Curiosidades

Mensagem na garrafa – Mais antiga do mundo e algumas outras

Há diversas histórias incríveis e emocionantes sobre pessoas que encontraram uma mensagem na garrafa e precisaram decidir o que fariam.

Atualizado em 15/09/2020

Comumente, filmes e séries de TV retratam algumas imagens que já se tornaram até meio clichês. Uma delas é de pessoas em praias ou ilhas que encontram uma mensagem na garrafa. Contudo, achados como esse realmente acontecem fora das telas. Há, inclusive, histórias fascinantes acerca de algumas dessas descobertas.

A priori, a mensagem na garrafa mais antiga do mundo foi encontrada na ilha de Wdge, na Austrália. Apesar de ter sido encontrado em janeiro de 2018 por uma mulher chamada Tonya Illman, indícios mostraram que o objeto foi abandonado 132 anos antes. Além disso, a mulher e sua família constataram que a mensagem fora lançada diretamente do navio alemão Paula.

Resumidamente, a Tonya contou que a mensagem estava úmida, dobrada e enrolada em cordas dentro da garrafa. Desse modo, a mulher e a família levaram o objeto para casa a fim de secar o papel de descobrir do que se tratava. Assim, descobriram que era um formulário de um navio alemão com anotações feitas em caligrafia muito fraca.

Pesquisa sobre a mensagem

Fonte: Revista Galileu

Após levar a mensagem na garrafa para casa, Tonya e seu marido realizaram uma pesquisa a fim de descobrir algo sobre o remetente da mensagem. Desse modo, o casal descobriu que o achado poderia ser parte de um experimente realizado entre os anos 1864 e 1933, pelo Observatório Naval Alemão.

Supostamente, o experimento consistia em lançar diversas garrafas semelhantes no mar contendo: a data do lançamento, as coordenadas exatas da localização, o nome da embarcação, o porto de onde saiu e a rota da viagem. Por isso, Tonya e o marido acabaram decifrando as anotações que estavam na mensagem. Além disso, no verso do papel havia um espaço em branco a ser preenchido por quem encontrasse o objeto, que deveria ser devolvido ao Observatório Naval Alemão, em Hamburgo.

Dessa maneira, Tonya constatou que a garrafa foi lançada ao mar a quase mil quilômetros de distância da Ilha de Wedge, no dia 12 de junho de 1886. No entanto, as descobertas apenas despertaram mais a curiosidade da mulher, que decidiu levar a mensagem na garrafa até o Museu da Austrália Ocidental (WA). No local, pesquisadores descobriram que se tratava de uma garrafa de gim holandesa datada do século XIX.

Fonte: Revista Galileu

Contudo, as pesquisas realizadas até então não foram suficientes para associar a garrafa encontrada por Tonya ao experimento do Observatório Naval Alemão. Por isso, um funcionário do WA, Ross Anderson, resolveu buscar ajuda de pesquisadores alemães e holandeses. Sendo assim, relatório do navio Paula mostraram que o experimento realmente tinha sido realizado na data que constava na mensagem na garrafa.

Desse modo, a mensagem na garrafa encontrada por Tonya passou a ser a mais antiga do mundo. Atualmente, a relíquia se encontra em exposição no Museu WA, na cidade de Fremantle, na Austrália.

Outras história envolvendo mensagem na garrafa

Apesar de incrível, a descoberta de Tonya está longe de ser a única. Confira abaixo 9 outras histórias envolvendo pessoas que encontram mensagens em garrafas.

1- “Recém-casados por uma garrafa”

Fonte: Incrível

Histórias de casais que ficaram juntos por motivos inusitados, certamente encantam e inspiração diversas adaptações. Com certeza você vai se surpreender com o caso de Ake Viking, de 22 anos, que jogou uma mensagem na garrafa ao mar em Gilbratar. No entanto, quem encontrou o objeto estava em na costa da Sicília, na Itália. Tratava-se de Paolina Puzzo, 17 anos.

