30 maiores atentados terroristas da história

Milhares de vidas são perdidas todos os anos devido a atos de terrorismo. Confira quais foram os maiores atentados terroristas da história

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos

Ao longo dos anos, terroristas ceifaram centenas de vidas inocentes. Nos tempos modernos, o terror continua a causar mortes nas ruas todos os dias e os terroristas estão por toda parte.

Com efeito o terrorismo não se limita a um grupo, área geográfica, queixa, objetivo, método ou época. No último século, os terroristas cometeram violência por todos os tipos de razões: para criar um novo país, realizar uma revolução, atingir objetivos racistas, libertar animais de testes de laboratório, acabar com o aborto e muito mais.

Pode, portanto, parecer estranho que grupos com objetivos tão diversos possam ser classificados como terroristas. O que os une? Um ponto em comum é que fortes crenças ideológicas os levam a cometer violência como os maiores atentados terroristas que compilamos nesta lista. Saiba mais a seguir.

O que é terrorismo?

De modo geral, o terrorismo é a violência, geralmente contra civis, cometida por pessoas ou grupos motivados por objetivos políticos e ideológicos precisos.

Desse modo, os terroristas buscam atingir seus objetivos e, ao mesmo tempo, inspirar medo e terror psicológico nas vítimas e observadores. Todavia, o terrorismo não é crime – é político e geralmente não é empreendido para obter ganhos financeiros; e não é guerra – ato contra civis ou outros alvos por atores não estatais (qualquer pessoa ou grupo não relacionado a um governo) com menos recursos e menos poder do que o estado.

Portanto, em suma, a definição de terrorismo é “violência premeditada e com motivação política” que ataca civis e é feita por grupos ou pessoas que agem em segredo.

Maiores atentados terroristas da história

Globalmente, a violência terrorista aumentou significativamente entre 2002 e 2014. No entanto, essa tendência começou a se reverter em 2014, que foi o ano mais letal já registrado em termos de mortes relacionadas ao terrorismo.

Desde 2014, tanto o número de incidentes terroristas quanto as mortes resultantes realmente diminuíram – uma tendência nem sempre clara a partir da cobertura da mídia – mas ambos permanecem em níveis historicamente altos. Por exemplo, os ataques terroristas em 2017 foram mais de três vezes mais comuns do que em 2007.

Confira os maiores atentados terroristas da história, a seguir.

1992

Fonte: Pinterest

Dois caminhões, cada um com mais de 1.000 kg de explosivos, explodiram em um distrito comercial da capital peruana, Lima. Como resultado, a explosão matou 25 pessoas e feriu 155, danificando 183 casas e 400 empresas.

Esse bombardeio foi o início de uma campanha de uma semana do grupo terrorista Sendero Luminoso – e o mais mortal.  Mas, antes ocorreram outros ataques menores do grupo militante contra as delegacias para desobstruir o caminho e desorganizar as forças policiais.

Uma vez que os caminhões estavam na rua, os motoristas abandonaram seus veículos, deixando-os para colidir com prédios e forçar uma explosão. Em 1992, o Peru se encontrava em meio a uma guerra civil, ocorrendo várias insurgências políticas violentas, nas quais o Sendero Luminoso se envolveu, sendo um desdobramento militante do Partido Comunista Peruano.

1994

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

O massacre da Caverna dos Patriarcas, também conhecido como massacre da Mesquita Ibrahimi ou massacre de Hebron, foi um ato terrorista de autoria do americano-israelense Baruch Goldstein, também membro do movimento israelense de extrema direita Kach.

Goldstein abriu fogo contra um grande número de muçulmanos palestinos que se reuniram para orar dentro da Mesquita Ibrahimi (Mesquita de Abraão), na Caverna dos Patriarcas em Hebron, Cisjordânia.

Aliás, aconteceu durante os feriados religiosos coincidentes do Purim judeu e do Ramadã muçulmano. O ataque deixou 29 mortos e 125 feridos. Goldstein só parou porque sofreu linchamento até a morte pelos sobreviventes.

Com efeito, o massacre imediatamente desencadeou protestos e tumultos palestinos em toda a Cisjordânia. Goldstein foi amplamente denunciado em Israel e por comunidades da diáspora judaica.

