Curiosidades

Os 100 melhores hobbies para curtir o tempo livre

Tem muita gente que já não aguenta mais os mesmos hobbies, por isso listamos 100 opções ótimas para variar um pouco. Confira aqui!

Ter hobbies é algo extremamente benéfico para a saúde mental, mesmo que algumas pessoas ainda acreditem que isso seja frescura. No entanto, quando você tem hobbies e os pratica com frequência, você descansa sua mente e se distrai da correria da vida. Não tem como isso ser ruim, né? Só tem que cuidar para não largar as obrigações e ficar só nos hobbies.

Embora haja muitas pessoas que critiquem aqueles que têm e divulgam seus hobbies por aí, a verdade é que todo mundo tem uma atividade que ajuda a relaxar e tirar o foco da rotina. Os hobbies não necessariamente coisas muito elaboradas, para alguns eles podem ser simplesmente práticas cotidianas, como cuidar de plantas ou meditar. O mais importante de tudo é que seja possível tirar um tempinho para se dedicar àquilo, pois, ao mesmo tempo, estará se dedicando a você mesmo.

Quer saber mais sobre os hobbies e descobrir algumas opções para começar a praticar? Então, continue acompanhando nosso texto!

Dicas dos melhores hobbies para aproveitar o tempo livre

Hobbies calmos e para praticar sozinho e em casa

Mulher fazendo yoga em casa
Foto: Freepik

Para começar, selecionamos alguns hobbies mais tranquilos e que podem ser executados sem a necessidade de mais ninguém. Mas é claro que nada impede de fazer nenhuma dessas acompanhado ou fora de casa.

Continua após a publicidade

1. Fazer yoga

A prática de yoga é uma ótima opção de hobby, pois é uma atividade que cuida, ao mesmo tempo, do seu corpo e da sua mente. Além disso, é um tipo de exercício físico bem democrático, uma vez que existem diversas modalidades e que abrangem os mais diferentes níveis de preparo físico.

2. Meditar

A meditação é uma alternativa fantástica para as pessoas que são mais agitadas e estressadas. Isso, porque com essa prática o corpo tem a chance de se sentir no momento presente sem precisar focar nos problemas ou nas preocupações da vida. É claro que, nas primeiras vezes, o pensamento pode acabar indo para essas adversidades da vida, mas nada que a prática não resolva.

3. Ler

A companhia dos livros é um dos hobbies mais comuns que existem e, obviamente, isso não é ruim. Ler, além de ser uma excelente forma de lazer, ainda ajuda a exercitar o cérebro e a desenvolver a criatividade. Ademais, é uma atividade bem tranquila e acessível, podendo ser praticada em tudo que é ambiente (sem causar constrangimentos).

4. Colorir livros de pintura terapêutica

Há alguns anos, esse hobby estava em alta. Onde a gente ia, a gente via pessoas colorindo livros com desenhos de mandalas ou de plantas. Mesmo que não esteja mais muito na moda, essa é uma opção muito boa para as pessoas que trabalham lendo, por exemplo, e, nos momentos de lazer, querem dar um tempo nas palavras. Pensa só no relaxamento: uma chuvinha caindo enquanto você colore seu livro, ouvindo uma música tranquila e tomando uma xícara de chá. Relaxa os pensamentos e melhora sua coordenação motora.

Continua após a publicidade

5. Cuidar de plantas

Tão zen quanto meditar é dedicar uma parte do seu tempo às plantinhas, mexer com a terra, adubar e, sobretudo, acompanhar o desenvolvimento delas. É algo simples e gratificante. Além disso, essa atividade ainda pode te instigar a estudar um pouco sobre as diferentes espécies de plantas, por exemplo. Um combo de hobbies.

6. Ter um diário ou caderno de anotações

Mais uma opção que, além de relaxar, ainda contribui com a criatividade e também com a saúde mental e autoconhecimento, visto que escrever as nossas reflexões ou nossas emoções, durante os dias, nos ajuda a compreender um pouco mais sobre nós mesmos.

7. Ter um blog

Seguindo mais ou menos a ideia do item anterior, ter um blog, mesmo que particular, também é bem interessante. Você pode escolher que tipo de conteúdo postar nele, se pensamentos, experiências, textos literários de sua autoria etc.

8. Jogar xadrez com aplicativos

Essa é uma boa forma de se distrair e exercitar o cérebro, já que o xadrez é um jogo que demanda um pensamento estratégico. Uma dica boa para quem sabe as regras, mas ainda não consegue se desenrolar muito bem nas partidas.

