Curiosidades

Nefilins – Quem foram e qual sua verdadeira origem?

Os Nefilins são gigantes que viveram no período pré-diluviano e que ficaram conhecidos por seu poder. No entanto, sua origem é discutida até os dias de hoje.

De acordo com a Bíblia, os Nefilins eram pessoas poderosas de grande estatura que viveram no período pré-diluviano relatado no Antigo Testamento. E há quem acredite que os Nefilins eram fruto do relacionamento entre o espiritual (anjos caídos ou filhos de Deus) e o carnal (filhas dos homens). Também eram conhecidos como os famosos heróis da antiguidade devido aos seus grandes feitos na época. Por fim, os gigantes morreram durante o dilúvio.

Nefilins é uma palavra de origem hebraica, sendo que em algumas traduções da Bíblia a palavra é traduzida como ‘gigantes’. Por exemplo, a tradução grega do Antigo Testamento hebraico, chamada de Septuaginta, traduz o hebraico nephilim pelo termo grego gigas (gigantes).

Já em outra interpretação, a palavra nefilim seria derivada de uma palavra de raiz hebraica que significa cair, dessa forma, Nefilins seria o mesmo que caídos. Com isso, alguns estudiosos acreditam que esse sentido de caídos se refira à natureza caída e perversa desses seres. Por fim, outro sentido da palavra seria ‘aqueles que caem sobre outros’, ou seja, os Nefilins seriam pessoas poderosas que tinham comportamento violento e tirânico.

Quem eram os Nefilins?

Quora

Martinho Lutero, durante a Reforma Protestante, traduziu a palavra Nefilins como ‘tiranos’, ‘homens caídos’ ou ‘corrompidos’. Portanto, acredita-se que os Nefilins eram um povo da antiguidade com alta estatura ou gigantes, conhecidos por sua maldade. Dessa forma, não se tratava de seres espirituais vivendo entre os humanos. Inclusive, há outros povos citados no Antigo Testamento que possuíam características parecidas com os Nefilins, como os anaquins e os refains (Deuteronômio 2:21).

Em suma, é provável que os Nefilins não fossem anjos caídos que viveram na Terra e tiveram relações sexuais com mulheres mortais.  Pois, de acordo com a Bíblia, os anjos são seres espirituais que não têm relações sexuais (Marcos 12:25; Hebreus 1:14). Além disso, a Bíblia se refere aos Nefilins como homens e não como seres híbridos. Enfim, os Nefilins eram um povo antigo, com estatura entre 3 e 4 metros de altura e ficaram famosos por seus feitos na época. Um exemplo seria o gigante Golias, relatado na Bíblia, que foi derrotado pelo pequeno Davi.

Outras interpretações sobre quem foram os Nefilins

Até os dias de hoje, teólogos e pesquisadores dos textos bíblicos ainda não entraram em um acordo sobre quem eram os Nefilins. A origem e quem foram os Nefilins estão ligadas a muitas histórias e interpretações diferentes. No entanto, existem pelo menos duas correntes principais sobre o tema.

1ª corrente de interpretação

Tricurioso

De acordo com antigas interpretações da tradição judaica do texto de Gênesis 6, os Nefilins seriam fruto do relacionamento entre os filhos de Deus ou anjos caídos com as filhas dos homens. Cujas características era uma mistura entre humana e angelical. E essa teoria é reforçada pelo texto não bíblico ‘O Livro de Enoque’, apesar de que essa interpretação se aproximar mais de antigas lendas e mitologias do que da doutrina da Bíblia.

2ª corrente de interpretação

Pinterest

Já a outra corrente de interpretação seria a de que os Nefilins não foram seres angelicais, mas descendentes que nasceram da mistura entre a linhagem de Sete (filho de Adão) conhecidos por serem piedosos e tementes a Deus. Com as filhas do homem que seriam da linhagem de Caim que se rebelava contra Deus.

Por fim, os Nefilins seriam então filhos nascidos de reis poderosos do período pré-diluviano com mulheres de seus haréns. Pois, esses homens eram chamados de filhos dos deuses, conhecidos pelo seu poder, violência e orgulho em transgredir o padrão moral de Deus.

Então, se você gostou desse post, também vai gostar desse: Anjos – quem são eles e quais os mais importantes citados pela Bíblia. 

Fontes: Info Escola, Estilo Adoração, Respostas

Imagens: Pinterest, Quora, Tricurioso

Próxima página »

Escolhidas para você