Além disso, dois ataques suicidas separados ocorreram em março de 1994, sob o comando de militantes palestinos dentro de Israel em retaliação ao massacre de Goldstein.

Um total de 15 civis israelenses foram mortos e 34 feridos no ataque, ocorrido em Afula em 6 de abril, no final do período de luto de quarenta dias pelas vítimas de Goldstein. Assim, esses foram os primeiros ataques suicidas sob execução de combatentes palestinos dentro de Israel.

1995

Fonte: Pinterest

O ataque de Oklahoma nos Estados Unidos foi um ataque terrorista doméstico contra o Alfred P. Murrah Federal Building em Oklahoma City em 19 de abril de 1995.

Sob comando de Timothy McVeigh e Terry Nichols, o bombardeio destruiu um terço do prédio, matou 168 pessoas e feriu mais de 680. Além disso, a explosão destruiu ou danificou 324 outros edifícios em um raio de 16 quarteirões e destruiu ou queimou 86 carros, causando danos de aproximadamente 652 milhões de dólares.

Dentro de 90 minutos após a explosão, McVeigh foi preso pela polícia por dirigir sem placa e por porte ilegal de armas. Desse modo, a evidência forense rapidamente ligou McVeigh e Nichols ao ataque; Nichols foi preso e, em poucos dias, os dois foram acusados.

Aliás, este foi um dos maiores atentados terroristas em solo americano até os ataques de 11 de setembro e ainda continua sendo o incidente de terrorismo doméstico mais mortal da história dos Estados Unidos.

1996

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos

Neste ano, ocorreu um dos maiores e mais mortais atentados terroristas de autoria dos Tigres de Libertação de Tamil Eelam (LTTE ou Tigres Tamil) durante a Guerra Civil do Sri Lanka (1983-2009).

A bomba foi detonada por um homem-bomba que dirigia um caminhão que continha 440 libras de alto explosivo, matando 91 e ferindo outras 1.400 pessoas.

Em suma, os Tigres Tamil eram lutadores separatistas, visando um estado independente no norte e no leste da ilha. No final, eles foram derrotados em 2009 pelos militares do Sri Lanka.

Ao longo de suas operações, o LTTE realizou muitos ataques e assassinatos, incluindo os do ex-primeiro-ministro indiano em 1991 e do presidente do Sri Lanka em 1993. Aliás, de acordo com o FBI, os LTTE foram a primeira organização a usar cintos suicidas.

1998

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Os atentados à embaixada dos Estados Unidos ocorreram em 7 de agosto de 1998. Com efeito, mais de 200 pessoas morreram em explosões de caminhão-bomba em duas cidades da África Oriental, nas embaixadas dos Estados Unidos em Dar es Salaam, na Tanzânia, e Nairóbi, no Quênia.

Os ataques, que estavam ligados a membros locais da Jihad Islâmica Egípcia, trouxeram Osama bin Laden e a organização terrorista Al-Qaeda à atenção do público americano pela primeira vez, e resultaram na colocação do Federal Bureau of Investigation (FBI) Bin Laden em sua lista dos dez fugitivos mais procurados.

Acredita-se que os atentados tenham sido uma vingança pelo envolvimento americano na extradição e alegada tortura de quatro membros da Jihad Islâmica Egípcia (EIJ) que foram presos na Albânia nos dois meses anteriores aos ataques.

213 pessoas foram mortas na explosão de Nairóbi, enquanto 11 foram mortas em Dar es Salaam. Estima-se que 4.000 feridos em Nairóbi e 85 em Dar es Salaam.

Em resposta aos bombardeios, o presidente Bill Clinton ordenou uma série de ataques com mísseis de cruzeiro contra alvos no Sudão e no Afeganistão, anunciando o ataque em um discurso no horário nobre na televisão americana.

1999

Fonte: Pinterest

A pior atividade ocorreu na região sudoeste do Daguestão, na Rússia, a oeste do Cazaquistão. Uma série de atentados a bomba atingiu prédios de apartamentos, matando quase 300 pessoas e ferindo mais de 1.000.

Ainda há debates sobre se os separatistas chechenos realizaram os ataques ou se o governo russo os encenou para fomentar o apoio à eleição de Vladimir Putin.

Ataques em Londres

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Além disso, no mesmo ano, em Londres David Copeland lançou três bombas de pregos em fins de semana sucessivos em Brixton, Brick Lane e finalmente no Soho.

