Mundo Animal

Maior cobra do mundo, qual é? Características e outras cobras gigantes

A maior cobra do mundo, curiosamente, não é a maior já encontrada em comprimento. Além disso, ela também não é venenosa, saiba mais.

Atualizado em 23/09/2020

Desde que foi lançado, em 1997, o filme Anaconda ajuda a compartilhar a ideia de que essas cobras são verdadeiros monstros. Para além da ficção, a maior cobra do mundo realmente se trata de uma anaconda verde, também conhecida como sucuri. A maior já encontrada tinha 6 metros de comprimento e quase 300 quilos.

De modo geral, as sucuris vivem em ambientes alagados, já que se movem mais rapidamente na água. Sendo assim, é comum encontrar a anaconda verde em regiões pantanosas da América do Sul, dentro de rios. Por isso, o corpo dessas cobras é adaptado para essa região, de modo que os olhos e nariz ficam na parte de cima da cabeça e elas podem olhar por cima da água.

Apesar da maior cobra do mundo ter 6 metros, esse recorde pode ser rapidamente batido. Isso porque, as anacondas continuam crescendo durante toda sua vida. O que define o tamanho das sucuris é, de modo geral, as condições de seu habitat, sobretudo a oferta de comida. Sendo assim, estudiosos acreditam que na Floresta Amazônica pode haver anacondas muito maiores, mas que ainda não foram registradas.

Mesmo enorme, a anaconda verde não é venenosa. Por isso, o método da sucuri é se aproximar da sua presa e se enrolar na mesma até que morra estrangulada. Os animais que compõe a dieta da maior cobra do mundo são vertebrados e ela pode engolir uma capivara inteira de uma só vez. Mas, não se preocupe, os humanos não estão no cardápio desse animal.

Concorrente ao posto de maior cobra do mundo

Sucuri ou anaconda. Fonte: Curiosidades

Apesar de ser considerada a maior cobra do mundo, a sucuri não é a mais comprida. Isso porque, ela tem uma concorrente que vence no quesito comprimento: píton-reticulada, ou píton-real, natural do sudeste asiático, que pode chegar a mais de 7 metros. No entanto, este animal é mais fino, por isso perde o posto de maior do mundo.

O critério levando em conta para eleger a maior cobra do mundo foi o tamanho total, ou seja, comprimento e espessura. Desse modo, há registros do Guinness Book que mostram uma píton-real encontrada com 10 metros de comprimento. De acordo com os biólogos, a maior parte das cobras grandes não são venenosas.

As outras 9 maiores cobras do mundo

A sucuri ou anaconda verde figura na lista das 10 maiores cobras do mundo. Contudo, ela tem concorrentes fortes no universo das cobras, vamos conferir:

1 – Cascavel do Texas

Fonte: Curiosidades

Para começar, uma cobra típica do Texas que pode chegar a 2,13 metros. Ao contrário das cobras maiores, esse animal possui veneno e sua picada é muito perigosa.

2 – Cobra-índigo

Fonte: Curiosidades

Esta cobra é considerada a maior da América. Encontrada nos Estados Unidos, ela pode chegar a até 2,80 metros de comprimento. Contudo, ela não é venenosa.

3 – Cobra Marrom Oriental

Fonte: Curiosidades

Além de enorme, essa cobra também é muito perigosa. Isso porque, cerca de 60% dos ataques a humanos na Austrália são causados por esse animal. Elas podem chegar a 1,80, no geral, mas uma exemplar já foi capturada com 2,50 metros de comprimento.

4 – Surucucu

Fonte: Curiosidades

É claro que não poderia faltar uma representante brasileira na nossa lista. A surucucu é, com certeza, a maior cobra da América Latina, podendo chegar a até 3 metros. Ela é encontrada nas regiões da Bahia e da Floresta Amazônica e também pode ser conhecida como Pico de Jaca.

5 – Jiboia

Fonte: Curiosidades

Esta é mais uma representante brasileira e trata-se da maior segunda maior cobra do país. Ela pode atingir, até 4,5 metros de comprimento, mas não é venenosa e mata suas presas por asfixia.

Além disso, ela possui um chiado que anuncia o ataque e ficou conhecido como “bafo da jiboia”.

6 – Cobra real

Fonte: Curiosidades

Você, com certeza, já viu imagens de encantadores de serpentes. Normalmente, nessas imagens a cobra que aparece é uma cobra real. Apesar de ser menos venenosa que outras, ela bate recordes em quantidade de veneno injetado na vítima.

7 – Píton-Diamante

Fonte: Curiosidades

Apesar de enorme, essa cobra também é muito bonita, devido à sua pelagem que lembra pequenos diamantes. Comumente alcançam até 3 metros, no entanto, há registro de animais de até 6 metros de comprimento encontrados. Não é venenosa, mas é capaz de matar rapidamente por asfixia.

8 – Píton-Indiana

Fonte: Curiosidades

Mais uma representante da família Phythonidae, a píton-indiana pode atender até 8 metros. O que mais chama atenção nesse animal é a capacidade de abrir muito a boca para engolir grandes animais inteiros. Isso se deve ao foto dos ossos de sua mandíbula serem soltos.

9 – Píton-real

Fonte: Curiosidades

Por última, mas não menos importante, a já citada píton-real. Alguns exemplares desse animal já foram capturados com até 10 metros. Contudo, elas são mais finas e mais magras.

Saiba tudo sobre o mundo animal, leia também essa matéria: Animal mais velho do mundo – Qual é, idade e 9 animais bem velhinhos

Fonte: AgroNewsBrazil, Superinteressante, Curiosidades

Imagens: Pinterest, Curiosidades

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada