Curiosidades

Midgard – História do Reino dos Humanos na Mitologia Nórdica

Midgard é o reino dos mortais, na mitologia nórdica, estaria localizado no meio da Yggdrasil, a árvore da vida.

Por Amanda Sales

-

Midgard, de acordo com a mitologia nórdica, seria o nome do Reino dos Humanos. Logo, era como o Planeta Terra era então conhecido pelos nórdicos. A localização de Midgard seria o centro da Yggdrasil, a Árvore da Vida. Lá é onde se localiza todos os mundos da mitologia, e ela está cercada por um mundo de água ao seu redor a tornando intransitável. Esse oceano guardaria uma enorme serpente marinha nomeada Jormungang, que circula o mar inteiro até encontrar a sua própria cauda, impedindo a passagem de qualquer ser.

Anteriormente Midgard era conhecida como Mannheim, o lar dos homens. Isso porque os primeiros pesquisadores da mitologia confundiram a região, como se fosse o castelo mais importante do local. Por isso Midgard em certas fontes antigas seria a mais imponente construção do mundo dos homens. Midgard, como o nome já sugere, é um mundo intermediário, ficando entre Asgard, o reino dos deuses, e  Niflheim, algo correspondente ao submundo nórdico.

Yggdrasil: A árvore da vida

Fonte: Toda Matéria

Como citado anteriormente, Midgard fica localizada na Yggdrasil, a árvore da vida. Ela seria uma eterna árvore de cinzas verdes e seus ramos seriam tão grandes que se estenderiam sobre todos os nove mundos conhecidos da mitologia nórdica, além de se estenderem também acima dos céus. Ela é sustentada por três enormes raízes, a primeira estaria em Asgard, a segunda em Jotunheim e a terceira em Niflheim.  Os nove mundos seriam:

  • Midgard;
  • Asgard;
  • Niflheim;
  • Vanaheim;
  • Svartalfheim;
  • Jotunheim;
  • Nidavellir;
  • Muspelheim;
  • e Alfheim.

Bifrost: A ponte arvo-íris

Fonte: Portal dos Mitos

Bifrost seria a ponte que liga o reino dos mortais, Midgard, ao reino dos deuses, Asgard. Ela foi construída pelos deuses eles viajam por ela diariamente para fazer as suas reuniões sob a sombra da Yggdrasil. A ponte, também é conhecida como ponte arco-íris, pois ela em si forma um. E é guardado por Heimdall, que vigia incessantemente todos os nove reinos. Tal proteção é necessária porque ela é o único meio de os gigantes terem acesso ao reino dos deuses, os Aesir, seus inimigos. Ela ainda possuiria uma defesa em sua cor vermelha, que produz propriedades flamejantes e incinera quem tente atravessar a ponte sem permissão.

Valhalla: O salão dos mortos

Fonte: Segredos do Mundo

Valhalla, de acordo com a mitologia, está localizada em Asgard. Seria um grande salão com 540 portas, que seria tão grandes que 800 guerreiros podem atravessar cada uma lado a lado. Seu telhado seria formado por escudos dourados e as paredes de lanças. Seria o local onde os vikings que morriam em batalha iam escoltados pelas Valkírias, entretanto quando não estão em batalha servem comida e bebida para os guerreiros em Valhalla. Morrer durante uma batalha seria um dos poucos jeitos de um mortal de Midgard poder acessar Asgard no topo da Yggdrasil.

Midgard: Criação e Fim

Fonte: Vkngjewelry

De acordo com a lenda de criação nórdica o reino dos humanos foi formado da carne e do sangue do primeiro gigante Ymir. A sua carne resultou na terra e o seu sangue o oceano. Reza a lenda que Midgard será destruída na batalha de Ragnarok, a batalha final, o apocalipse nórdico, que será travada na planície de Vigrid. Durante essa batalha a gigantesca Jormungand irá se levantar e então envenenar a Terra e o Mar. Sendo assim as águas irão se lançar contra a terra, que vai ficar submergida, resultando no fim de quase toda a vida em Midgard.

 

Gostou da matéria? Então confira também essa: Valquírias – Quem são e 9 fatos sobre as guerreiras da mitologia nórdica

 

Fontes: Vikings Br, Portal dos Mitos e Toda Matéria.

Imagens: Toda Matéria, God of War Fandom, Portal dos Mitos, Segredos do Mundo e Blog Vkngjewelry.

Próxima página »

Escolhidas para você