As bombas resultaram em três mortes e mais de 100 feridos e tiveram como alvo as comunidades negras, do sul da Ásia e gays de Londres. Copeland, um neo-nazista e ex-membro do Partido Nacionalista Britânico e do então Movimento Nacionalista Socialista, colocou bolsas com até 1.500 pregos de dez centímetros em cada local-alvo.

Apesar de ter sido diagnosticado com esquizofrenia paranoica e implorar por homicídio culposo, foi condenado por homicídio e sentenciado à prisão perpétua.

2000

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos

A virada do milênio foi um ano relativamente pacífico. Ou seja, o mundo sobreviveu até 30 de dezembro, antes do primeiro grande ataque: uma onda de bombardeios nas Filipinas que matou 22 pessoas e feriu cerca de 100.

2001

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Certamente, o dia 11 de setembro de 2001 marcou a maior perda de vidas dos Estados Unidos. 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais, e os jogaram deliberadamente dois dos aviões nos andares superiores das torres Norte e Sul do complexo do World Trade Center e um terceiro avião no Pentágono em Arlington.

As Torres Gêmeas finalmente desabaram devido aos danos sofridos pelos impactos bem como aos incêndios resultantes, que enfraqueceram as colunas de suporte.

Contudo, depois de saber sobre os outros ataques, os passageiros do quarto avião, o voo 93, reagiram e o avião caiu em um campo vazio no oeste da Pensilvânia, a cerca de 20 minutos de avião de Washington, DC.

No total, os ataques mataram 2.977 pessoas, 2.753 pessoas foram mortas em Nova York, 184 pessoas foram mortas no Pentágono e 40 pessoas foram mortas no voo 93.

Aliás, quando as torres foram atingidas, entre 16.400 e 18.000 pessoas estavam no complexo WTC, como muitos deles saíram correndo, os serviços de emergência correram para tentar salvar os feridos ou presos.

2002

Fonte: Pinterest

O ano viu uma série consistente de atividades em Israel e na América do Sul. Ataques de franco-atiradores na região meso-atlântica dos EUA mataram 17 pessoas e feriram 10.

Um ataque suicida, conhecido como massacre da Páscoa, foi executado pelo Hamas, no Park Hotel em Netanya, Israel, em 27 de março de 2002, durante o Seder da Páscoa.

Um homem-bomba palestino, Abdel-Basset Odeh, se disfarçou de mulher e entrou no hotel carregando uma mala contendo explosivos. Aliás, ele passou com sucesso pelos guardas de segurança e detonou a bomba. Por este motivo, 30 pessoas morreram e 140 ficaram feridas.

Atentados de Bali

Fonte: Pinterest

Por outro lado, os atentados de 2002 em Bali ocorreram em 12 de outubro do mesmo ano no distrito turístico de Kuta, na ilha indonésia de Bali.

O ataque matou 202 pessoas (incluindo 88 australianos, 38 indonésios e pessoas de mais de 20 outras nacionalidades). Outras 209 pessoas ficaram feridas. Vários membros do Jemaah Islamiyah, um grupo islâmico violento, foram condenados pelos atentados, incluindo três indivíduos que foram condenados à morte.

O ataque envolveu a detonação de três bombas: um dispositivo montado em uma mochila transportado por um homem-bomba; um grande carro-bomba, ambos detonados em ou perto de casas noturnas populares em Kuta; bem como um terceiro dispositivo muito menor detonado fora do consulado dos Estados Unidos em Denpasar, causando apenas danos menores.

Uma fita cassete supostamente contendo uma mensagem de voz gravada de Osama bin Laden afirmava que os atentados de Bali foram uma retaliação direta pelo apoio à guerra dos Estados Unidos contra o terrorismo e pelo papel da Austrália na libertação de Timor Leste.

2003

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Os bombardeios aumentaram um pouco conforme os ataques ocorreram na Rússia, Marrocos e Israel. Com o início da Guerra do Iraque, os atentados suicidas começaram a se tornar mais comuns em todo o país.

2004

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

O atentado de Baqubah em 2004 ocorreu próximo a um mercado local e uma delegacia de polícia em 28 de julho de 2004, em Baquba, governadoria de Diyala no Iraque, visando civis que estavam em fila esperando para se alistar como voluntários da polícia.

