Curiosidades

Como melhorar a internet – 13 dicas para não passar mais raiva

Descobrir formas de como melhorar a internet é algo que todos nós desejamos e, acredite se quiser, passos simples torna isso possível.

Por Larissa Ariel Lima

-

Mesmo com o avanço da internet e o surgimento do Wi-Fi, muitas vezes, a conexão pode não ser tão boa. Porém, problemas ligados a conexão wireless são bem mais comuns do que imaginamos. Por exemplo, a conexão costuma falhar, em algum cômodo afastado do modem. Então, a missão é sempre encontrar formas de como melhorar a internet.

Até porque é muito ruim quando você está assistindo um filme online e ele fica recarregando. Bem como estar ouvindo uma música no Youtube e o vídeo fica parando constantemente. Ou pior, você precisa realizar uma pesquisa urgente para um trabalho ou conectar-se para uma reunião e a internet não colabora.

São incômodos, porém, um tanto quanto corriqueiros. Por isso, muito usuários vivem procurando dicas de como melhorar a internet. Mas, trocar de plano, empresa ou até reiniciar o seu moldem nem sempre é a única opção.

Existem outros meios bem simples de otimizar a sua internet, revendo algumas configurações ou conexões no próprio PC. Então, para ajudarmos, separamos algumas dicas de como melhorar a internet.

13 dicas de como melhorar a internet

Verifique a velocidade do seu PC

13 dicas de como melhorar a internet e não passar mais raiva
Microsoft Community

Muitas vezes, o problema pode estar no seu computador e não na internet em si. Portanto, PCs com lentidão por estarem pesados ou velhos, podem comprometer a sua conexão. Diante disso, existem duas opções:

  • Adquirir um novo computador;
  • Utilizar programas ou aplicativos que irão realizar uma limpeza no PC. Isso é bom, pois, normalmente nosso computador tem instalados muitos softwares inúteis, que contribuem para deixá-lo pesado. Principalmente quando ligamos a máquina, até porque vários deles se iniciam automaticamente.

Sempre atualize seu Computador

13 dicas de como melhorar a internet e não passar mais raiva
Tecnoblog

Outra forma de como melhorar a internet é observar as atualizações do seu PC. Portanto, sempre que elas estiverem disponíveis, é bom realizá-la, bem como sempre averiguá-las periodicamente. Ainda mais se forem relacionadas aos acessórios da rede Wi-Fi, até porque a tecnologia está em constante evolução e transformação.

Porém, essas atualizações não são apenas com relação aos programas. Elas podem ser necessárias para algumas peças também. Por exemplo, o moldem pode precisar ser atualizado, já que existem 4 padrões para redes sem fio: A,B,G e N. E, dentre elas, o mais modernos é o formato N, que assim transmite dados de até 600 Mbps.

Contudo, muitos PCs não são compatíveis ou até mesmo não suportam tal formato. Então, o certo é adquirir um roteador Wi-Fi que irá se adaptar ao modelo, bem como uma placa de rede que venha dar suporte ele. Desta forma, você conseguirá otimizar sua velocidade de internet.

Possua um bom antivírus

13 dicas de como melhorar a internet e não passar mais raiva
Olhar Digital

Isso mesmo, possuir um bom antivírus é uma boa dica de como melhorar a internet, pois os vírus comprometem o seu PC. Como por exemplo, o deixam mais lento e pesado, e até mesmo podem “sugar” parte da sua banda larga. Ou seja, conseguem boicotar a velocidade da sua conexão. Os mais recomendados são: VírusScan (o MacAfee) ou o Avira.

Escolha um lugar bem posicionado para colocar o seu roteador

13 dicas de como melhorar a internet e não passar mais raiva
Guia dos Melhores

O roteador Wi-Fi funciona com ondas, assim como o rádio e o celular. Portanto, quaisquer obstáculos no meio do caminho podem colaborar para o mal sinal de conexão. Então, escolher um melhor lugar é de suma importância para o bom funcionamento da sua internet.

Como por exemplo, colocá-lo em lugares altos, pois desta forma o sinal irá se expandir de cima para baixo. Bem como no centro do cômodo. Assim, ele estará livre de objetos que faze barreira ao sinal, que se espalhará em todas as direções. E vale lembrar que alguns aparelhos interferem no sinal, como telefones sem fio ou micro-ondas.

Acelere a sua navegação

13 dicas de como melhorar a internet e não passar mais raiva
Veja

Para melhorar a sua navegação, existem programas chamados “aceleradores de navegação”. Eles se propõem a alterar pequenos fatores como, por exemplo,  mudança no tamanho de arquivos que precisam ser baixados. Ou salvar fragmentos de sites para que em uma visita futura à página carregue de forma mais rápida. E, mesmo que pareçam coisas bobas, essas ações são ótimas formas de como melhorar a internet.

Proteja a sua rede de “ladrões de sinal”

13 dicas de como melhorar a internet e não passar mais raiva
HypeScience

Por mais que você possua uma senha para o acesso ao seu Wi-Fi, pode acontecer de terceiros a descobrirem. Logo, quando muitas pessoas estão conectadas a um sinal de internet, ele pode ficar um pouco mais lento ou “pesado”. Então, é bom optar por um padrão mais avançado, como, por exemplo, O WPA.

Outra saída é, de vez em quando, alterar a sua senha. Além de evitar o uso de nomes ou telefones, pois eles podem ser muito óbvios e fáceis de serem descobertos.