Continua após a publicidade

9. Escutar música

É um dos hobbies mais passivos e muito indicado para quem curte passar um tempo olhando para o nada e pensando na vida. A melhor parte é que, dependendo do tipo de música que você escutar, isso pode te ajudar, inclusive, a melhorar seu humor.

10. Cozinhar

Para muita gente, cozinhar é mais uma obrigação do que uma atividade prazerosa, no entanto, é possível mudar essa lógica, separando um dia da semana para fazer receitas de comidas e/ou bebidas que você goste muito. Nesse sentido, você pode preparar tudo com calma, ouvindo uma música ou ouvindo um podcast, por exemplo, e aproveitando ao máximo o momento e os processos.

Dicas de atividades tranquilas para praticar com alguém

Amigos jogando poker
Foto: Freepik

Também existem algumas ótimas opções de hobbies para fazer acompanhado. Confira a seguir algumas sugestões.

11. Jogar cartas

Jogar baralho é um hobby ótimo para ser praticado com uma ou mais pessoas, pois, além da competição em si, o contexto permite um bate-papo descontraído, escutar alguma música, entre outras coisas ao mesmo tempo. Fora a infinidade de jogos que existem, né? Se cansarem de um, é só escolherem outro e está tudo resolvido!

Continua após a publicidade

12. Pescar

Este, sem dúvida, é um dos hobbies da lista que mais demandam paciência, mas as pessoas que apreciam uma boa pescaria nem veem o tempo passar.

13. Ensinar

Muitas pessoas têm diversos conhecimentos e habilidades que podem ser facilmente ensinados para os outros e, se for algo que se gosta, aí fica muito mais prazeroso, além do fato de que quem ensina aprende ainda mais. Só vantagens, né? Isso para vale para idiomas, artesanatos, atividades físicas etc.

14. Ensinar truques ao seu pet

Para esse hobby, a companhia por si só já vale demais, não é mesmo? Passar um tempinho com os bichinhos de estimação é algo que faz bem tanto pra eles como pra nós, mas você pode aproveitar esses momentos juntos e ainda ensinar alguns truques. Com certeza, vai ser bem divertido.

15. Fazer parte de um clube do livro

Aqui é para todos aqueles que gostam de compartilhar opiniões e de ter essa troca acerca de produtos culturais. Esse tipo de reunião fortalece a intimidade dos participantes e ainda amplia a visão de mundo de todos.

Continua após a publicidade

16. Criar sessões de filmes

Muito semelhante ao anterior, mas aqui é para aqueles mais chegados à sétima arte. É possível fazer sessões temáticas de filmes, conforme as datas comemorativas, por exemplo, filmes de terror próximo ao Halloween ou filmes com ambientação natalina no fim do ano. Dependendo do grupo de pessoas que forem participar, pode ser possível até compartilhar as reflexões depois dos filmes, como uma espécie de debate informal.

17. Preparar almoços de família

Essa opção é um pouco polêmica, pois existem muitas pessoas que não curtem esse tipo de programa. No entanto, se não for o seu caso, pode ser uma ótima ideia para se fazer semanal, mensal ou quinzenalmente aos fins de semana. É muito bom para ficar próximo dos familiares saber como todos estão etc. Mas, é claro, que também pode ser adaptado para almoços entre amigos para aqueles que preferirem.

18. Curtir com jogos de tabuleiro

Embora seja meio ‘vintage’, essa atividade pode ser muito divertida, já que existem muitos tipos de jogos para diversos gostos, desde aqueles com mímicas até os que são semelhantes a quiz ou de investigação. Enfim, o difícil vai ser decidir qual jogar!

19. Fazer luaus

Todo mundo tem um amigo ou familiar que toca violão ou algum tipo de instrumento musical, não é? Pois então vamos aproveitar o talento e a habilidade dessas pessoas e celebrar em luaus que não precisam ser necessariamente na praia. Podem ser em jardins, em quintais, em parques e onde mais comportar os participantes.

Continua após a publicidade

20. Ser voluntário em algum projeto social

Essa dica é muito boa para as pessoas que gostam de se sentir úteis inclusive nos momentos de lazer/descanso, uma vez que, ao mesmo tempo em que se ajuda, ajuda também outras pessoas que necessitam. Aqui, sem dúvida, é unir o útil ao agradável. Para fazer parte de algum projeto, basta procurar ONGs, instituições religiosas ou mesmo associações de bairros.

