Mundo Animal

Nomes para gatos – As melhores opções, dia do gato e costumes do bicho

Além de várias dicas de nomes para gatos, também mostramos mais sobre o dia do gato e, acima de tudo, alguns dos seus costumes.

Por Lucas Alves

-

Certamente, sempre surge uma dúvida na hora de escolher nomes para gatos. Essa escolha não é fácil, pois afinal os gatos de estimação se tornam da família e esse será o nome de identificação para sempre. Precisa ser de fácil pronúncia e aceitação para que todos tenham uma boa comunicação, não é mesmo!?

No entanto você não pode simplesmente dar nomes para gatos. É preciso que ele faça referência as características físicas e a personalidade do animal, pois com toda a certeza essa identificação será muito mais rápida.

Portanto, conheça nomes que podem te ajudar a escolher os seus nomes para gatos.

Dia Mundial do Gato

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
G1

Primeiramente, antes de mostrarmos dicas de nomes para gatos, vamos falar um pouco mais sobre esse bicho tão especial. Juntamente com o cachorro, o gato está entre os principais animais de estimação adotados pelas pessoas.

Certamente, a personalidade dos gatos é tão marcante que seus donos desenvolveram boas habilidades para cuidar e manter esse bichinho em casa. Não é por menos que foram criadas datas para comemorar a presença deles na vida dos humanos: Dia Mundial do Gato (17 de fevereiro) e Dia Internacional do Gato (8 de agosto).

Assim, essas datas além de comemorar a vida dos bichinhos, é para chamar atenção dos cuidados essenciais que esses animais devem receber. Não é por menos que surgem por aí muitos mitos e verdades sobre os gatos.

Vamos apresentar alguns para você que já tem esse bichinho em casa, ou que depois dessa notícia provavelmente vai querer adotar um.

Mitos e verdades

Gatos mostram a barriga por submissão ao dono

MITO. Esse ato é para demonstrar confiança.

Gatos sabem quando vou viajar

MITO. Os gatos confundem as malas com as caixas que eles tanto gostam para se “protegerem”. Por isso ficamos com a sensação que eles sabem que vamos viajar, no entanto é mais uma identificação e proteção com a mala. Assim, quando estão dentro da mala ou de qualquer caixa, querem receber mais carinho.

Gatos têm dificuldade ao descer de lugares muito altos

VERDADE. Os gatos gostam de altura e suas patas e unhas são preparadas para essa descida ou subida.

Gatos não enxergar bem e derrubam água da tigela

VERDADEIRO. Realmente a visão dos gatos não é muito boa e por isso tanto derrubam a tigela quando vão beber água. No entanto sabemos que os animais também adoram água para brincar e esse pode ser um outro motivo.

Gatos sentem frio

VERDADEIRO. Sempre achamos que por serem animais peludos os gatos não sentem frio. Mas engana-se quem tem esse pensamento. Abaixo de 15º C eles já consideram frio e alguns cuidados precisam ser adotados pelos donos, como por exemplo caminha confortável e quentinha.

Gatos sentem calor

VERDADEIRO. Assim como os humanos os gatos sentem frio e calor. O calor para eles é acima de 25º C. Neste período é muito importante uma boa hidratação.

Talvez uma solução neste período seja tosar o animal e assim ajudá-lo a refrescar. Essa tosa precisa ser avaliada com um profissional capacitado em gatos.

Gatos precisam ter os dentes escovados

VERDADE. Os gatos realmente têm o hábito de limpar, no entanto os dentes eles não conseguem. Assim, apesar de ser uma tarefa difícil, é importante que o dono escove os dentes dos gatos. Assim evita a gengivite e formação de tártaros. Aos poucos o gato vai confiando nesse processo com o seu dono.

Como fazer se…

O gato tiver muita energia?

