.

Igualmente podem ser casos de leucoplasia e candidíase oral. Sendo qual seja o motivo da língua branca, o certo é procurar um dentista ou profissional qualificado para assim descobrir o diagnóstico correto. Desta forma a cor branca da língua pode ser causado por:

Candidíase oral

Língua branca pode ser um sinal de doença ou apenas má higiene bucal?
Candidíase oral – Odonto Company

Candidíase oral, ou sapinho é a causa mais frequente do surgimento da “língua branca”, sendo mais comum em idosos que estejam acamados ou em bebês. Isso se deve ao fato do crescimento de fungos. Porém essa condição também se acomete devido a uma higiene bucal inadequada, bem como no uso de antibióticos ou em pessoas que possuem doenças autoimunes.

Além de que a doença pode se manifestar não só língua, como também na mucosa da boca, céu e na garganta. Bem como podem vir acompanhadas de dor, ardência, mal hálito e sensação de algodão dentro da boca.

Desta forma, para tratar a candidíase oral é adequado manter uma higiene bucal adequada, com uma escovação regular nos dentes e línguas, por pelo menos 2 vezes ao dia. Além de fazer uso do enxaguante bucal, assim evitando o desenvolvimento de bactérias. Porém se os sintomas não passarem em 1 semana um médico deverá ser consultado para o uso de antifúngicos bucais.

Líquen plano

Língua branca pode ser um sinal de doença ou apenas má higiene bucal?
Líquen plano – NXT Dentistry

Um doença autoimune, o líquen plano provoca inflamações na boca, assim podendo gerar manchas brancas na língua ou até no interior das bochechas. Além também poder gerar pequenas feridas que se assemelham a aftas. Bem como podem causar ardências na boca, sensibilidade para comidas quentes, picantes ou ácidas.

Assim, pelo fato dela ser uma doença autoimune, o líquen pano não pode ser curado. Contudo consultar um médico é de grande ajuda para o alivio da dor e inflamações, pelo uso de corticoides como a triancinolona. Outra dica é também usar pastas de dentes que não possuam laurilsulfato de sódio, evitando assim o aparecimento dos sintomas.

Leucoplasia

Língua branca pode ser um sinal de doença ou apenas má higiene bucal?
Leucoplasia – Instituto Barbosa de Odontologia

A leucoplasia é uma doença crônica, e assim provoca o aparecimento de placas esbranquiçadas no interior das bochechas, gengivas, bem como em alguns casos a língua branca. E por se tratar de uma doença, esse tipo de placa não desaparece com numa boa higiene bucal.

E por mais que não exista uma causa exata, normalmente ela surge em fumantes. Assim podendo ser relacionada aos primeiros sinais do câncer de boca. Desta forma, se após 2 semanas de uma higiene bucal adequada as manchas brancas não sumirem é importante procurar um médico. Podendo elas indicarem sinais de câncer.

Sífilis

Língua branca pode ser um sinal de doença ou apenas má higiene bucal?
Sífilis – Estomatologia online

Essa é uma doença sexualmente transmissível. Assim ela pode afetar a boca quando ocorre o sexo oral desprotegido. Bem como seus sintomas podem levar até 3 meses para manifestar-se. E na primeira fase da doença podem aparecer feridas na boca.

Desta forma o tratamento é um pouco mais complexo. Ele consiste na injeção de penicilina, feito por um clínico geral após o diagnóstico. Porém se o tratamento não for feito, os sintomas irão melhorar após três semanas, contudo a doença irá evoluir para a segunda fase. Assim podendo se espalhar para o resto do corpo.

Como fazer uma escovação correta

Então, você está em dia com a sua higiene bucal? Confira também: A cor da sua língua pode revelar sérios problemas de saúde

Fonte: Médico Responde, Sorrisologia e Tua Saúde

Imagem destacada: The List

Próxima página »

Escolhidas para você