Hobbies que envolvem aprendizado e desenvolvimento

Os 65 melhores hobbies para curtir o tempo livre

E quem disse que os hobbies não podem envolver aprendizado? As opções a seguir são para provar o contrário.

21. Aprender um novo idioma

Atualmente, existem diversas formas acessíveis para conseguir aprender um novo idioma, com apps gratuitos, canais no YouTube ou mesmo por meio de músicas e séries/filmes na língua que se deseja aprender. Além disso, você ainda pode praticar seus aprendizados em redes sociais gringas conversando com os nativos. Tudo isso faz o hobby ficar mais leve, divertido e interessante.

Continua após a publicidade

22. Tocar um instrumento musical

Claro que já existem as pessoas que tocam um montão de instrumentos diferentes e para elas essa atividade não envolveria aprendizado, mas, para aqueles que ainda não tocam, esse pode ser um excelente hobby. Primeiramente, é necessário escolher o instrumento que quer aprender e depois se dedicar um tempo a isso. Além de se distrair, você poderá acompanhar seu progresso. E aos que já tocam algum instrumento, é só escolher um novo e continuar com esse aprendizado.

23. Aprender a fotografar

Muitas pessoas que têm o interesse em fotografia, mas ainda não sabem as técnicas mais adequadas e podem se desenvolver a partir de estudar aos poucos como fazer tudo. Por ser uma dica de hobbies, você não precisa parar sua vida e se dedicar inteiramente a isso, você pode ir lendo sobre e assistindo a vídeos, por exemplo, de forma gradativa e sem nenhum tipo de compromisso com a produtividade. É só ir de acordo com seu ritmo.

24. Fazer aulas de teatro

Essa é uma dica para aqueles mais extrovertidos ou para os que querem se livrar de parte da timidez. As aulas de teatro, de um modo geral, ajuda bastante com essas questões, além de ser excelente para as pessoas interagirem, conhecerem um pouco mais sobre a história do teatro e desenvolverem a comunicação interpessoal.

25. Aprender a pintar

Mais uma opção artística para as pessoas que se inclinam para essa área. O interessante de aprender a pintar é que existem diversos estilos de pintura que podemos aprender, que utilizam os mais diferentes tipos de materiais, desde os mais acessíveis aos mais sofisticados. Por isso, é uma atividade bastante acessível. Outra vantagem é o fato de que você pode desenvolver ainda mais suas habilidades motoras e criativas. Um combo de benefícios.

Continua após a publicidade

26. Fazer curso de DJ

Aos amantes de música, temos mais essa ótima dica de hobby. Para quem for começar, não precisa se preocupar em investir em um monte de equipamento não. Você pode iniciar com programas de edição de áudio do computador mesmo e, conforme for avançando, ir adquirindo o que for necessário. E para reforçar: como não é uma obrigação, não tem necessidade de se comprometer com a produtividade e com a compra de tudo de uma vez. O mais importante é se divertir.

27. Aprender a editar vídeos

Essa dica é muito boa para as pessoas que amam ficar no computador e que gostam muito de vídeos também. Aprender a editar vídeos, mesmo que por hobby, pode, no futuro, vir a ser uma fonte de renda para quem quiser fazer freelance na área. Mas procure não focar nisso, porque senão você perderá toda a diversão do processo.

28. Fazer aulas de dança

Dançar é uma maneira muito boa para se distrair e, ao mesmo tempo, exercitar o corpo. E são diversas as opções de dança que existem e as aulas podem ser tanto presenciais com uma turma, em uma academia, ou online, para as pessoas mais tímidas. Corpo e mente agradecem.

29. Aprender a costurar, fazer crochê, tricô ou bordado

Há quem diga que essas atividade são realmente terapêuticas e o bom é que podem ser feitas em silêncio, ouvindo música, assistindo à TV etc. Versatilidade para todos os estados de espírito.

Continua após a publicidade

30. Fazer aulas de canto

Quem canta os males espanta, né? Então, essa ideia é para quem quer espantar esses males com estilo. Existem muitos canais do YouTube que ensinam boas técnicas de canto e de graça, então, quem gosta e quer aprender mais não tem desculpa.

Passeios

Os 65 melhores hobbies para curtir o tempo livre
Foto: Pexels

Os hobbies fora de casa também são muito bem-vindos, né?

31. Ir a concertos na cidade

Muitas cidades oferecem apresentações de concerto gratuitamente ou com preços acessíveis para quem não está podendo gastar muito. Isso faz desse programa uma ótima opção de hobby para quem aprecia.