De acordo com testemunhas, um homem-bomba suicida jogou seu veículo na fila do lado de fora do prédio e detonou as cargas explosivas.

A força da explosão foi enorme e destruiu uma minivan que estava estacionada nas proximidades, matando todas as 21 pessoas lá dentro. Um total de 68 iraquianos morreram no ataque e muitos outros ficaram feridos.

2005

Fonte: Pinterest

No início do ano, a cidade iraquiana de Hillah sofreu um devastador carro-bomba que tirou 127 vidas e feriu outras centenas.

Mais tarde naquele julho, quatro homens-bomba explodiram um ônibus de Londres. Foram uma série de ataques terroristas suicidas coordenados no centro de Londres que visavam civis usando o sistema de transporte público durante a hora do rush matinal.

Quatro extremistas islâmicos detonaram separadamente três bombas em rápida sucessão a bordo dos trens do metrô de Londres pela cidade e, mais tarde, uma quarta em um ônibus de dois andares na Praça Tavistock.

Cinquenta e dois civis morreram e mais de 700 ficaram feridos nos ataques, o pior incidente terrorista no Reino Unido desde o atentado de Lockerbie em 1988, bem como o primeiro ataque suicida islâmico no país.

As 52 vítimas eram de origens diversas; entre eles estavam vários cidadãos britânicos nascidos no exterior, estudantes de intercâmbio, pais e um casal britânico de 14 anos. Todos, exceto um, eram residentes de Londres. Três dos homens-bomba eram filhos de imigrantes paquistaneses nascidos na Grã-Bretanha; o outro era um convertido nascido na Jamaica.

2006

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Os distúrbios no Oriente Médio continuaram a produzir ataques terroristas mensais no Iraque, Afeganistão e Paquistão. Em julho, bombas de pressão em um trem de Mumbai causaram centenas de mortos e feridos.

Os bombardeios da ferrovia de Mumbai foram uma série de sete explosões de bomba que ocorreram durante um período de 11 minutos na Suburban Railway em Mumbai, capital do estado indiano de Maharashtra e capital financeira do país.

As bombas foram detonadas em panelas de pressão nos trens da linha oeste da rede Suburban Railway. 209 pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas.

Um estado de alerta máximo foi declarado nas principais cidades da Índia e em ambos os aeroportos de Mumbai. Cerca de 350 pessoas foram detidas 36 horas após o incidente em Maharashtra; a polícia afirma que se tratava de pessoas presas para investigações.

Em 14 de julho, o Lashkar-e-Qahhar, uma organização terrorista possivelmente ligada ao Lashkar-e-Taiba (LeT), assumiu a responsabilidade pelos atentados.

2007

Fonte: Pinterest

Dois bombardeios em mercados ao ar livre do Iraque ocorreram nos primeiros dois meses do ano. Então, em agosto, uma série de ataques com carros-bomba matou 800 pessoas e deixou 1.500 feridos. Ademais, trata-se de um dos maiores atentados terroristas depois do 11 de setembro.

Foram quatro ataques à bomba nas cidades yazidi de Kahtaniya e Jazeera, na província iraquiana de Ninawa.

Os bombardeios coordenados envolveram um tanque de combustível e três carros. Por vários meses antes do ataque, as tensões vinham crescendo na área, especialmente entre yazidis e muçulmanos sunitas.

Folhetos foram distribuídos denunciando os yazidis como “anti-islâmicos” e advertindo-os de que um ataque era iminente. As explosões tiveram como alvo os Yazidi, uma minoria religiosa no Iraque. Os bombardeios coordenados envolveram um tanque de combustível e três carros.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque. O presidente do Iraque, Jalal Talabani, acusou os insurgentes sunitas iraquianos dos atentados, apontando para a história da violência sunita contra os yazidis. As autoridades dos EUA suspeitaram do envolvimento da Al-Qaeda no Iraque / Estado Islâmico no Iraque.

2008

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Em novembro de 2008, 10 membros do Lashkar-e-Taiba, uma organização militante islâmica com sede no Paquistão, realizaram uma série de 12 ataques coordenados de tiroteio e bombardeio que duraram quatro dias em Mumbai.

