Curiosidades

Macumba, o que é? – Para que é usada e curiosidades sobre macumba

O que é a macumba? Quais são as características? Quem prática? Respondemos tudo isso e selecionamos algumas curiosidades.

Por Toni Nascimento

-

Inicialmente, o significado da palavra macumba era um pouco diferente do atribuído hoje em dia. Primeiramente, a palavra descrevia um instrumento de percussão de origem africana. Podemos dizer que ele era semelhante ao atual reco-reco. Quem tocava esse instrumento era reconhecido como”macumbeiro”.

Esse instrumento era muito usado por religiões como a Umbanda e o Candomblé. Consequentemente a palavra passou a ser usada para designar rituais religiosos sincréticos de matriz africana, na primeira metade do século XX. Isso aconteceu quando as igrejas neopentecostais e alguns outros grupos cristãos consideravam profana as religiões afro-brasileiras.

Atualmente, basicamente, macumba é uma variação genérica atribuída aos cultos afro-brasileiros, sincretizados com influências da religião católica, do ocultismo, de cultos ameríndios e do espiritismo. Ao observar a história das religiões afro-brasileiras, percebemos que a macumba é uma ramificação do candomblé​.

Macumba

O que é macumba, quais são suas características e algumas curiosidades

Certamente você ainda está um pouco confuso sobre o que significa a expressão. Devido a complexidade do termo e suas várias interpretações, isso é normal. Etimologicamente, a palavra macumba possui uma origem questionável, no entanto, algumas fontes citam que talvez tenha se originado do quimbundo, língua africana falada principalmente no noroeste de Angola.

A prática da macumba muitas vezes é erroneamente associada com rituais satânicos ou de magia negra. Esta ideia preconceituosa começaram a se propagar em 1920, quando a igreja começou a soltar discursos negativos sobre a macumba.

Na prática,na maioria das vezes a macumba está relacionada diretamente com os rituais praticados em alguns cultos afro-brasileiros, característicos pela manifestação mediúnica.

Curiosidades sobre a macumba

1 – Gira

O que é macumba, quais são suas características e algumas curiosidades

Primeiramente, a gira (ou jira) é um ritual da Umbanda que busca a reunião de vários espíritos de determinado grupo, levando-os a se manifestarem nos médiuns. Elas acontecem no ‘congá’, uma espécie de altar. Fumaça com ervas, cânticos, orações e cirandas compões todo o ritual. Além disso, o ritual termina com o “canta para subir”, cântico feito para os espíritos irem embora.

2 – Despacho

O que é macumba, quais são suas características e algumas curiosidades

Basicamente o despacho é uma oferenda dada aos espíritos. Além de serem feitas em encruzilhadas, elas também podem ser realizadas em praias e cemitérios. Para completar, enquanto alguns espíritos preferem comida, outros já se agradam mais com bebidas alcoólicas.

3 – Roncó

O que é macumba, quais são suas características e algumas curiosidades

Também chamado de quarto de santo, o roncó é feito para os iniciados passarem 21 dias recolhidos. Ele é um comodo do terreiro onde ficam recolhidos os iniciados. Após cumprirem o prazo determinado são apresentados aos irmãos de fé e consagrados aos Orixás. Também é utilizado para quem necessita recolhimento.

4 – Castigo

O que é macumba, quais são suas características e algumas curiosidades

O castigo de um espírito pode recair sobre seu “filho” caso ele não obedeça suas orientações. Há casos contados em que o “filho” foi  castigado fisicamente, em alguns casos vindo a falecer.

5 – Atabaque

O que é macumba, quais são suas características e algumas curiosidades

O toque do atabaque é importante para a incorporação. Primeiramente ele é consagrado e guardado com reverência. Além disso ele é coberto com lençóis específicos. Para completar, existe um tipo de toque específico, e a vibração correta que ajuda o médium a incorporar com maior facilidade.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Candomblé, o que é, significado, história, rituais e orixás

Fonte: Significados Fatos Desconhecidos Dicionário Informal

Imagens: PicBon O Globo YouTube Jornalismo Junior Soter Preta

Próxima página »

Escolhidas para você