32. Andar de bicicleta pela cidade

Pedalar pela cidade é uma forma de distrair a cabeça, ver gente e se exercitar. Além disso, você pode fazer isso sozinho ou acompanhado, pode dar uma paradinha em algum lugar legal, enfim, uma infinidade de possibilidades.

Continua após a publicidade

33. Visitar museus pela cidade

Passeio cultural pelos museus da cidade é muito bom para poder conhecer mais sobre arte, sobre história e também para distrair e relaxar a mente.

34. Garimpar livros em sebos (lojas de livros usados)

Para os caçadores de relíquia de plantão, esse tipo de hobby pode ser muito satisfatório, porque além de encontrar tesouros incríveis, ainda é possível economizar muito nesses locais.

35. Caminhar em parques ou fazer trilhas

Ficar próximo da natureza é uma das terapias mais profícuas, pois ajuda a descansar muito a mente e o corpo, por isso essas opções de hobby podem ser muito boas. Ademais, elas contemplam as pessoas que não podem gastar muito.

36. Ir ao cinema

Os cinéfilos piram com essa dica, né? O cinema é um local especial para muitas pessoas, porque ele traz uma experiência imersiva e isso ajuda muito a se esquecer dos problemas, como se fosse uma espécie de meditação ativa que faz você estar 100% ‘preso’ ao momento presente. Sabemos que o valor dos ingressos não andam os mais acessíveis, sobretudo das grandes redes, por isso, a gente encoraja as pessoas a buscarem também pequenos cinemas espalhados pelas cidades. A experiência é muito boa também.

Continua após a publicidade

37. Viajar

Viagens longas, viagens curtas, bate e volta… Qualquer tipo de viagem é uma ótima opção, uma vez que tira da rotina e traz uma mudança de ares que pode ser tudo que a gente precisa em algum momento.

38. Assistir a peças de teatro

Assim como as visitas ao cinema, assistir a peças de teatro é um hobby imersivo que nos ‘desliga’ do mundo de fora e nos mantém entretidos no momento presente. Fora aquele todo contexto mágico, né? Um espetáculo à parte.

39. Garimpar em brechós e antiquários

Mais uma opção para as pessoas que gostam de buscar relíquias do passado e economizar. Garimpar nesses locais é uma sucessão de surpresas, pois a gente nunca sabe o que pode encontrar e essa sensação é boa demais.

40. Conhecer novos lugares para comer

Restaurantes, lanchonetes, confeitarias, panificadoras, bistrôs etc. Conhecer novos lugares para comer é conhecer e explorar novos sabores e novas experiências. O que ajuda muito é fazer uma lista com locais que você ainda não foi e, aos poucos, ir visitando cada um.

Continua após a publicidade

Hobbies esportivos

Pessoa andando de skate
Foto: Pexels

Existem também algumas opções de hobbies para os apaixonados por esportes.

41. Jogar vôlei

Vôlei é um esporte bem interessante para acrescentar numa lista como essa nossa, pois é uma atividade física muito boa, além de ser um jogo em equipe, o que proporciona a reunião de amigos ou mesmo conhecer novas pessoas.

42. Aprender andar de skate

Não tem idade para aprender a andar de skate, embora haja pessoas que têm preconceito a respeito disso. O ideal mesmo é deixar esse tipo de pensamento de lado e se dedicar a aprender o hobby, caso seja do seu interesse, é claro! Vale pontuar que andar de skate ajuda muito a fortalecer a musculatura e também a ter mais equilíbrio.

43. Virar fã de um esporte

Essa opção é para quem gosta de esporte, mas não necessariamente de praticá-lo. A dica é de você descobrir alguma modalidade que você goste e comece a acompanhar as competições dela, torcer para algum time ou competidor em específico.

Continua após a publicidade

44. Correr

Para muitas pessoas, se exercitar é o que mais traz uma sensação de relaxamento e alívio, por isso, correr é uma alternativa simples e que pode proporcionar esse resultado buscado de forma rápida. Basta ter um tênis adequado e escolher um local seguro para poder colocar em prática.

45. Surfar

Dica para os privilegiados que moram próximo ao mar. Surfar é uma atividade muito boa para acrescentar na sua lista de hobbies, porque além de ser um esporte, ainda te deixa em contato com a natureza.

