Curiosidades

Maior árvore do mundo, qual é? Altura e localização da recordista

A árvore mais alta do mundo não coincide com a mais alta. Contudo, ambas são sequóias, uma das espécies com maior altura e longevidade.

Por Amanda Sales

-

Se eu te disser que um prédio tem 24 andares, você vai imaginar algo bem grande, não é mesmo? Mas, e se eu te disser que essa altura surpreendente é, na verdade, da maior árvore do mundo? A gigante trata-se de uma sequóia, batizada de General Sherman, que fica na Floresta Gigante da Califórnia, nos Estados Unidos.

Apesar de ser considerada a maior árvore do mundo, a General Sherman não se trata da mais alta já registrada. A sequóia mais alta é, na realidade, a Hyperion, com 115 metros. No entanto, a recordista ganha da rival por seu tamanho total, já que sua biomassa é superior a das demais.

Além de 83 metros, a sequóia possui 11 metros de diâmetro. Isso faz com que a árvore tenha um volume total de 1486 metros cúbicos. Mas, não é só o porte da General Sherman que chama atenção. Isso porque, a sequóia, assim como as demais da espécie, é muito antiga, podendo ter entre 2300 e 2700 anos.

Pela fama que atingiu, a planta é ponto de visitação que atrai milhares de turistas todos os anos.

Conheça a maior árvore do mundo

É de se esperar que uma árvore do porte da General Sherman também seja muito pesada. Isso porque, com um volume tão grande, a maior árvore do mundo tem um peso estimado de 1.814 toneladas. Pesquisadores foram além e estimaram que, se cortada, a planta seria capaz de produzir 5 bilhões de palitos de fósforo.

De modo geral, a maior árvore do mundo, assim como as demais sequóias, é uma árvore de alto porte, fazendo parte da família das gimnosperma. Isso significa que esse tipo de planta produz sementes, porém, não produz frutos.

Para se reproduzirem, as sequoias necessitam de alguns fatores específicos. Como por exemplo as sementes precisam vir dos ramos, o solo deve ser mineral úmido e com veios rochosos para conseguirem germinar.

Além disso, as sementes podem levar até 21 anos até crescer os ramos e muito tempo até atingir grandes alturas. E também precisam de muito sol. Mas por outro lado, não é necessário ter tantos nutrientes.

Apesar de ter sobrevivido por tantos anos, a General Sherman está ameaçada pelo aquecimento global. Isso porque, as sequóias só vivem tanto tempo devido ao clima úmido e fresco. Desse modo, a elevação da temperatura da terra impacta diretamente na longevidade de plantas como essa.

A árvore mais alta

Fonte: Maiores e melhores

Como dito anteriormente, a maior árvore do mundo perde em quesito de altura. Isso porque, há outra sequóia gigante, a Hyperium, que consegue superar o tamanho e chega a incríveis 115,85 metros. Assim como a outra, está localizada nos Estados Unidos, mas no Redwood National Park, Califórnia.

Ao contrário da General Sherman, a Hyperium não é um ponto turístico. O motivo? Sua localização é protegida pelas autoridades. Contudo, há fotos aéreas como mostram essa árvore se sobrepondo às demais, já que sua altura é equivalente a de um prédio de 40 metros.

Além disso, a Hyperium foi descoberta recentemente. Em 25 de agosto de 2006 ela foi descoberta e, desde então, sua localização está protegida para garantir a preservação da mesma.

Gostou da matéria sobre a maior árvore do mundo? Então confira também essa: Maior cobra do mundo, qual é? Características e outras cobras gigantes

Fonte: Maiores e melhores, Celulose Online, Escola Kids

Imagens: Maiores e melhores

Próxima página »

Escolhidas para você