Curiosidades

Micose – o que é, tipos, sintomas, causas e tratamentos para a doença

A micose é um problema de pele bastante comum e que também podem atingir a suas unhas e até mesmo cabelo. Descubra mais sobre isso!

Por Toni Nascimento

-

Certamente, você já ouviu falar sobre micose. Mas, você realmente sabe o que é?

Basicamente, se trata de uma infecção na pele causada por fungos. A nossa pele abriga fungos diariamente que não fazem mal a nossa saúde, e também não despertam sintomas. Acontece que quando esses fungos começam a se reproduzir rapidamente, podem levar a micose.

Além disso, é importante saber que a micose não acontece só na pele, e também nas unhas e no cabelo. Basicamente os fungos se alimentam da queratina presente nessas regiões. Elas precisam de algumas condições favoráveis, como calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo. A proliferação dos fungos exige tratamento.

Tipos de micose

Pitiríase Versicolor

Micose, quais são os tipos, sintomas, causas e tratamentos para a doença

A pitiríase versicolor também é conhecida como pano branco. Sua principal característica são pequenas manchas esbranquiçadas que escamam. Além disso elas podem estar agrupadas ou isoladas, e normalmente surgem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto. Sua tonalidade varia entre o branco, rosado ou castanho, e raramente coçam.

Por fim, a pitiríase versicolor é mais comum em adolescentes e jovens, sendo que pessoas de pele oleosa estão mais suscetíveis a apresentar este tipo de micose. Além disso, o tratamento pode ser feito com remédios de uso tópico ou oral.

Tinhas

Micose, quais são os tipos, sintomas, causas e tratamentos para a doença

A tinhas apresenta manchas vermelhas de superfície escamosa, bordas bem nítidas e que coçam. Quando ocorre nos pés, é chamada de “pé-de-atleta”. Apesar disso podem aparecer em qualquer lugar do corpo. Por exemplo nas crianças, é comum que apareçam no couro cabeludo, formando uma placa com crostas que causam coceira intensa.

Onicomicoses

Micose, quais são os tipos, sintomas, causas e tratamentos para a doença

Essa micose é especifica das unhas dos pés e das mãos. A unha se torna mais grossa e descolada, havendo mudanças em sua cor e forma. Normalmente começa como uma mancha de cor clara pequena. Além disso, é doloroso e recorrente.

Causas da micose

Micose, quais são os tipos, sintomas, causas e tratamentos para a doença

Primeiramente, você precisa saber que as micoses são contagiosas. Apesar de ser passada de uma pessoa para outra, na maioria das vezes os anticorpos conseguem combate-las. Além disso, nosso corpo contém bactérias que são responsáveis por conter a reprodução fúngica. Altos níveis de acidez em algumas regiões do corpo, como a vagina, fornecem outra camada de proteção.

Apesar de tudo isso, nem sempre o sistema imunológico do corpo é eficaz. Em alguns pacientes o sistema imunológico é incapaz de combater infecções por fungos de forma adequada. Além disso, o uso prolongado de remédios antibióticos destrói as bactérias úteis, permitindo que os fungos colonizem a pele e mucosa.

Por fim, em mulheres na pós-menopausa, as mudanças hormonais reduzem a acidez da sua vagina, tornando-a mais vulneráveis a infecções fúngicas. Além disso, existem fatores de risco:

  • Suar excessivamente ou trabalhar em um ambiente quente e úmido;
  • Andar descalço em lugares úmidos, como ginásios, vestiários e chuveiros;
  • Má circulação sanguínea;
  • Lesões ou infecções nas unhas.

Sintomas da micose

Micose, quais são os tipos, sintomas, causas e tratamentos para a doença

Os principais sintomas da micose são o surgimento de manchas brancas ou vermelhas que causam coceiras, tem a borda da lesão mais evidente e às vezes crostosa. Além disso, manifestam-se mais frequentemente em áreas de dobras (como axilas, virilhas, entre os dedos das mãos e pés), mas que também podem ocorrer em qualquer outra área do corpo.

Quando esses sintomas aparecem, é importante procurar um médico imediatamente. Primeiramente deve-se procurar um clínico geral ou ir direto em um dermatologista. Além disso, se estiver acontecendo em uma criança, o indicado é procurar um pediatra.

Tratamento para micose

Micose, quais são os tipos, sintomas, causas e tratamentos para a doença

O tratamento das micoses varia de caso para caso. As micoses tinhas possuem um tratamentos mais curtos e as onicomicoses mais prolongados. Além disso, é importante continuar o tratamento mesmo que os sintomas tenham terminado, pois o fungo das camadas mais profundas podem resistir.

Para o tratamento existe uma variedade de remédios antifúngicos. O tipo irá variar dependendo do tipo e intensidade da micose. Quando são mais superficiais, você pode usar um creme antifúngico. Infecções mais graves, podem exigir tratamento com comprimidos orais ou injeções. Muitos remédios antifúngicos são tóxicos para o fígado, exigindo cautela.

A medicação deverá ser usada pelo tempo indicado pelo médico. As micoses das unhas são as mais difíceis, o tratamento tem maior duração, podendo ser necessário manter o remédio por mais de doze meses. A persistência é fundamental para obter sucesso nestes casos.

Por fim, tratamentos caseiros como o uso de babosa, limão, bicarbonato de sódio e iogurte não têm comprovação científica alguma para melhorar a micose. Ou seja, realmente procure um médico e use a medicação recomendada.

Prevenção de micose

Micose, quais são os tipos, sintomas, causas e tratamentos para a doença

Existem algumas coisas que você pode fazer para se prevenir das micoses. Primeiramente enxugue-se bem, uma vez que os fungos se proliferam no calor e na umidade. Por isso também deve evitar roupas apertadas, por que você vai suar e deixar certas regiões do corpo quentes e úmidas. Por isso também controle o suor.

Como a micose é transmissível, passando de pessoa para pessoa, evite dividir roupas e kit de unhas com outras pessoas.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Dermatose – o que é, principais tipos, sintomas, características e Dermatite

Fonte: Minha Vida SBD

Imagens: Premier Tudo Ela Tratamento Caseiro MD Saúde Alto Astral Circuito Mato Grosso Viver Natural Duclin

Próxima página »

Escolhidas para você