46. Aprender a escalar

Quem tem medo de altura pode pular para a próxima opção, porque essa daqui pode dar aflição só de ler. Se o medo de altura não é uma questão para você, aprender a escalar e colocar isso em prática pode ser muito bom, sobretudo, para as pessoas que curtem uma boa aventura. O mais importante sobre esse hobby é aprender como fazer e adquirir os equipamentos necessários para evitar acidentes.

47. Jogar tênis

Mais uma ideia para as pessoas que são mais adeptas à prática de esportes, sobretudo para as pessoas que não gostam de esportes em equipe. O tênis é uma ótima opção para quem quiser curtir um tempo junto com a parceria.

Continua após a publicidade

48. Aprender artes marciais

Essa é mais uma dica que traz uma combinação de benefícios a começar pela variedade de modalidades disponíveis. A prática das artes marciais é muito boa para exercitar o corpo, a mente bem como de oferecer ótimos meios de defesa pessoal.

49. Nadar

De forma profissional ou não, a natação é uma ótima atividade para as pessoas que têm acesso a algum corpo d’água, por exemplo, piscina, lago, rio etc. Ao nadar, você desenvolve sua musculatura, melhora a respiração e relaxa a mente.

50. Fazer musculação, funcional ou crossfit

Para algumas pessoas, pensar em adicionar esse tipo de atividade em uma lista pode ser uma loucura, mas há quem tire proveito disso de maneira que vira um hobby.

Hobbies para quem pode gastar mais

Os 65 melhores hobbies para curtir o tempo livre

Continua após a publicidade

51. Velejar

Sem dúvida, aprender a velejar conta com diversos fatores, como morar próximo de um local adequado além, é claro, de ter a condição de comprar ou alugar um veleiro. No entanto, quem pode arcar com esses gastos tem essa incrível opção de hobby que acalma o corpo e a mente.

52. Colecionar discos de vinil ou CDs

A gente sabe que colecionar não significa simplesmente acumular itens de um tipo de objeto, por isso, essa opção está nesse tópico da lista, pois para ter uma bela coleção é necessário ter um local para armazenar de forma adequada, além, é claro, de tempo para cuidar dos seus objetos.

53. Começar a investir dinheiro

É claro que não precisa ser rico para começar a fazer investimentos, no entanto, é recomendável que se tenha conhecimento acerca do assunto e isso pode exigir gastos com cursos e treinamento. O processo como um todo faz parte dessa atividade e tudo pode ser muito agradável.

54. Fazer skincare

Para o pessoal vaidoso, as rotinas de beleza ou mesmo o dia da beleza é uma forma maravilhosa de passar o tempo, pois além de ser um momento de autocuidado físico, ajuda muito a melhorar a autoestima. Para que haja um bom resultado na pele, é importante investir em bons produtos.

Continua após a publicidade

55. Pular de paraquedas

Mais aventura em nossa lista! Muita gente necessita de adrenalina para se sentir bem, né? Então, essa opção contempla esses corajosos, no entanto, não costuma ser uma atividade muito barata, mas não podia ficar de fora.

54. Fazer cerveja artesanal

Tem gente que gosta de fazer comidas e tem gente que prefere fazer bebidas, por isso, essa é uma ótima alternativa para o segundo grupo. Pelo fato de precisar de alguns equipamentos específicos e da compra de bons ingredientes, fazer cerveja artesanal pode demandar um pouco mais de grana do que outras atividades.

55. Fazer aulas de degustação

Os cursos de degustação são variados e vão desde degustação de chá até degustação de vinhos. Assim, pode ser uma boa forma de investir o seu rico dinheirinho e aprender ainda mais sobre as bebidas que você mais gostar.

56. Aprender lettering

Lettering ou a caligrafia é um tipo de atividade que está bem em evidência atualmente, por isso pode ser uma ótima opção de hobby, pois existem muitos cursos disponíveis, além de uma maior variedade de materiais, o que antes era mais difícil de encontrar.

Continua após a publicidade

57. Brincar com Lego

O Lego é um brinquedo que pode ter uma infinidade de funções, já que pode ser montado de muitos modos diferentes. Dessa forma, ele pode ser uma boa maneira de te distrair e ainda desenvolver a sua imaginação e criatividade.

58. Jogar videogame ou jogos on-line

Diversas pessoas passam horas e mais horas se divertindo com jogos, tanto no computador como nos videogames, e isso pode ser uma ótima forma de passar o tempo. A gente adicionou essa opção aqui nesse tópico, pois os aparelhos não estão muito acessíveis assim como alguns dos jogos, por isso demanda dinheiro.

