Curiosidades

Materiais mais resistentes – Quais são eles e por que são tão resistentes?

A lista de materiais mais resistentes do mundo pode surpreender você. Cada um deles tem uma utilidade específica para a ciência e natureza.

Atualizado em 17/09/2020

Você já parou para pensar quais são os materiais mais resistentes do mundo? Sim, o diamante está entre eles, contudo, não é o mais resistente entre eles. Mas, vamos voltar um pouco nesse assunto.

A resistência dos materiais significa quem eles possuem uma capacidade de suportar uma certa força aplicada a ele. Essa resistência pode ser alterada de acordo com os processos que são aplicados aos materiais.

Ou seja, é possível manipular a resistência de alguns materiais de forma qualificada e quantificada. Entretanto, em alguns casos, alguns podem perder outra propriedade mecânica durante o processo.

Criar materiais mais resistentes, estudando sua estrutura e aplicando testes tem como objetivo aplicar os conhecimentos estudados nos materiais corretos para que eles desempenhem determinados papéis.

Como por exemplo o carbeto de silício que possui uma utilidade muito importante, como será mostrado mais a frente. Abaixo está uma lista com esses fortes materiais. Entretanto, eles não estão listados em ordem de força.

Os materiais mais resistentes

Diamante – materiais mais resistentes e o mais conhecido

Materiais mais resistentes, quais são eles? Saiba um pouco de cada
Fonte: Mercadolivre

Alguns itens que aparecem na lista de materiais resistentes você pode até não conhecer, contudo, o diamante é bastante famoso. Essa pedra preciosa é muito dura e resistente a diversas coisas, mas, cuidado, porque ela pode sim se quebrar.

Metal amorfo – um dos materiais mais resistentes e duráveis

Materiais mais resistentes, quais são eles? Saiba um pouco de cada
Fonte: Hisour

O metal amorfo também é conhecido como vidros metálicos ou BMGs – Bulk Metallic Glasses. Ele é formado por um vidro micro-liga de paládio, ou seja, possui uma associação incrível de resistência e tenacidade. O metal amorfo é considerado o material que maior durabilidade no planeta.

Carbeto de silício

Materiais mais resistentes, quais são eles? Saiba um pouco de cada
Fonte: Orgonitespoa

Existem várias pessoas que nunca ouviram falar dele, mas o carbeto de silício está entre os materiais mais resistentes do mundo. Aliás, é ele quem forma a base da estrutura dos tanques de guerra.

Nitreto de boro

Materiais mais resistentes, quais são eles? Saiba um pouco de cada
Fonte: Mercadolivre

O nitreto de boro surge apenas quando há erupções vulcânicas. Enfim, segundo informações, ele é um dos materiais mais resistentes do mundo, sendo 18% mais duro do que o próprio diamante.

Lonsdaleíta

Fonte: Slideshare

A lonsdaleíta surge apenas quando meteoritos que possuem grafite chegam até a Terra. Ou seja, ela esta entre os materiais mais resistentes, entretanto, é rara. Aliás simulações feitas conseguiram comprovar que a lonsdaleíta é 58% mais resistente e mais dura que diamante.

Dyneema – UHMWPE

Fonte: Ikh

O Dyneema é conhecido por ser um polietileno de alto desempenho. Além disso, o comércio o apresenta como a fibra mais resistente de todo o mundo. Por fim, esse material é capaz de parar até balas e chega a ser 15 vezes mais forte que o próprio aço.

Grafeno

Fonte: Tecnologiae

O grafeno nada mais é que peças de carbono. Contudo, esse material consegue ser 200 vezes mais forte que o aço. Por fim, o grafeno com certeza é um dos materiais mais resistentes do mundo, além de ser duradouro também.

Nano-Kevlar

Fonte: bushcraftoutfitters

O Nano-Kevlar é feito com nanoesferas. Ou seja, a sua estrutura é super resistente e rígida.

Buckypaper

Materiais mais resistentes, quais são eles? Saiba um pouco de cada
Fonte: Sitedecuriosidades

O penúltimo na lista de materiais resistentes é o Buckypaper, feito de moléculas de carbono. Aliás, ele é um material de nanotecnologia. Portanto, mesmo sendo 10 vezes mais leve que o aço, ele consegue ser 500 vezes mais forte que o material.

Seda de aranha – materiais mais resistentes que você não imaginaria

Fonte: Fciencias

Pode ser que quando você passe o dedo na seda, ela se solte e prenda em você. Entretanto, já tentou rompê-la? A seda de aranha é um material biológico super resistente. Portanto, ela não se rompe tão fácil.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: GPS, o que é? Origem, história, funcionamento e benefícios

Imagens: Slideshare, Mercadolivre, Morumbishopping, Hisour, Orgonitespoa, Mercadolivre, Ikh, Tecnologiae, Sitedecuriosidades, Bushcraftoutfitters e Fciencias

Fontes: Sitedecuriosidades, Onjornal e Stoodi