O certo, portanto, é optar por senhas complexas, com números e letras. Mas, também existe uma forma mais “radical” de reforçar sua segurança de acesso, por meio do endereço MAC da sua placa de rede. Desta forma, o sinal só será liberado para quem possuir o código MAC.

Desfragmente o seu PC

13 dicas de como melhorar a internet e não passar mais raiva
Youtube

Essa dica de como melhorar a sua internet tem muito a ver com a quantidade de fragmentos existentes no seu PC. Pois, uma máquina pesada trabalha com um menor desempenho. Logo, é muito importante desfragmentar o seu HD e assim organizá-lo com frequência. Fazendo isso, além de ter um computador mais ágil e organizado, você irá otimizar a sua velocidade de conexão.

Mude o seu canal de conexão

13 dicas de como melhorar a internet e não passar mais raiva
Just Web

Atualmente, é normal que você tenha o mesmo canal de conexão de rede que seus vizinhos, principalmente se você mora em prédio. Isso pode causar interferências, bem como um menor desempenho do seu sinal. Para resolver isto, basta trocar o sinal e assim optar por um que esteja mais livre.

E, para saber se o seu sinal está sendo muito prejudicado, existem alguns softwares que fazem essa medição. Um dos mais usados é o Wi-Fi Analyzer, exclusivo para Androids, além do Wi-Fi Stumbler. Ambos demonstram gráficos dos sinais e assim recomendam o de menor uso. Depois, basta entrar em contato com a empresa fornecedora ou olhar o manual de instruções de como mudar o seu canal.

Fique atento a aplicativos que consomem muita internet

13 dicas de como melhorar a internet e não passar mais raiva
Aplicativos para PC

Muitos aplicativos podem sugar a sua conexão e, assim, torná-la mais lenta. Como, por exemplo, programas de download, jogos online, streaming de vídeos, bem como a Netflix. Principalmente em residências com vários moradores, pois tais aplicativos normalmente necessitam de um conexão constante.

Então, uma boa forma de controlar isso é utilizando a ferramenta QoS, que está disponível em quase todos os roteadores de Wi-Fi. Ela irá priorizar as transferências dos dados por meio de protocolos, assim como bloquear programas que o aplicativo julga consumir muitos dados.

Torrents

13 dicas de como melhorar a internet e não passar mais raiva
Olhar Digital

O Torrent, por exemplo, carece de uma maior atenção. O aplicativo é dos que mais consomem dados de internet, assim como a velocidade de seus downloads. Então, para tentar amenizar o problema, basta ir ao menu de configurações do programa e ativar a opção “Obfuscar” ou “Criptograr”.

Essa ação ajudará na camuflagem dos seus pacotes e assim evitará o Traffic Shappig. Mas, vale lembrar que a velocidade do download não depende só da sua internet, mas sim da quantidade de pessoas que estão compartilhando o arquivo. Portanto, quanto mais gente, mais rápido será o download.

Instale um repetidor para aumentar o alcance do sinal

13 dicas de como melhorar a internet e não passar mais raiva
Olhar Digital

Como dito anteriormente, o Wi-Fi se propaga por meio de ondas, logo paredes grossas ou objetos podem prejudicar a velocidade da conexão. Por isso, é aconselhável o uso de repetidores de sinal. Eles são responsáveis por reenviar o sinal do seu roteado para mais dispositivos remotos.

Então, digamos que ele funcionará como uma extensão do seu Wi-Fi, o auxiliando a propagar o sinal de conexão. E o seu uso é bem simples, basta conectá-los ao seu roteador por meio de um cabo. Agora, se você ainda acha um incomodo a presença de cabos, pode optar pelo dispositivo PLC ligado ao cabeamento da rede elétrica.

Reinicie o seu roteador periodicamente

13 dicas de como melhorar a internet e não passar mais raiva
Tech Tudo

Pode parecer algo óbvio, afinal, todo mundo, alguma vez, já reiniciou o seu modem. Nas verdade, muitas vezes o seu roteador pode travar por conta de aquecimento ou outros fatores. Portanto, reiniciá-lo de tempos em tempos é algo muito eficaz.

Inclusive, é recomendado que o desliguemos sempre que ninguém o estiver usando, com por exemplo quando dormimos ou saímos. Este ato simples poderá otimizar o seu sinal no momento que reativá-lo, assim como garantir uma vida mais longa ao aparelho.

Reinstale um novo firmware no seu roteador

13 dicas de como melhorar a internet e não passar mais raiva
TriCurioso

Uma alternativa muito complexa, porém eficaz, é a instalação de um novo firmeware no seu roteador. Ele é uma espécie de sistema operacional, que libera diversos recursos, inclusive o de potencialização das antenas. Até porque muitos deles não possuem configurações que resolvem problemas de conexão, pois podem danificar o aparelho.

E você, já teve problema com a velocidade ou conexão da sua rede? E assim você sempre procurou formas ou jeitos de como melhorar a sua internet?

E se gostou do nosso post confira também: A internet caiu? Descubra como resolver o problema

Fontes: Canal Tech e Minha Conexão.

Imagens: Olhar DigitalMicrosoft Community, Tecnoblog, Veja, Youtube, Baixaki, Guia dos Melhores, Tech Tudo, TriCurioso, Just Web e HypeScience.

Próxima página »

Escolhidas para você