59. Cuidar de plantas ornamentais e exóticas

Essa sugestão é para quem não se contenta com o normal e gosta de inovar. Pelo fato de algumas dessas plantas serem mais caras, assim como a forma de tratá-las, preferimos adicionar essa opção nessa parte da lista.

60. Customizar carros

O pessoal que é apaixonado por carro e tem um dinheirinho a mais para gastar pode investir nesse hobby, comprando acessórios, trocando peças e melhorado o desempenho do carro.

Continua após a publicidade

Atividades artesanais

Os 65 melhores hobbies para curtir o tempo livre
Foto: Pexels

Já citamos alguns hobbies que se encaixariam muito bem aqui nessa categoria, mas ainda temos mais algumas práticas manuais e artesanais que não podem ficar de fora da nossa lista.

61. Aprender e fazer pães e bolos caseiros

Essa pode ser um hobby muito bom para quem gosta de cozinhar, mas já está cansado de fazer apenas aquelas comidas do dia a dia.

62. Fazer velas e sabonetes

Fazer coisas materiais é uma ótima maneira de distrair e de sentir útil ao mesmo tempo, já que, além de praticar seu hobby, você ainda terá o resultado dele para consumir. No caso das velas e sabonetes, ainda tem um benefício a mais, pois são produtos que você poderá usar em outros momentos de lazer e relaxamento.

63. Produzir bijuterias

Os produtos dessa atividade podem ser para você, para presentear ou mesmo para vender, mas o foco maior deve ser em aprender a fazer as peças e, principalmente, ficar satisfeito com o resultado.

Continua após a publicidade

65. Fazer amigurumi

Amigurumi é uma técnica japonesa de, por meio de crochê ou tricô, criar bonecos em formato de bichinhos ou mesmo de pessoas/personagens. Esse hobby tem sido bastante praticado e pela internet é possível acessar a cursos e ver alguns exemplos prontos.

66. Customizar roupas antigas

Todo mundo tem algumas peças de roupas preferidas, mas que já está enjoado. Esse hobby pode ser a salvação para o seu guarda-roupa. Existem várias formas de customização e para todos os estilos de pessoas.

67. Fazer vasos de barro ou de cerâmica

Para quem gosta de plantinhas, essa opção de hobby pode ser uma ótima complementação, pois assim você não precisará ficar comprando vasos para acomodá-las, basta você mesmo fazer. E o melhor, você vai poder escolher as características do vaso.

68. Restaurar móveis da casa

Esse hobby é muito legal, sobretudo, para as pessoas que enjoam rápido da decoração de casa. Por mais que possa gerar uma sensação de muitos gastos, a verdade é que a restauração pode ser feita de forma simples, com pinturas usando tinta spray, colando papel adesivo entre outros recursos acessíveis.

Continua após a publicidade

69. Scrapbooking

Embora o nome possa não ser dos mais fáceis, o scrapbooking consiste em fazer colagens em cadernos, álbuns e onde mais a imaginação permitir para criar uma decoração original e única. É ótimo para praticar a criatividade.

70. Origami

O origami é uma arte tradicional do Japão que utiliza, basicamente, papel para fazer dobraduras dos mais diversos tipos de formatos possíveis. Essa atividade é muito relaxante e ao mesmo tempo auxilia muito na coordenação motora.

Hobbies que envolvem o autocuidado

Os 65 melhores hobbies para curtir o tempo livre

Nem só de skincare se vive o autocuidado, por isso seguem mais algumas dicas de hobbies para quem gosta de dedicar um tempinho para si mesmo.

Continua após a publicidade

71. Cuidar do cabelo e/ou da barba

Hoje em dia, existem diversos tipos de produtos e de tratamentos diferentes para manter os cabelos e a barba sempre bonitos e saudáveis. Inclusive, você pode variar semanalmente esses tratamentos e construir um cronograma capilar para atender a todas as necessidades dos fios.

72. Fazer as unhas

A esmaltação é apenas uma parte desse processo, por isso, se você não for adepto dela, não precisa ignorar esse item por completo. Além de pintar as unhas, você também pode fazer hidratação nas mãos, nas unhas e nas cutículas, remover ou afastar as cutículas, limpar, cortar, lixar. Viu só? São muitas coisas que podem ser feitas além de usar esmaltes.

