Curiosidades

As 50 línguas mais faladas no mundo

Você sabe quais são as línguas mais faladas do mundo? Quais são os idiomas que aparecem nessa lista e qual a ordem certa? Nós te contamos.

Certamente, é difícil definir quais são as línguas mais faladas do mundo inteiro. Provavelmente alguns idiomas estão garantidos nesta lista. Por exemplo, é óbvio que o inglês estará figurando entre os primeiros lugares. Ademais, o espanhol e o mandarim também aparecerão nesta lista.

Apesar disso, com certeza existem surpresas em todos os tipos de lista. Por exemplo, você saberia que entre os primeiros lugares estaria as línguas Bengali e Hindi? Mas apesar de tudo isso, existem alguns detalhes que precisam ser esclarecidos antes de seguirmos em frente com essa lista.

Primeiramente, atribuir dados numéricos para qualquer uma dessas línguas é impossível. Isso por que o que constitui um idioma, um dialeto ou um subdialeto também é contestável. Mesmo quando linguistas estabelecem um critério baseado em similaridades, o que torna possível mensurar isso?

A discussão torna-se mais problemática se pensarmos que o que conhecemos por uma língua, corresponde a uma família de idiomas conveniente agrupados a partir de um critério arbitrário. Apesar de tudo isso, amamos uma boa lista e não abriríamos mão de fazer uma. Mesmo passível de erros e falta de exatidão, ela nos dá uma visão geral sobre como se fala no mundo.

Continua após a publicidade

Confira quais são as 50 línguas mais faladas do mundo inteiro

1. Mandarim (chinês)

Quais são as 50 línguas mais faladas do mundo inteiro? Confira!

Certamente, uma das línguas mais faladas em todo o mundo. Isso porque são 885 milhões de falantes. É, portanto, falada em Brunei, Camboja, China, Indonésia, Malásia e Mongólia. Além disso, ela também é falada na Filipinas, Singapura, África do Sul, Taiwan e Tailândia.

2. Espanhol (castelhano)

Quais são as 50 línguas mais faladas do mundo inteiro? Confira!

Primeiramente são 332 milhões de falantes. Inicialmente os países que falam a língua são Andorra, Argentina, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador e El Salvador. Além disso, Guiné Equatorial, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Espanha, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela também falam o idioma.

Continua após a publicidade

3. Inglês

Inicialmente, são 189 milhões de falantes. Primeiramente os países que falam o idioma são a Austrália, Botsuana, Brunei, Camarões, Canadá, Eritreia, Etiópia, Ilhas Fiji, Gâmbia, Guiana, Índia, Irlanda, Israel, Lesoto, Libéria, Malásia, Micronésia, Namíbia, Nauru e Nova Zelândia. Além disso o Palau, Papua-Nova Guiné, Samoa, Seychelles, Serra Leoa, Singapura, Ilhas Salomão, Somália, África do Sul, Suriname, Suíça, Tonga, Reino Unido, Estados Unidos, Vanuatu, Zimbabué e diversas ilhas das Caraíbas também falam o idioma.

4. Bengali

Quais são as 50 línguas mais faladas do mundo inteiro? Confira!

Outra das línguas mais faladas do mundo, o bengali é o idioma de 189 milhões de pessoas. Inclusive, ele está presente em Bangladesh e na Índia. Além disso, Singapura também fala o idioma.

Continua após a publicidade

5. Hindi

Inicialmente são 182 milhões de falantes. Primeiramente essa língua é falada na Índia, Nepal e Singapura. Além disso ela também é usada na África do Sul e Uganda.

6. Português

Quais são as 50 línguas mais faladas do mundo inteiro? Confira!

Com certeza, outra das línguas mais faladas no mundo. Afinal, são 170 milhões de falantes em várias partes do globo. Primeiramente a Angola, o Brasil, Cabo Verde, a França, a Guiné-Bissau e Macau falam português. Além disso, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor também usam o idioma.

Continua após a publicidade

7. Russo

Primeiramente são 170 milhões de falantes. Inicialmente os países que usam o idioma são a China, Israel e Mongólia. Além disso a Rússia e os Estados Unidos também usam.

8. Japonês

Quais são as 50 línguas mais faladas do mundo inteiro? Confira!

Inicialmente são 125 milhões de falantes pelo mundo. Primeiramente o Japão e Singapura usam a língua. Além disso Taiwan também fala o idioma.

Continua após a publicidade

9. Alemão

Primeiramente são 98 milhões de falantes. Inicialmente a língua é usada na Áustria, Bélgica, Bolívia, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Itália, Cazaquistão e Liechtenstein. Além disso, ela também é falada em Luxemburgo, Paraguai, Polónia, Roménia, Eslováquia e Suíça.