Terminais de transporte, cafés, hotéis, cinemas e um hospital foram alvos. O LeT reiterou seu objetivo de introduzir um estado islâmico no sul da Ásia e “libertar” os muçulmanos que residem na Caxemira indiana. Os ataques geraram condenação global, matando 164 pessoas e ferindo pelo menos 308.

Em 29 de novembro, os Guardas de Segurança Nacional da Índia (NSG) conduziram a ‘Operação Black Tornado’ para expulsar os atacantes restantes; resultou na morte dos últimos atacantes restantes no Taj Hotel e no fim de todos os combates nos ataques.

O governo da Índia disse que os atacantes vieram do Paquistão e seus controladores estavam no Paquistão. Em 7 de janeiro de 2009, o Paquistão confirmou que o único autor sobrevivente dos ataques era um cidadão paquistanês.

2009

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

O primeiro semestre do ano viu relativamente pouca atividade, mas no segundo semestre, o Iraque e a Índia foram vítimas de ataques suicidas e tiroteios. Carros-bomba mataram centenas de pessoas no Iraque e no Paquistão em outubro daquele ano.

2010

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

A pior atividade ocorreu no Paquistão, principalmente devido a atentados suicidas. Mais de 500 pessoas ficaram feridas em um período de três dias em setembro, tudo devido a bombardeios.

2011

Fonte: Pinterest

Em suma, os ataques de 2011 na Noruega foram dois ataques terroristas sequenciais por Anders Behring Breivik contra o governo, a população civil e um acampamento de verão executado pela Liga da Juventude Operária (AUF).

Os ataques ceifaram um total de 77 vidas. O primeiro ataque foi a explosão de um carro-bomba em Oslo. A van foi colocada ao lado do bloco de torre que abriga o gabinete do primeiro-ministro, matando oito pessoas e ferindo pelo menos 209 pessoas, doze delas gravemente.

Ademais, o segundo ataque ocorreu menos de duas horas depois, em um acampamento de verão na ilha de Utoya.

O acampamento foi organizado pela AUF, a divisão da juventude do governante Partido Trabalhista norueguês. Breivik, vestido com um uniforme de policial feito em casa e apresentando identidade falsa, pegou uma balsa até a ilha e abriu fogo contra os participantes, matando 69 deles e ferindo pelo menos 110 pessoas.

Foi um dos maiores atentados terroristas na Noruega desde a Segunda Guerra Mundial, e uma pesquisa descobriu que um em cada quatro noruegueses conhecia “alguém afetado pelos ataques”.

2012

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Pelo menos 32 pessoas foram mortas neste atentado suicida contra uma mesquita no norte do Afeganistão, enquanto os fiéis faziam as orações matinais no início do feriado muçulmano de Eid al-Adha.

A maioria dos funcionários do governo provincial também estava na mesquita, que estava lotada no primeiro dia do feriado de quatro dias. Não houve reivindicação imediata de responsabilidade, mas atentados suicidas eram comumente usados ​​por islâmicos talibãs que tentavam derrubar o governo apoiado pelo Ocidente do presidente Hamid Karzai.

Entre 2007 e 2014, mais de 20.000 pessoas foram mortas em ataques terroristas no Afeganistão; o bombardeio da mesquita é um dos muitos ataques trágicos ocorridos neste período.

2013

Fonte: Pinterest

O conflito se intensificou nesses países do Oriente Médio, com carros-bomba em Damasco, em fevereiro, matando cerca de 80 pessoas e ferindo 250 pessoas. Os atentados da Maratona de Boston em abril mataram cinco pessoas e feriram mais de 200.

Além disso, no sábado, 21 de setembro de 2013, homens armados não identificados atacaram o shopping Westgate, o shopping center mais caro de Nairóbi, no Quênia.

O ataque resultou em pelo menos 67 mortes e mais de 175 pessoas ficaram feridas no tiroteio em massa. O grupo extremista islâmico al-Shabaab assumiu a responsabilidade pelo incidente, que caracterizou como uma retribuição pelo destacamento militar queniano no país natal do grupo, a Somália.

Muitos meios de comunicação também suspeitaram do envolvimento do grupo insurgente no ataque com base em avisos de represália anteriores que emitiu na sequência da Operação Linda Nchi de 2011 a 2012.

As autoridades quenianas prenderam dezenas de pessoas na sequência do ataque, mas não anunciaram qualquer suspeitos diretamente relacionados ao cerco.

