Curiosidades

Moicano, um corte muito mais antigo e cheio de história que você imagina

Ao contrário do que todo mundo pensa, o corte moicano não é um estilo que surgiu agora. Ele é mais velho que as pessoas imaginam, e conta com muito mais história também

Por Toni Nascimento

-

O moicano é certamente um dos cortes de cabelo que praticamente nunca sai de moda. Apesar de ter momentos de alta e baixa, ele mantém uma constante de adeptos.

Além disso, o estilo de corte se caracteriza por possuir uma “crista” no meio da cabeça. Geralmente, ele é raspada dos lados, porém existem algumas variações.

Uma das últimas vezes que o moicano se tornou uma tendencia avassaladora foi em 2015. De repente várias celebridades e jogadores de futebol aderiram a moda.

Origem do cabelo moicano

Como surgiu o popular [e antigo] estilo de cabelo moicano

Primeiramente o moicano tem origem indígena e foi usado pelos povos moicanos, iroqueses e cherokees. Ele tem relação direta com os antigos índios moicanos. Eles preferiam morrer a se deixar serem controlados pelos homens brancos que chegaram a seus territórios.

Muitos anos depois, os punks se inspiraram na história desses índios e passaram a usar esse corte para simbolizar a sua luta contra o sistema de governo que quer impor todo tipo de controle à liberdade do povo.

O corte foi adotado pelos punks entre o fim da década de 1970 e o início da década de 1980. Bandas punks como The Exploited e Plasmatics, tiveram seus líderes foram precursores do corte de cabelo no movimento britânico e americano, respectivamente.

Tipos de moicano

Como surgiu o popular [e antigo] estilo de cabelo moicano

Primeiramente existem três tipos de corte de cabelo. O primeiro é o moicano spikes. Neste, em vez de uma “crista”, possui “espinhos” no lugar.

Em seguida existe o moicano leque. Esse tipo é aquele que possui uma crista perfeita, originalmente com os lados raspados. Também é muito adorado.

Por último o Frohawk. Ele é visto em punks afro-americanos, ravers, e fãs de hip hop old school. Alguns incluem torções de cabelo na lateral, trancinhas, ou apenas fixando-se nos lados.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Os cortes de cabelo mais absurdos dos anos 80

Fonte: Nerdice Total Wikipédia

Imagens: FTW! Luxury Home Design and Decorating Ideas Dramaqueenzen

Próxima página »

Escolhidas para você