10. Chinês

Quais são as 50 línguas mais faladas do mundo inteiro? Confira!

Primeiramente, podemos afirmar que são 77,2 milhões de falantes. Além disso, a língua é usada na China.

Continua após a publicidade

11. Javanês

Primeiramente são 75,5 milhões de falantes. Além disso, fala-se o idioma na Indonésia, Malásia, Singapura

12. Coreano

Primeiramente são 75 milhões de falantes. Além disso, fala-se o idioma na China, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Singapura e Tailândia.

13. Francês

Inicialmente são 72 milhões de falantes. Além disso a língua é usada em Andorra, Argélia, Bélgica, Burkina Fasso, Burundi, Costa do Marfim, Camarões, Canadá, Congo, Zaire, Djibuti, França, Gabão, Guiné, Haiti, Luxemburgo, Mauritânia, Mónaco, Ruanda, Senegal, Seychelles, Suíça e Vanuatu.

14. Vietnamita

Inicialmente são 67,7 milhões de falantes. Além disso, fala-se o idioma é usado em Vietname e na China.

Continua após a publicidade

15. Telugo

São 66,4 milhões de falantes. Além disso, fala-se o idioma na Índia e em Singapura.

16. Cantonês (chinês)

Primeiramente, são 66 milhões de falantes. Além disso, fala-se o idioma em Brunei, China, Costa Rica, Indonésia, Malásia, Panamá, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname.

17. Marati

Primeiramente são 64,8 milhões de falantes e é usado na Índia.

18. Tamil

Inicialmente são 63,1 milhões de falantes. Além disso, fala-se o idioma na Índia, Malásia, Ilhas Maurício, Singapura, África do Sul e Sri Lanka.

Continua após a publicidade

19. Turco

São 59 milhões de falantes. Além disso, fala-se o idioma na Bulgária, Chipre, Grécia, Macedónia, Roménia, Turquia e Uzbequistão.

20. Urdu

Primeiramente são 58 milhões de falantes. Além disso, fala-se o idioma na Afeganistão, Índia, Ilhas Maurício, Paquistão, África do Sul e Tailândia.

21. Min nan (chinês)

São 49 milhões de falantes. Além disso, fala-se o idioma em Brunei, China, Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Taiwan e Tailândia.

22. Jinyu (chinês)

São 45 milhões de falantes e é usado na China.

Continua após a publicidade

23. Gujarati

Primeiramente são 44 milhões de falantes. Além disso, fala-se o idioma na Índia, Quénia, Paquistão, Singapura, África do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

24. Polaco

Primeiramente são 43 milhões de falantes. Além disso é usada na República Checa, Alemanha, Israel, Polónia, Roménia e Eslováquia.

25. Egípcio

Primeiramente são 42,5 milhões de falantes e é usada no Egipto.

26. Ucraniano

Primeiramente são 41 milhões de falantes. Além disso, fala-se o idioma na Polónia, Eslováquia e Ucrânia.

Continua após a publicidade

27. Italiano

Primeiramente são 37 milhões de falantes. Além disso, fala-se o idioma na Croácia, Eritreia, França, Itália, São Marino, Eslovénia e Suíça.

28. Xiang (chinês)

Primeiramente são 36 milhões de falantes e é usada na China.

29. Malaio

São 34 milhões de falantes. Além disso são usadas na Índia e Singapura.

30. Hakka (chinês)

Primeiramente são 34 milhões de falantes. Além disso, fala-se o idioma em Brunei, China, Indonésia, Malásia, Panamá, Singapura, Suriname, Taiwan e Tailândia.

Continua após a publicidade

31. Kannada

Primeiramente são 33,7 milhões de falantes. Além disso ela é usada na Índia.

32. Oriya

Primeiramente são 31 milhões de falantes. Desse modo, fala-se o idioma na Índia.

33. Panjabi (ocidental)

Primeiramente são 30 milhões de falantes. Além disso ela é usada na Índia e Paquistão.

34. Sunda

Primeiramente são 27 milhões de falantes. Além disso ela é usada na Indonésia.

Continua após a publicidade

35. Panjabi (oriental)

Primeiramente são 26 milhões de falantes. Desse modo, fala-se o idioma na Índia, Quénia e Singapura.

36. Romeno

Primeiramente são 26 milhões de falantes. Desse modo, fala-se o idioma na Hungria, Israel, Moldávia, Roménia, Sérvia e Montenegro e Ucrânia.

37. Bhojpuri

Primeiramente são 25 milhões de falantes. Desse modo, fala-se o idioma na Índia, Ilhas Maurício e Nepal.

38. Azerbaijão

Primeiramente são 24,4 milhões de falantes. Desse modo, fala-se o idioma no Afeganistão, Irão, Iraque, Síria e Turquia.

Continua após a publicidade

39. Farsi (ocidental)

Primeiramente são 24,3 milhões de falantes. Desse modo, fala-se o idioma no Irã, Iraque, Omã, Catar, Tajiquistão e Emirados Árabes Unidos.

40. Maitili

Primeiramente são 24,3 milhões de falantes. Desse modo, fala-se o idioma na Índia e Nepal.

41. Hauçá

Primeiramente são 24,2 milhões de falantes. Desse modo, fala-se o idioma em Benin, Burkina Fasso, Camarões, Gana, Nigéria, Níger, Sudão e Togo.

42. Argelino

Inicialmente são 22,4 milhões de falantes. Além disso o idioma é usado na Argélia.

Continua após a publicidade

43. Birmanês

Primeiramente são 22 milhões de falantes. Desse modo, fala-se o idioma em Bangladesh e Mianmar.

44. Servo-croata

Inicialmente são 21 milhões de falantes. Além disso ela é usada na Bósnia-Herzegovina, Croácia, Macedónia, Sérvia, Montenegro, Eslovénia.

45. Gan (chinês)

Inicialmente são 20,6 milhões de falantes. Desse modo, fala-se o idioma na China.

46. Awadhi

Inicialmente são 20,5 milhões de falantes. Desse modo, fala-se o idioma na Índia e Nepal.

Continua após a publicidade

47. Tailandês

Inicialmente são 20 milhões de falantes. Além disso é usado em Singapura e Tailândia.

48. Holandês

Inicialmente são 20 milhões de falantes. Desse modo, fala-se o idioma na Bélgica, França, Países Baixos e Suriname.

49. Iorubá

Inicialmente podemos dizer que a língua tem 20 milhões de falantes. Além disso ela é usada no Benim e Nigéria.

50. Sindi

Primeiramente são 9,7 milhões de falantes. Desse modo, fala-se o idioma no Afeganistão, Índia, Paquistão e Singapura.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre as línguas

Línguas, saiba quais são as 50 mais faladas no mundo inteiro

  • Existem mais de 7.000 idiomas em todo o mundo, e a maioria deles são dialetos.
  • O cambojano tem o alfabeto mais longo, com 74 caracteres.
  • A Bíblia é o livro mais traduzido, seguido por Pinóquio.
  • A palavra “alfabeto” vem das duas primeiras letras do alfabeto grego – alfa e beta.
  • 2.400 línguas do mundo correm o risco de se extinguir e cerca de uma língua se extingue a cada duas semanas.
  • O primeiro livro impresso foi em alemão.
  • Apenas 23 línguas representam mais da metade da população mundial!
  • Cerca de dois terços de todas as línguas são da Ásia e da África.
  • Pelo menos metade da população mundial é bilíngue!
  • Muitos linguistas acreditam que a língua se originou por volta de 100.000 a.C.
  • A África do Sul tem o maior número de línguas oficiais, com 11.
  • O dialeto florentino foi escolhido como língua nacional da Itália. A maioria das regiões da Itália fala principalmente seu próprio dialeto até hoje.
  • Existem cerca de 24 línguas oficiais faladas em toda a Europa.
  • Em média, as pessoas usam apenas algumas centenas de palavras na conversa diária, enquanto a maioria dos idiomas tem mais de 50.000 palavras.

Outros fatos surpreendentes sobre os idiomas

  • Os Estados Unidos não têm um “idioma oficial”. A maioria das pessoas simplesmente presume que seja inglês.
  • Cerca de 30% das palavras em inglês vêm do francês.
  • O espanhol contém cerca de 4.000 palavras árabes.
  • Papua-Nova Guiné tem o maior número de idiomas, com 840.
  • O italiano é uma língua minoritária no Brasil.
  • Os idiomas falados na Coreia do Norte e na Coreia do Sul são diferentes.
  • O idioma inglês contém o maior número de palavras, com mais de 250.000.
  • O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo.
  • Os havaianos têm mais de 200 palavras diferentes para “chuva”.
  • O japonês usa três sistemas de escrita diferentes: Kanji, Katakana e Hiragana.
  • Os EUA têm o segundo maior número de falantes de espanhol, depois do México.
  • O mandarim é a língua mais falada no mundo. Se você falar isso, você pode falar para 13% da população mundial!

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Quer aprender um idioma novo? 5 línguas fáceis de aprender

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você