73. Fazer automassagem

Muita gente adora uma massagem, no entanto, passa muito tempo sozinha e não tem dinheiro para pagar uma sessão. Se esse for o seu caso, a gente te sugere aprender algumas técnicas de automassagem que podem ser praticadas por todo o corpo e que vai ajudar a relaxar da mesma forma.

74. Aprender mais sobre autoconhecimento

Sem dúvida nenhuma, dentre todas as opções da lista, essa pode ser a mais importante, pois é a partir do autoconhecimento que você vai aprender as melhores formas de se agradar e de relaxar também. Não tem autocuidado maior que esse.

Continua após a publicidade

75. Se alongar

O alongamento pode ser um excelente hobby aliado para o seu autocuidado, pois ele é excelente para a mobilidade, para relaxar alguns músculos e aí aliviar dores pelo corpo. E você pode se alongar, inclusive, ao mesmo tempo em que faz outras atividades de autocuidado, como com uma máscara facial e capilar, ouvindo uma música tranquila etc.

76. Listar projetos e sonhos

Fazer esse tipo de anotação é uma ótima forma de materializar alguns dos nossos pensamentos e desejos. Isso ajuda muito a nos dar mais foco para conseguirmos realizar tudo aquilo que está ali escrito.

77. Ouvir um podcast do seu agrado

Ultimamente os podcasts têm “invadido” a vida das pessoas, não é? E isso é ótimo, pois isso contribuiu para a criação de diversos tipos de programas abordando temas variados. Assim, vale a pena descobrir algum que faça sentido para você e, de preferência, sobre algo leve para ajudar a relaxar.

78. Fazer escalda-pés

Pode parecer uma dica de vovó, mas fazer escalda-pés é muito bom para ajudar a descansar e relaxar a mente e não precisa de muita coisa: basta um recipiente em que caiba seus pés, água de morna a quente e ervas ou óleo essencial para deixar ainda melhor.

Continua após a publicidade

79. Organizar a casa

Para que isso seja um hobby, antes de mais nada, é preciso ter em mente que você vai fazer em busca do bem-estar e não pela obrigação. Muitos estudos comprovam que estar em um ambiente organizado, limpo e cheiroso ajuda a diminuir a ansiedade e os pensamentos acelerados, pois os estímulos estarão em menor número.

80. Tomar Sol

O Sol é um excelente aliado para o autocuidado, pois a partir dele conseguimos ativar nossa vitamina D no corpo, além de diminuir a sensação de tristeza e aliviar um pouco a depressão. É importante, no entanto, levar em conta o horário de expor para que isso não provoque queimadura na sua pele.

Hobbies intelectuais

Sudoku
Foto: Pixabay

As pessoas que gostam de exercitar a mente não ficaram de fora da nossa lista, seguem algumas opções de hobbies para esse perfil.

81. Fazer palavras cruzadas

Esse é um passatempo clássico e excelente para quem quer aumentar o vocabulário e melhorar a ortografia. E a parte boa é que você pode fazer pela internet, ou pode comprar por um preço bem baratinho em bancas de revistas.

Continua após a publicidade

82. Assistir a documentários

Os documentários são ótimos para nos ensinarem sobre muitas coisas diferentes, desde acontecimentos históricos até mesmo sobre personalidades do ser humano.

83. Fazer um curso sobre algum assunto do seu interesse

Às vezes, a gente gosta muito de um tema/assunto que não faz parte da nossa vida profissional, mas mesmo assim nos interessa. Em casos assim, fazer algum curso relacionado a isso pode ser uma maneira muito boa de estudar, além de não ter nenhum tipo de obrigatoriedade.

84. Jogar Sudoku

O Sudoku é um passatempo ótimo para exercitar a mente e o raciocínio lógico e, assim como as palavras cruzadas, você pode comprar revistinhas na banca ou fazer pela internet ou em apps gratuitos.

85. Montar quebra-cabeças

Montar quebra-cabeças é um tipo de atividade bem interessante para descansar e, ao mesmo tempo, colocar o cérebro para funcionar. Além disso, é uma ótima opção de hobby para se fazer em grupo também.

Continua após a publicidade

Opções variadas de hobbies

Os 65 melhores hobbies para curtir o tempo livre
Foto: Pixabay

Para concluir nossa lista, seguem mais algumas opções variadas de hobbies para quem ainda não se encontrou.

86. Acampar

Essa é mais uma sugestão de atividade para as pessoas que adoram ficar próximas à natureza e se desconectar do mundo tecnológico. Além disso, é um programa que pode ser feito sozinho, em casal ou com uma galera de amigos.