O bilhete de Ake estava dedicado a “uma linda e distante desconhecida”. Por isso, quando Paolina achou a mensagem ficou encantada e escreveu para o remetente por meio de um endereço que estava no verso da mensagem. Desse modo, eles se encontraram pessoalmente, se apaixonaram e se casaram.

2- 108 anos no mar

Fonte: Incrível

Assim como a mensagem na garrafa mais antiga do mundo, neste caso, o objeto passou mais de 100 anos sem ser descoberto. Essa descoberta, por sua vez, foi feita em 2015 pela aposentada Marianne Winkler, na ilha Amrum, na Alemanha. A senhora achou uma garrafa de vidro escrita BREAK, ou seja, quebre.

Desse modo, a idosa quebrou a garrafa e encontrou um questionário que solicitava o nome de quem a havia encontrado, a data e local e, se encontrado por um navio, o nome do navio. Além disso, a mensagem pedia que a mensagem fosse retornada à Associação de Biologia Marinha de Plymouth, na Grã-Bretanha.

No entanto, a mensagem fazia parte de um experimento conduzido entre 1904 e 1906 e prometia um xelim de recompensa. Mesmo com a pesquisa encerrada, Marianne enviou o papel à instituição, que agradeceu e recompensou a senhora.

3- De pai para filha

Fonte: Incrível

Tudo começou quando, em 1915, o soldado britânico Thomas Hughes, escreveu uma carta para sua esposa e sua filha. Além disso, ele pedia que quem encontrasse a mensagem na garrafa, enviasse para o endereço da família. No entanto, o recado só foi encontrado em 1999 e, infelizmente, o pai e a mãe haviam falecido.

Mas, apesar de tanto tempo, o pescador que encontrou o objeto conseguiu localizar a filha do soldado e descobriu que ela morava na Nova Zelândia. Assim, ele mandou a mensagem via serviço postal para a filha que, na época, já tinha 87 anos.

4- Últimas palavras

Fonte: Incrível

Apesar de bonita, esse história também é um pouco triste, então se prepare. Em 1995, um garoto de 10 anos chamado Josh Baker escreveu um bilhete, o colocou em uma garrafa e jogou no lago White Lake, em Wisconsin. Desse modo, o recado do menino dizia “Meu nome é Josh Baker, tenho 10 anos. Se você encontrar esta mensagem, mostre-a nas notícias, Data: 16.04.95”.

Entretanto, em 2005, Josh morreu em um acidente. Mas, não para por aí. Isso porque, um ano depois do falecimento, os amigos do garoto, Robert Duncan e Steve Leidel, encontraram a carta escrita anos antes. Por isso, ele guardaram e entregaram à mãe de Josh, que considerou um bom sinal vindo de seu filho.

5- O início de uma amizade

Fonte: Incrível

Já essa história começa em 1968, quando uma menina de 8 anos chamada Sandra Morris voltava da Europa para os Estados Unidos em um cruzeiro. Desse modo, a criança escreveu seu nome e endereço em um papel e jogou ao mar. Assim, a garrafa foi encontrada por outra garotinha da mesma idade chamada Rosalind Hearse, mas que vivia no País de Gales.

Desse modo, Rosalind escreveu para Sandra e as duas se tornaram amigas. Elas mantêm a amizade até hoje, mesmo já sendo adultas e tendo suas próprias famílias.

6- Uma mensagem na garrafa que salvou vidas

Fonte: Incrível

Nesta história, 88 pessoas foram salvas da morte graças a uma mensagem na garrafa. Isso porque, em 2005, um navio com passageiros do Peru e do Equador foi sequestrado por piratas. No entanto, durante uma tempestade, os sequestradores fugiram e deixaram as pessoas à deriva.

Por isso, os passageiros escreveram uma carta pedindo ajuda e colocaram em uma garrafa. O objeto foi encontrado por pescadores e, desse modo, enviado à autoridades locais que resgataram o grupo.

Não vá embora ainda! Aqui está mais uma matéria para você: Situações Constrangedoras – Como evitar a vergonha nesses momentos

Fonte: Revista Galileu, Incrível

Imagens: Revista Galileu, Incrível

 

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada