Curiosidades

Linguagem de sinais: aprenda algumas palavras e frases em libras

A linguagem de sinais, composta pela utilização de gestos, sinais e expressões faciais e corporais, é uma forte ferramenta de inclusão.

A Língua Brasileiras de Sinais é uma das linguagens oficiais do Brasil. A linguagem de sinais é um idioma próprio, com suas próprias regras e estrutura únicas.  Talvez você não saiba, mas a história da linguagem de sinais se confunde com a própria história das pessoas com surdes no Brasil.

Até o século 16, as pessoas que nasciam surdas aqui nas terras tupiniquins, eram consideradas impossíveis de ser ensinadas. No século seguinte, essa visão foi sendo deixada de lado na Europa, o que influenciou o Brasil. O surdo francês, chamado Eduard Huet, em 1857, veio ao país a convite de Don Pedro II para fundar a Imperial Instituto de Surdos Mudos, a primeira escola de surdos da região. A escola funciona até hoje, e é chamada Instituto Nacional de Educação de Surdos, o famoso INES.

Nessa escola se criou a Libras, uma mistura entre a Língua Francesa de Sinais e de gestos já utilizados pelos surdos brasileiros. Apesar da linguagem ter sido proibida no século 19 no mundo inteiro – acreditava-se que a melhor comunicação entre surdos era leitura labial – ela voltou um tempo depois e hoje se mantém forte e difundida.

Apesar de ser um idioma, muita gente não conhece e não sabe o alfabeto e nem ao menos algumas frases em libras. Nós reunimos algumas frases e palavras para você começar a conhecer essa língua.

Continua após a publicidade

Alfabeto na linguagem de sinais

Antes de aprender algumas palavras e frases, é importante que você saiba o alfabeto em si. Ele não é complexo, e você pode aprender ele ai mesmo, na sua casa.

Linguagem de sinais: aprenda algumas palavras e frases em libras

Palavras e frases

A linguagem de sinais é muito importante sob vários pontos de vista, principalmente no que visa inclusão. Reunimos algumas palavras e frases, ensinadas em vídeo, para você começar a conhecer esse idioma.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa aqui: 20 famosos com deficiência auditiva que superaram suas limitações

Fonte: Rockergirl Hand Talk

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você