2014

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Na noite de 14 a 15 de abril de 2014, 276 estudantes do sexo feminino (com idades entre 16 e 18 anos) foram sequestradas na Escola Secundária do Governo em Chibok, Nigéria.

Boko Haram, uma organização extremista e terrorista com sede no nordeste da Nigéria, assumiu a responsabilidade pelos sequestros. Das 276 crianças, 53 conseguiram escapar no início de maio. Em maio de 2016, encontraram Amina Ali, uma das vítimas do ataque.

Ela disse que as meninas ainda estavam presas, mas que seis delas haviam morrido. Ali revelou ainda que as raparigas estão detidas na floresta de Sambisa, onde passam fome e recorrem a comer milho cru, que algumas morreram em cativeiro, fraturas ou ficaram surdas por estarem muito perto das explosões.

O Boko Haram (que significa “educação não islâmica é um pecado”) está envolvido em uma rebelião armada contra o governo nigeriano desde 2009, com o auge da violência em 2014, quando o conflito resultou em mais de 10.000 mortes.

2015

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Os distúrbios na Nigéria e nos Camarões causaram milhares de mortes quando as forças do Boko Haram abriram fogo contra civis. Os bombardeios na Turquia e no Iêmen também produziram centenas de mortes. Em dezembro, atiradores alegando lealdade ao Estado Islâmico mataram uma dúzia de pessoas e feriram duas dúzias em San Bernardino, Califórnia.

Fonte: Pinterest

Avião Metrojet

Outro ato terrorista marcante ocorreu quando o voo 9268 da Metrojet se desintegrou acima do norte do Sinai em 31 de outubro de 2015 na rota do Egito para a Rússia. A aeronave transportava 217 passageiros e sete tripulantes; todos os quais foram mortos.

Daqueles que estavam a bordo, a maioria turistas, havia 219 russos, quatro ucranianos e um bielorrusso. Aliás, a possibilidade de uma bomba estar em uma aeronave de Sharm el-Sheikh levou vários países a suspender os voos para aquele aeroporto.

Embora a causa inicialmente não fosse clara, logo após o acidente, o Estado Islâmico do Iraque e o braço do Sinai do Levante (ISIL) assumiram a responsabilidade pelo incidente.

Em novembro, as autoridades britânicas e americanas suspeitaram que uma bomba foi responsável pelo acidente. Aliás, o Serviço de Segurança Federal da Rússia anunciou em 17 de novembro que tinha certeza de que se tratava de um ataque terrorista, causado por uma bomba improvisada.

2016

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Mais de 75% dos ataques do ano ocorreram em 10 países, incluindo Iraque, Afeganistão e Índia. Ataques menores ocorreram em Nice, França, Orlando, Flórida. Em 12 de junho de 2016, Omar Mateen, cometeu um ataque terrorista / crime de ódio dentro da Pulse, uma boate gay, em Orlando, Flórida. Dessa maneira, o tiroteio matou 49 pessoas e feriu outras 53.

Em um telefonema para o 911 logo após o início do tiroteio, Mateen jurou lealdade a Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIL). Além disso, ele afirmou que o tiroteio foi provocado pelo assassinato de Abu pelos EUA Waheeb no Iraque em maio.

Mateen foi baleado e morto pela polícia após um impasse de três horas. O ataque foi o tiroteio em massa mais mortal por um único atirador, um dos maiores atentados terroristas e mais mortal contra pessoas LGBT na história dos Estados Unidos. Ademais, foi o ataque mais mortal na América desde os ataques de 11 de setembro de 2001. A CIA não encontrou ligações entre Mateen e o ISIL.

2017

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Em 24 de novembro de 2017, detonaram uma bomba enquanto os fiéis se reuniam para as orações de sexta-feira na mesquita al-Rawda, em Bir al-Abed.

Segundo informações, 30 atacantes abriram fogo contra as pessoas que tentavam fugir. Além disso, os agressores também incendiaram veículos nas proximidades para bloquear o acesso à mesquita e dispararam contra ambulâncias que tentavam ajudar as vítimas.

O ataque resultou em 305 mortos, com mais 128 feridos, inclusive, foi o ataque mais mortal do país na história recente.