87. Redecorar a casa

Mudar os móveis de lugar, adquirir ou fazer novos itens de decoração, tudo isso é muito válido para distrair a mente, além de dar uma revitalizada no ambiente, né?

88. Assistir a desenhos animados

Quem está farto de tanta coisa séria ou das tragédias da vida adulta pode optar por selecionar algum desenho animado mais leve para relaxar a mente. Existem centenas deles nas plataformas de streaming. Você só precisa escolher o que mais te agrada e maratonar até se cansar de descansar.

Continua após a publicidade

89. Aprender sobre Astrologia

Quem gosta dos mistérios dos astros, em uma abordagem astrológica, pode iniciar o estudo sobre o tema. Existem diversos canais no YouTube, além de bons sites que compartilham diversas informações sobre o tema.

90. Estudar filosofia

A área da filosofia é admirada por diversas pessoas que não necessariamente querem cursar uma graduação, por isso, estudar por conta própria pode ser uma boa opção de hobby para fazer nos horários vagos.

91. Conhecer novas culturas

Sabemos que nem todo mundo tem condições de sair pelo mundo afora conhecendo diferentes países e povos. No entanto, a internet pode nos ajudar com essa tarefa, assim como alguns documentários e livros também. Por isso, acreditamos que esse possa ser um ótimo hobby, sobretudo, para as pessoas curiosas.

92. Aprender tarô

Outra opção para as pessoas esotéricas é aprender tarô. Mesmo que pareça ser um pouco complicado conhecer o significado das cartas e interpretar as tiragens, lembre-se de que é um hobby e que não há pressa nesse processo.

Continua após a publicidade

93. Fazer lista de desejos em sites

Pode até parecer esquisito e inútil, mas muitas pessoas passam horas e mais horas em sites de e-commerce olhando e não comprando nada. E, sinceramente, não há mal nisso, no entanto, ao invés de montar um carrinho de compras, que pode ser excluído depois de um tempo por alguns sites, você pode montar uma lista de desejos e revisitá-la sempre que quiser, inclusive para verificar se tem promoções nos produtos que você tem interesse.

94. Gravar vídeos e postar no YouTube

Essa é uma ótima opção para quem quer compartilhar algo com o mundo, sejam ideias, sejam habilidade. Inclusive, é um tipo de hobby que pode render uma graninha, dependendo da forma como seu canal cresce.

95. Observar a natureza

Para essa atividade, você não precisa necessariamente sair da cidade onde você mora. É possível observar a natureza de qualquer lugar, pois você pode observar o céu, o pôr-do-sol, os pássaros, até mesmo, as formiguinhas por aí.

96. Responder a testes

Antigamente, para termos acesso a testes – esses para entretenimento mesmo – a gente precisava adquirir revistas, mas, hoje em dia, eles estão na internet, inclusive, de forma facilitada, já que não precisamos ficar contado os pontos para ver o resultado final. Esse é um hobby que pode ser bem divertido.

Continua após a publicidade

97. Ir a feiras de artesanatos

Quem não tem muita paciência para fazer seus próprios itens artesanais pode visitar os locais que vendem esse tipo de artigo. Essa é uma opção de hobby que ainda ajuda o comércio local e os pequenos produtores, além de proporcionar decorações exclusivas para a sua casa.

98. Aprender sobre aromaterapia

A aromaterapia é um tipo de terapia integrativa que utiliza os óleos essenciais de plantas com o propósito de, por meio de seus aromas, provocar diferentes sensações nas pessoas. Independentemente da eficácia ou não dos efeitos, que ainda não foram comprovados, a aromaterapia pode ser uma forma muito boa de se conhecer novos aromas.

99. Listar filmes e séries para assistir

Às vezes a gente quer ver tanta coisa, mas aí, na hora de escolher, dá um branco e a gente acaba assistindo algo sugerido pelo streaming ou mesmo alguma coisa repetida. Isso é realmente comum. Mas essa dica aqui vai ajudar a distrair a cabeça e, ao mesmo tempo, organizar seus outros momentos de lazer.

100. Ler sobre curiosidades na internet

Para esse hobby, nós do Segredos do Mundo podemos contribuir bastante, porque aqui vocês podem encontrar os mais diversos tipos de curiosidades entre outras informações interessantes!

Continua após a publicidade

Leia também: 

Fontes:  Maiores e melhores, Casa e Jardim, Vida Organizada.

Próxima página »

Escolhidas para você