Ciência & Tecnologia

Qual o melhor iPhone? Como escolher o modelo ideal para você

Escolher o melhor iPhone vai depender do critério de cada pessoa e cada situação para classificar o que realmente é o melhor.

Por P.H Mota

Com tantos modelos disponíveis no mercado e atualizações chegando às lojas o tempo todo, pode ser difícil acompanhar qual o melhor iPhone. Além disso, o critério do que é melhor pode variar para cada cliente, de acordo com sua situação.

Dependendo da sua intenção, o melhor pode ser o mais barato, porém ainda eficiente e atualizado com as tendências de mercado. Por outro lado, há quem considere o melhor de todos apenas os mais modernos e melhores equipados, independente do valor.

Dessa maneira, vamos considerar alguns critérios para listar os aparelhos que ainda mantém um bom desempenho e funcionam com o iOS 14, mais recente da Apple, entre todos os modelos de iPhone.

Melhor iPhone custo-benefício

iPhone 11

Melhor iPhone: como escolher o modelo ideal para você

Continua após a publicidade

Em termos de equilíbrio custo-benefício, o iPhone 11 é o melhor do mercado atualmente. Uma vez que utiliza o processador Apple 13 Bionic, tem o mesmo desempenho de modelos mais caros, como a linha 11 Pro. Além disso, o modelo básico já vem com uma tela maior – 6,1 polegadas – e tecnologias de ajuste de tom com o ambiente.

Algumas tecnologias anteriores, como câmeras de qualidade de reconhecimento facial, também passaram por evolução para o modelo. As câmeras traseiras, por exemplo, agora são duas, incluindo uma lente ultra-wide para fotos de maior enquadramento e melhoria para o modo noturno.

Melhores iPhone antigos

iPhone 7

Melhor iPhone: como escolher o modelo ideal para você

O modelo pode entrar na lista de melhor iPhone por ser o mais barato que ainda funciona com o iOS 14. Além disso, o aparelho deve receber atualizações para o novo iOS e é uma boa opção para quem quer adquirir um aparelho gastando mesmo. O processor Apple A10 Fusion ainda é suficiente para rodar apps variados, incluindo jogos mais pesados sem perder desempenho.

Continua após a publicidade

Em comparação com modelos mais novos, a tela é pequena, com apenas 4,7 polegadas, mas a resolução garante HD+. A câmera é de 12 MP e os vídeos podem ter resolução de até 4K.

iPhone 8

Melhor iPhone: como escolher o modelo ideal para você

Outro modelo mais antigo, pode ser classificado como melhor iPhone para quem tem o orçamento curto, mas quer investir num aparelho com bom desempenho. Apesar de ter o mesmo tamanho do iPhone 7, esse modelo usa o processador Apple 11 Bionic. Dessa maneira, se aproveita da otimização do iOS 14 e consegue trazer bom rendimento ao usuário.

Além disso, em estado saudável, a bateria pode durar até 14 horas, contando com carregamento turbo e carregamento sem fio.

Continua após a publicidade

iPhone XR

Melhor iPhone: como escolher o modelo ideal para você

O modelo iPhone XR tem o melhor preço entre os aparelhos com tela grande. Com 6,1 polegadas, ele é maior do que os iPhones 7 e 8. Além disso, possui um processador atualizado, o Apple A12 Bionic. Assim como os outros modelos, também possui uma câmera que faz fotos em 12 MP e vídeos em 4K. Já a câmera frontal, possui 7 MP e é capaz de gravar vídeos em Full HD.

iPhone SE 2020

Melhor iPhone: como escolher o modelo ideal para você

Apesar de fazer parte da linha de baixo custo da Apple, o aparelho é o melhor iPhone do grupo que ainda utiliza hardwares atuais. Isso porque ele traz o processador Apple A13 Bionic, o mesmo da linhagem do iPhone 11. Sendo assim, em termos de processamento, é melhor do que todos os outros citados anteriormente.

Continua após a publicidade

A qualidade da câmera é similar à dos aparelhos anteriores, assim como a tela reduzida, de 4,7 polegadas. A exibição da imagem é feita com tecnologia IPS Retina e função True Tone, o que garante o ajuste de tonalidade de acordo com a luminosidade do ambiente. Segundo a própria Apple, o aparelho tem bateria com autonomia de até 13 horas em uso contínuo para reprodução de vídeos.

Melhores iPhones de última geração

iPhone 11 Pro Max

Melhor iPhone: como escolher o modelo ideal para você

Ainda que o iPhone 11 tenha o melhor custo-benefício do momento, existem aparelhos superiores em vários quesitos. O modelo 11 Pro Max, por exemplo, é melhor iPhone dessa geração, especialmente pela autonomia de bateria. Isso porque, em condições saudáveis, ela pode durar até 20 horas em reprodução de vídeo contínua.

Além disso, o aparelho tem a maior tela listada até aqui, com 6,5 polegadas, resolução 1242 x 2688 e tecnologias Super Retina XDR, HDR10 e Dolby Vision. O processador é o mesmo da linha 11 – Apple A13 Bionic –, suficiente para rodar qualquer aplicativo disponível na App Store.

Continua após a publicidade

As câmeras também possui melhorias, já que agora contam com três lentes. Além da principal, com foco dual-pixel e estabilização ótica, e a secundária, com lente ultra-wide, a terceira traz uma lente teleobjetiva com zoom óptico de duas vezes.

iPhone 12 Mini

Melhor iPhone: como escolher o modelo ideal para você

O 12 Mini é o melhor iPhone da última geração para quem ainda prefere aparelhos compactos com tela pequena. Isso porque, diferente da maioria dos modelos atuais, ele possui uma tela de apenas 5,4 polegadas. No entanto, mesmo sendo menor que a dos aparelhos da linha 12, ela ainda é maior que a de aparelhos mais antigos, como os iPhones 7 e 8, por exemplo.

Mesmo com a redução de tamanho, as tecnologias são as mesmas da linha 11, o que garante uma qualidade de imagem superior à das linhas anteriores.

Continua após a publicidade

Da mesma maneira, o desempenho também merece destaque, já que o chip Apple A14 Bionic roda todos os aplicativos disponíveis na App Store com rendimento acima da média do mercado.

iPhone 12

Melhor iPhone: como escolher o modelo ideal para você

O modelo básico é o melhor iPhone custo-benefício dentro da linha 12. Isso porque é o mais equilibrado deles, tendo tela maior e mais autonomia de bateria que a versão Mini, mas um preço reduzido em comparação aos modelos Pro.

iPhone 12 Pro Max

Melhor iPhone: como escolher o modelo ideal para você

Continua após a publicidade

Por último, para os aficionados por estar em dia com os últimos lançamentos, o melhor iPhone disponível atualmente é o modelo 12 Pro Max. Além de ser o mais rápido, por possuir o processador Apple A14, tem uma bateria que dura até 20 horas e uma tela de 6,7 polegadas. Ou seja, é esse modelo que reúne o ápice das tecnologias desenvolvidas em cada modelo de iPhone lançado anteriormente.

No entanto, por conta da qualidade de tela, câmera e desempenho, o aparelho é o mais caro e passa de R$ 10 mil.

Próxima página »

Escolhidas para você