Em resposta ao ataque, a nação reservou três dias de luto. Posteriormente, o presidente Abdel Fattah ordenou que as forças armadas construíssem um memorial para as vítimas. Além disso, lançaram ataques aéreos em retaliação pelos militares contra alvos no Sinai, já que o presidente prometeu responder com ‘força bruta’.

Assim, o estado islâmico foi responsável pelo ataque. Ademais, de acordo com testemunhas oculares, alguns dos agressores carregaram a bandeira do Estado Islâmico.

Todavia, acredita-se que muitos dos adoradores sejam muçulmanos sufistas. Em resumo, o sufismo é visto como herético por muitos grupos jihadistas, incluindo o Estado Islâmico.

2018

Fonte: Pinterest

Em 13 de julho de 2018, no sudoeste do Paquistão, o país viu um dos maiores atentados terroristas. O Estado Islâmico cometeu um ato terrorista durante um comício eleitoral para o Partido Awami do Baluchistão (BAP), na área de Mastung, na província de Baluchistão.

Num dos maiores atentados terroristas da história, 149 pessoas perderam a vida, incluindo o líder do BAP, Siraj Raisani, que se candidatava a um assento na assembleia provincial.

O ataque ocorreu antes das eleições gerais do país em 25 de julho. Em suma, o período também teve uma série de outros incidentes e ataques violentos.

Dessa forma, ao todo, pelo menos 158 pessoas foram mortas e mais de 670 feridas em cerca de 120 ataques nas seis semanas anteriores à eleição, conforme relatado pela Al-Jazeera.

2019

Fonte: Pinterest

No domingo de Páscoa, 21 de abril de 2019, homens-bomba com ligações ao Daesh mataram pelo menos 253 pessoas e feriram cerca de 500. O ataque ocorreu em igrejas e hotéis de alto nível em todo o Sri Lanka, sendo um dos maiores atentados terroristas do país.

Três das explosões atingiram fiéis em igrejas católicas, enquanto outras três explosões ocorreram em hotéis de luxo. Os ataques foram sob o Shangri-La, o Cinnamon Grand e o Kingsbury – todos localizados no coração de Colombo.

A maioria das vítimas fatais foram cidadãos do Sri Lanka, com 38 estrangeiros entre os mortos, incluindo cidadãos indianos, britânicos e americanos. Ademais, a polícia do Sri Lanka confirmou um total de nove homens-bomba, incluindo uma mulher.

Em um discurso transmitido pela televisão na noite do ataque, o presidente Maithripala Sirisena disse que ficou chocado com a perda de vidas e pediu calma, juntamente com um período nacional de luto.

Não houve maiores atentados terroristas anteriores no Sri Lanka ligados a grupos islâmicos estrangeiros, embora houvesse relatos da mídia sobre homens locais retornando da Síria tendo lutado pelo Daesh.

2020

Os 30 maiores atentados terroristas de todos os tempos
Fonte: Pinterest

Para finalizar a lista de maiores atentados terroristas, na sexta-feira, 16 de outubro de 2020, Samuel Paty, um professor francês do ensino fundamental, foi morto em uma rua perto da escola onde lecionava.

Paty foi de fato brutalmente decapitado e assassinado uma semana depois de discutir caricaturas do Profeta Muhammad na revista satírica Charlie Hebdo durante uma discussão em classe sobre liberdade de expressão.

Porém, antes de mostrar a caricatura, Paty convidou os alunos muçulmanos a deixar a sala de aula brevemente, se assim o desejassem.

Seu agressor, Abdoullakh Anzorov, um imigrante russo de 18 anos de ascendência chechena, foi morto a tiros pela polícia. Nas investigações que se seguiram, os investigadores de contraterrorismo estabeleceram que Anzorov estivera em contato com jihadistas na Síria.

Por fim, o assassinato de Paty gerou indignação pública generalizada. Isso obrigou o presidente Emmanuel Macron a reprimir o extremismo islâmico e a violência em um país que ainda se recupera de uma onda de ataques jihadistas que começou em 2015 e que coletivamente resultaram na morte de pelo menos 250 pessoas.

Então, agora que você sabe quais foram os maiores atentados terroristas, leia também: Bomba de hidrogênio vs bomba atômica – Qual é a diferença?

Fontes: Bol, Super Interessante, Mega curioso, Forbes

Outras postagens