Curiosidades

Maiores hidrelétricas do mundo, quais são? 10 maiores do mundo

As maiores hidrelétricas do mundo são responsáveis por boa parte da energia elétrica de seus países, podendo ter a energia comercializada.

Atualizado em 23/09/2020

Você já parou para se perguntar de onde vem a energia que abastece as cidades? De modo geral, no Brasil, boa parte da energia que utilizamos é oriunda de hidrelétricas. Nessas construções, a força da água é utilizada para gerar energia elétrica. Além disso, nosso país possui três das maiores hidrelétricas do mundo.

Sendo assim, para uma hidrelétrica funcionar, é necessário que haja o represamento das águas de um rio, o que pode ocupar uma área com grandes extensões. Desse modo, a água acumulada gera uma tensão e passa por turbinas, fazendo-as girar. Assim, o movimento das hélices gera energia elétrica.

Por seu funcionamento intrincado e a grande quantidade de água exigida, é possível imaginar que as hidrelétricas precisam ser instaladas em locais com grande oferta de água. Por isso, você vai observar que há locais repetidos na lista das maiores hidrelétricas do mundo. Vamos conhecer?

Confira as 10 maiores hidrelétricas do mundo

1- Usina de Três Gargantas (China)

Fonte: Metalica

Inicialmente, a maior hidrelétrica do mundo está localizada no rio Yang Tsé, na China, e existe desde 2008. De modo geral, a usina tem 2.335 m de comprimento e demorou quase 14 anos para ser construída. Além de ser a maior geradora de energia elétrica, a construção funciona como contenção de enchentes na região.

A usina produz 22.500 MW de energia e, de modo geral, também facilita o transporte hidroviário na região.

2- Usina de Itaipú (Brasil)

Fonte: Brasil escola

Como dissemos, o Brasil figura três vezes nessa lista, inclusive no segundo lugar. A Usina de Itaipú fica localizada na fronteira entre Paraguai e Brasil, além de produzir 14.000MW de energia, por isso, a mesma é destinada aos dois países.

Desse modo, os dois países ajudaram na construção, no rio Paraná, que começou em 1972. A usina conta com 7.919 metros de comprimento e sua área ocupa 1350 km² de território entre o Brasil e o Paraguai.

3- Belo Monte (Brasil)

Maiores hidrelétricas do mundo, quais são? Lista com as 10 maiores
Fonte: El País

Inicialmente, ao ser finalizada, a Usina de Belo Monte se tornou a segunda maior da América Latina, com uma capacidade produtiva de até 11.233MW de energia. No entanto, desde sua construção, diversas irregularidades foram apontadas em sua estrutura.

De modo geral, a barragem da hidrelétrica está localizada no leito do Rio Xingu, o que gerou críticas ao desalojamento de povos indígenas e ribeirinhos. Além disso, ao logo de sua construção, a destruição ambiental causada pela barragem também foi alvo de críticas.

4- Guri (Venezuela)

Fonte: Gigantes do Mundo

A priori, a usina hidrelétrica de Guri, na Venezuela, produz 10.200 MW de energia. Ela está localizada, no Rio Caroni e sua construção foi concluída em 1986. Além de abastecer o país, essa hidrelétrica também exporta energia para o Brasil.

5- Tucuruí I e II (Brasil)

Fonte: Gigantes do Mundo

A quinta posição da nossa lista é, na verdade, uma dupla localizada na cidade de Tucuruí, em Belém do Pará. Além disso, ela é a maior usina hidrelétrica 100% brasileira, podendo produzir 8.370 MW de energia.

No mais, a usina construída entre 1974 e 1984 possui a maior vertente do mundo.

6- Grand Coulee (Estados Unidos)

Fonte: Gigantes do Mundo

Além de ser uma das maiores hidrelétricas do mundo, a Usina de Grand Coulee chama atenção por sua envergadura. Isso porque, sua barragem possui 1,6km de largura e o dobro da altura das Cataratas do Niágara. Ela foi construída em 1974 e tem capacidade de produção de 6.494 MW.

7- Sayano-Shushenskaya (Rússia)

Fonte: Gigantes do Mundo

Além de ser uma das maiores do mundo, essa é a maior hidrelétrica da Rússia. No mais é uma das maiores em termos de produção do mundo. Isso porque, com apenas 10 turbinas tem o potencial de 6.400MW.

8-Krasnoyarsk (Rússia)

Fonte: Gigantes do mundo

Já essa utra usina russa tem capacidade produtiva de 6.000 MW e foi construída ao longo de 1972. Além disso, ela é a segunda maior hidrelétrica do país.

9- Churchill Falls (Canadá)

Fonte: Gigantes do Mundo

Além de uma das maiores do mundo, essa é a maior hidrelétrica do Canadá. Tem capacidade de produção de 5.428 MW e é, também, a maior usina subterrânea do mundo.

10- Usina La Grande 2 (Canadá)

Fonte: Gigantes do Mundo

De modo geral, essa usina foi construída em Quebec e tem capacidade produtiva de 5.328 MW. Ela faz parte de um projeto de barragens construído ao longo do rio La Grande e pode contar com mais obras. Se isso acontecer, ela se tornará a maior do mundo.

Gostou de conhecer as maiores hidrelétricas do mundo? Então talvez você goste dessa matéria: Obeliscos – Origem, história e onde encontrar os antigos monumentos

Imagens: El País, Gigantes do Mundo

Fonte: Brasil Escola, Metalica

 

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada