Ciência & Tecnologia

Máscara caseira – Por que usar, eficácia e como fazer em casa

Para lidar com qualquer tipo de pandemia, a melhor ação é a prevenção como, por exemplo, o uso de máscara caseira que pode ser feita em casa.

Desde que o novo coronavírus (COVID-19) foi identificado em Wuhan, na China, o mundo passou a se preocupar. Começou então, uma corrida contra o tempo para combater o vírus que começou a se espalhar rapidamente. Álcool gel, higienização das mãos e o uso de máscara caseira tornaram-se métodos de prevenção.

Vários países adotaram a obrigatoriedade da máscara, por exemplo. A China foi o primeiro, logo em seguida vieram os demais, como Áustria, Japão e vários outros. Aqui, no Brasil, já é recomendado seu uso (obrigatório em vários estados) sempre que for se expor em algum lugar público e com muitas pessoas.

Como não há um estoque nacional de máscaras cirúrgicas para todos, recomenda-se deixá-las apenas para profissionais de saúde. Logo, a máscara caseira pode fazer o papel das demais e nos proteger do vírus que se espalhou por todo o mundo.

Máscara caseira - Aprenda a fazer uma máscara sem sair de casa
180 graus

Desde que as pessoas passaram a ter noção da gravidade do problema, a busca pela máscara caseira aumentou. De acordo com o virologista Eduardo Flores, isso é uma boa notícia, pois o uso indiscriminado da máscara cirúrgica traria caos ao sistema de saúde. Assim sendo, os acessórios de proteção cirúrgicos ficam restritos apenas aos profissionais que lutam na linha de frente.

Então, saiba um pouco mais sobre máscara caseira, como fazê-las e outros pontos importantes.

Eficácia da máscara caseira

Máscara caseira - Aprenda a fazer uma máscara sem sair de casa
Rádio Caçanjurê

De acordo com um documento oficial da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o uso da máscara caseira é uma forma de diminuir a disseminação do vírus por indivíduos assintomáticos ou pré-sintomáticos. No entanto, ele ainda afirma que ela não protege 100% o usuário, pois não possui a capacidade de filtragem.

Autoridades complementaram ainda que as máscaras caseiras devem ser vistas apenas como um complemento aos cuidados tradicionais que todos já devem estar tomando. Então devemos, sempre que sair de casa, manter os hábitos de limpeza das mãos e antebraços, e evitar tocar olhos, nariz e boca.

Profissionais de saúde também afirmam que nenhuma máscara, seja ela caseira ou cirúrgica, é mais eficaz do que o distanciamento social. Este, portanto, continua sendo o meio mais preventivo da doença.

No mais, a máscara caseira é recomendada apenas para situações emergenciais, quando precisamos sair de casa. Idas ao mercado, farmácia ou padarias, por exemplo, exigem isso.

Máscaras com melhor proteção

Máscara caseira - Aprenda a fazer uma máscara sem sair de casa
Oferta Viva

Entre as máscaras que mais protegem, estão as máscaras cirúrgicas que filtram o ar. Elas são encontradas em versões descartáveis, feitas com fibra de celulose com um elemento filtrante e uma válvula expiratória. Além dessa, podemos encontrar a de material sintético, onde é acoplado um filtro.

No entanto, é bom reforçar que essas são para os profissionais da linha de frente e que as usam como equipamentos de proteção individual (EPIs). Por estarem em contato, diariamente, com essas doenças altamente infecciosas, temos que reforçar a importância deles estarem bem protegidos e abastecidos de materiais.

Então, as máscaras de proteção FFP-3 são recomendadas para os profissionais que estão na linha de frente da doença.

Outros tipos de máscara

Além das máscaras cirúrgicas citadas acima, há também as máscaras N95. Essas também, geralmente, são utilizadas em hospitais.

No entanto, as vezes é indicada para uso da população devido ao seu formato. Porque são máscaras consideravelmente mais fechadas, e impedem a passagens das gotículas e partículas suspensas no ar. Quando alguém tosse ou respira nas proximidades, por exemplo, ela é capaz de nos proteger.

E por fim, a terceira opção e, não menos eficaz, são as máscaras caseiras e que agora são muito procuradas.

Máscara caseira

Máscara caseira - Aprenda a fazer uma máscara sem sair de casa
Portal Tudo Aqui

Por que o uso de máscara caseira?

A princípio, foram recomendadas as máscaras caseiras por causa da escassez das cirúrgicas. Outro ponto importante é que o uso da máscara caseira diminui o risco de transmissão do vírus.

Embora existam estudos sobre a eficácia do acessório, e esses são controversos, o uso correto pode proteger em até 70% da carga de vírus que uma pessoa seria exposta sem usar nada.

Como deve ser feita a máscara caseira?

É necessário que essa máscara tenha uma boa barreira de proteção, pois assim dificulta para o vírus fazer a penetração. Então o indicado para fazer as máscaras caseira é que seja com duas camadas de tecido do material tricoline (tecido de algodão mais fechado).

Máscara de TNT é indicada?

O TNT também é um tecido indicado para máscaras, no entanto, é muito importante lembrar que essa máscara deve ser descartada logo após o uso. Ela não é lavável.

Mas não é qualquer TNT que dá para fazer a máscara. Precisa ser o TNT com gramatura maior que 40 e também ter as duas camadas de tecido.

Qual o tamanho da máscara?

Muitas pessoas não sabem, mas a máscara ideal é aquela que cobre metade do nariz e vai até abaixo do queixo. Ela precisa se adequar ao contorno do rosto e se não cobrir bem essas regiões ela perde o efeito.

Como usar?

Sim. Há o modo ideal de uso da máscara, pois se não for manuseada ou usada corretamente ela perde totalmente a eficácia.

Antes de colocar ou retirar a máscara lave bem as mãos. Após o uso, sempre retire ela pelos elásticos laterais e nunca pegando no tecido. A máscara já usada não deve ser exposta e o ideal é que já lave ela imediatamente. Se não consegue lavá-la na hora, guarde dentro de um envelope de papel.

Quando trocar?

A máscara caseira pode ser utilizada por no máximo 3 horas. Passou esse tempo, troque-a. Se antes desse tempo você perceber que ela também já está suja ou úmida, é a hora de trocar.

Como lavar?

A máscara deve ser lavada com água e sabão.

Como fazer a máscara caseira?

Abaixo nós vamos explicar os dois método dos manual do Ministério da Saúde.

Com uma camiseta

1. Lave bem as mãos antes de começar.

2. A princípio, corte conforme o traçado na figura abaixo.

Máscara caseira - Aprenda a fazer uma máscara sem sair de casa
Saúde

3. Coloque um alfinete no meio da parte inferior para segurar as duas faces do tecido.

4. Use um papel entre as camadas.

5. Amarre a alça superior ao redor do rosto, por cima das orelhas.

6. Amarre a alça inferior na direção do topo da cabeça.

Outra forma eficiente:

Com um pedaço de tecido

1. Lave bem as mãos antes de começar.

2. Como já informado aqui, a máscara precisa ter tecido suficiente para cobrir boca e nariz. Assim faça um molde em papel medindo 21 centímetros de altura e 34 centímetros de largura.

3. Para fazer a dupla camada de tecido, dobre o pano uma vez ao meio.

4.  Em seguida, prenda e costure um elástico nas extremidades.

E aí, curtiu a matéria? Então, confira a próxima: O que o coronavírus faz – Como o vírus funciona em nosso corpo.

Fontes: Clima Tempo; Gaúcha ZH; Isto É; R7; Saúde.

Imagem de Destaque: Eder Luiz

Próxima página »

Escolhidas para você