Certamente, assim como todos animais, alguns são mais brincalhões e enérgicos do que os outros. Então não é nada que te assuste e, aos poucos, você consegue ir equilibrando isso dentro de casa. Basta dar atenção, carinho e cuidado ao animal.

Geralmente os filhotes que são mais hiperativos e com muita energia para gastar. Mas se com o tempo você perceber que ele ainda não se adaptou e mudou o comportamento, é bom procurar a ajuda de um especialista. Pode não ser nada, mas as vezes há alguma doença que o deixe assim tão agitado.

Eu quero levar o gato na minha viagem?

Todo dono certamente quer que seu gato esteja presente nos melhores momentos de uma viagem em família. Porém, nem sempre isto é possível devido ao temperamento forte dos gatos.

Outro motivo que pode dificultar sua viagem é, por exemplo, quando optar por avião ou ônibus. Afinal existem regras específicas para esse transporte.

Então se quer levar o animal, esteja preparado para todas as mudanças de comportamento do gato. Com toda a certeza é realmente um novo período de adaptação.

Eu preciso alimentar um filhote de gato?

O ideal é que antes de adotar um gatinho você deixe ele se alimentar na mãe no mínimo de dois a três meses. Essa primeira fase de alimentação é essencial, mas caso isso não seja possível procure um especialista para fazer todos os exames necessários. Com toda a certeza ele melhor vai te orientar sobre como alimentar o gatinho para que assim ele não tenha nenhuma deficiência nutricional.

É a partir deste período de três semanas que ele começa alternar entre leite e ração e assim já fica mais fácil você cuidar. De fato o gatinho já está preparado para ser adotado.

No entanto é muito importante ressaltar para você nunca esquecer deixar de deixar água limpa e fresca para ele em todos esses períodos de vida. Eles precisam muito se hidratar.

Eu preciso dar um comprimido?

Com toda a certeza não é uma tarefa fácil, mas com a prática você e ele acabam se acostumando. De fato a mais comum é misturar o comprimido na ração, mas geralmente os gatos são bem espertos e não caem nessa.

Se o veterinário autorizar você pode deixar o remédio amassado e a ração úmida, pois assim tem mais chance dele aceitar.

Não deu certo com o remédio na ração, é hora de tentar colocar o comprimido na sua boca. Seja carinhoso para ganhar a confiança do gato neste momento que ele está doente.

Então devo adotar um gato?

Certamente, se você leu até aqui, já está sabendo muito sobre o cuidado de gatos. Dessa forma, pode parecer assustador à primeira vista. Primeiramente porque ser tutor ou dono de pet é uma responsabilidade séria! Afinal, você será responsável por uma outra vida.

Entretanto, não se assuste. Em primeiro lugar, lembre-se de que os bichinhos são uma fonte de amor incondicional. Além disto, eles estarão ao seu lado em seus melhores e piores momentos. Ademais, ninguém resiste à fofura destes animaizinhos!

Dicas de nomes para gatos

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
Cão Cidadão

Dessa forma, se você já está convencido a adotar um gato, agora é a hora de escolher um nome. Em primeiro lugar, pode parecer uma tarefa fácil. Porém, é importante escolher com sabedoria! Afinal, o nome é uma parte importante do seu relacionamento com o seu bichano.

Primeiramente, vamos ver dicas de nomes com as letras do alfabeto. Em seguida, veremos alguns de acordo com a característica do seu felino.

Importante: não se esqueça de muito repetir o nomo do animal no início, afinal ele demora de cinco a dez dias para fazer essa associação.

Primeiramente, nomes para gatos com A

Em primeiro lugar, Abby; Em segundo lugar, Abel; Abigail; Abel; Alice; Amarelinho; Alface; Ajax; Alfa; Alfafa; Angel; Antrax; Ariel; Atlas; Por fim, Astro.

Em segundo lugar, nomes para gatos com B

Em primeiro lugar, Bebê; Em segundo lugar, Baby; Batota; Bambina; Bolacha; Boy; Boris; Brutus; Buzz; Por fim, Byte.

Em terceiro lugar, nomes para gatos com C

Em primeiro lugar, Chico; Em segundo lugar, Cacá; Caroço; Cabrobró; Calvin; Cookie; Catito; Catata; Cotonete; Cash; Cecilia; Checa; Cindy; Por fim, Curly.

Nomes de gatos com a letra D

Em primeiro lugar, Daphne; Em segundo lugar, Da Vinci; Dadinho; Delta; Dexter; Dinho; Denis; Dada; Dede; Didi;  Dodô; Por fim, Dudu.

Nomes para gatos com a letra E

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
Petz

Em primeiro lugar, E.t; Em segundo lugar, Eva; Érika; Elf; Elza; Emily; Ema; Evora; Ester; Estopinha; Eureka; Estalinho; Esperteza; Por fim, Enzo.

Nomes para gatos com a letra F

Em primeiro lugar, Fifi; Em segundo lugar, Flor; Foquinha; Fofura; Felix; Fido; Fada; Fiona; Fofa; Filó; Flora; Por fim, Florzinha.

Nomes para gatos com a letra G

Em primeiro lugar, Garfield; Em segundo lugar, Gogó; Galileo; Garapa; Genio; Georgia; Gigi; Garotão; Guga; Gugu; Por fim, Gnomo.

Nomes para gatos com a letra H

Em primeiro lugar, Hara; Em segundo lugar, Haley; Happy; Hercules; Horácio; Horta; Hope; Por fim, Hube.

Nomes para gatos com a letra I

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
Petz

Em primeiro lugar, Ida; Em segundo lugar, Irene; Ian; Ida; Igor; Inca; India; Isis; Por fim, Ivy.

Nomes para gatos com a letra J

Em primeiro lugar, J.K; Em segundo lugar, Jotinha; Jaboticaba; Jamelão; Jezebel; Jet; June; Juno; Jumbo; Por fim, Jez.

Nomes para gatos com a letra K

Em primeiro lugar, K-9; Em segundo lugar, Karen; Kiko; Kaká; Kenia; Kid; Kely; Kid; Koda; Kodak; Por fim, Kojak.

Nomes para gatos com a letra L

Em primeiro lugar, Laís; Em segundo lugar, Lindinha; Loló; Lulu; Luluzinha; Luz; Luiz; Latinha; Lady; Leila; Léo;  Link; Lalá; Lux; Por fim, Lolita.

Nomes para gatos com a letra M

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
F5

Em primeiro lugar, Mimi; Em segundo lugar, Mingau; Mocozinho; Miau; Manu; Mike; Mara; Mel; Mag; Mila; Por fim, Mia.

Nomes para gatos com a letra N

Em primeiro lugar, Nikita; Em segundo lugar, Nike; Nina; Nono; Nata; Naná; Natasha; Por fim, Nobel.

Nomes para gatos com a letra O

Em primeiro lugar, Odete; Em segundo lugar, Olivia; Oliver; Old; Por fim, Obina.

Nomes para gatos com a letra P

Em primeiro lugar, Patota; Em segundo lugar, Pixinga; Pitoco; Preta; Popó; Pantufa; Pitty; Porpeta; Pudim; Por fim, Pipoca.

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
LifeStyle

Nomes para gatos com a letra R

Em primeiro lugar, Roxy; Em segundo lugar, Ramona; Roxane; Rubi; Rafa; Runa; Por fim, Rapunzel.

Nomes para gatos com a letra S

Em primeiro lugar, Safira; Em segundo lugar, Salete; Sexy; Samy; Sandy; Shana; Simão; Sophia; Shiva; Por fim, Sena.

Nomes para gatos com a letra T

Em primeiro lugar, Tamy; Em segundo lugar, Taty; Tele; Tomate; Téo; Tulipa; Tico; Tinho; Tutu; Tata; Por fim, Trika.

Nomes para gatos com a letra U

Em primeiro lugar, Uva; Em segundo lugar, Ursula; Urana; Uninho; Uto; Por fim, Ubinho.

Nomes para gatos com a letra V

Em primeiro lugar, Violeta; Em segundo lugar, Viking; Vet; Vesgo; Vivi; Vavá; Por fim, Valeska.

Nomes para gatos com a letra X

Em primeiro lugar, Xaxá; Em segundo lugar, Xexéu; Xuca; Xuxa; Xeren; Xênia; Por fim, Xoxó.

Por fim, nomes para gatos com a letra Z

Em primeiro lugar, Zatara; Em segundo lugar, Zabira; Zozó; Zuzu; Zazá; Ziby; Por fim, Zíper.

Nomes de gatos: placa de identificação

Certamente o nome é bem importante. No entanto, não deve providenciar só ele. Primeiramente, é bom arrumar uma placa de identificação para seu felino. Sobretudo, para caso ele venha a fugir ou se perder, pode ser importante para ele ser encontrado novamente.

Agora vamos dar algumas dicas de nomes de acordo com a personalidade de cada animalzinho:

Primeiramente, nomes de gatos preguiçosos

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
Galileu

Primeiramente, se você tem um gatinho preguiçoso, um nome que o defina pode ser legal. Dessa forma, vale a pena escolher um dos nomes a seguir. Portanto, conheça alguns:

Em primeiro lugar, Preguicinha; Em segundo lugar, Soneca; Preguiça; Dorminhoco; Cinderela; Moleza; Molenga;  Inércia; Bicho Preguiça; Andy; Jully; Katita; North; Kakau; Odilon; Ox; Rira; Alpha; Fofo; Duna; Frota; Rusty; Uirá;  Dunga; Zorro; Cacau; Zita; Elliot; Eron; Apple; Iemanjá; Ieda; Batata; Pepeu; Ronaldo; Bonnie; Sonata; Fatinha;  Fuxico; Bong; Big; Catito; Cati; Ellie; Edson; Fe; Fergie; Da Vinci; Dusty; Dado; Filhota; Edu; Fufy; Foca; Dakota;  Fidel; Fubá; Walter.

Em segundo lugar, nomes de gatos gordos

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
LifeStyle Ao Minuto

Certamente, se seu gato é gordinho, é sinal de que ele está sendo bem alimentado. Além disso, um nome que combine com ele pode ser uma ótima escolha.

Em primeiro lugar, para lembrar de um desenho famoso com um gato comilão e gordinho, pode chamá-lo de Garfield; Em segundo lugar, Bolota; Bolinha; Gordo; Fofo; Fofa; Fofolete; Brutus; Carnudo; Gordinho; Roliço;  Grandão; Gordão; Barrigudo; Barrigão; Toiço; Toicinho; Slott; Obelix; Maila; Ohana; Armando; Adri; Ramona; Roxane; Zara; Zac; Phoebe; Angus; Pikachu; Odie; Quartz; Queen; Memê; Peteca; Mel; Naldo; Peter; Uma; Somin; Shiva; Queila; Uno; Pimenta; Uva; Janna; Gertrudes; Dri; Dora; Danger; Frank; Estela; Fiona; Ethel; Heron; Flipper; Léa; Geralda; Luly; Lawrence; Geruza; Lord; Hera; Kuka; Gordinha; Zeca; Zé.

Evite nomes de repreensão

Primeiramente, é importante não utilizar nomes que sejam de repreensão. Apesar de quando filhotes eles podem fazer bagunça, não deve ser usado esse tipo de chamativo como nome. Ou seja, eles podem associar o nome com a sua repreensão e, ao chamá-lo, ele pode não atender.

Por isso, não é uma boa ideia dar nomes com conotações negativas. Sem dúvida a relação com seu bichinho será mais saudável com uma das sugestões abaixo.

Nomes de gatos carinhosos

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
Petz

Amoreco, Amoroso; Fofurinha; Afetuoso; Mimosa; Brisa; Aconchego; Afago;  Doçura; Docinho; Hello Kitty; Sweetie; Mel; Benzinho; Julieta; Momô; Romeu; Charmoso; Príncipe; Candy;  Dreamy; Amora; Lulu; Mia; Kaike; Lawrence; Kauã; Luly; Kaya; Miguel; Max; Doug; Esquimó; Marilyn; Beijin;  Pitt; Bela; Pitú; Popó; Rê; Bianca; Fofa; Frank; Rira; Taty; Herói; Tiny; Hera; Xispita; Apolo; Teca; Dickens; Dingo;  Tainá; Tales; Uruca; Donna; Zuma; Gato;  Duna; Gina; Usher; Ully; Xodó; Hadija; Illis; Zac; Dolores; Flipper; Zack;  Georgia; Zeus; Ana; Igor; Hangus.

Nomes de gatos brincalhões

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
Impala

Apesar da fama de individualistas e “sérios”, gatos adoram brincar. Além disso, atividades são ótimas para a saúde do seu bichinho. Certamente, se seu gato é brincalhão, isto é um ótimo sinal para a saúde dele! Sendo assim, conheça alguns nomes que podem ajudar a traduzir a personalidade deste seu animalzinho:

Em primeiro lugar, Fanfarrão; Em segundo lugar, Bincalhão; Fera Radical; The Flash; Bagunceiro; Doidão;  Eletricidade; Faísca; Félix; Lúcifer; Frajola; Tom; Thunder Cat; Jesse; Gato de Botas; Espoleta; Alex; Foguete;  Foguinho; Fifo; Marty; Adamastor; Bonnie; Amabel; Birosca; Abu; Dorothy; Bud; Dudu; Aberaldo; Buck; Átila;  Mama; Bobby; Dara; Aragon; Biba; Iron; Jolly; Bonita; Brutus; Antrax; Buzz; Bebê; Dawn; Batata; Justine; Jatobá;  Electra; Falcão; Blanche; Edward; Garapa; Érica; Elza; Fanta; Gnomo; Juju; Guiga; Fênix; Genesis; Ida; Geléia;   Ioko; Harmonie; Biscoito; Hanna; Jynx; Lira; Phoebe; Odilon; Lady; Arlete; Salete; Átila; Tapioca; Úrsula; Talia;
Ágata; Peter; Taz; Urano; Aníbal; Por fim, Ari.

Nomes de gatos pretos

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
Exame

Primeiramente, vamos nos esquecer das superstições associadas a gatinhos da cor preta? Certamente, estes bichinhos são tão amáveis e divertidos quanto quaisquer outros gatos. Além disso, adotar um gato preto ajuda a diminuir o estigma e as chances de que ele seja abusado ou maltratado nas ruas.

Dessa forma, escolha abaixo o nome ideal para sua companhia felina:

Em primeiro lugar, Negro Gato; Em segundo lugar, Preto; Anete; Sony; Yone; Lark; Walter; Zuzú; Wink; Yoná;  Yang; Zuca; Wolf; Zizou; Jakie; Zizi; Zangado; Por fim, Hermes.

Nomes de gatos brancos

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
Tudo Sobre Gatos

Primeiramente, embora algumas raças de gatos tenham como característica comum a cor branca, muitos gatinhos brancos são, na verdade, albinos. Sendo assim, é importante saber disso antes de adotar seu gatinho branco. Afinal, caso adote um gato albino, ele precisará de cuidados especiais.

Ou seja, estes gatos devem evitar o contato direto e prolongado com a luz do sol. Certamente porque, além de seus pelos, sua pele também é mais delicada.

Dessa forma, após escolher seu gatinho, confira abaixo nomes que combinam com ele:

Em primeiro lugar, Bola de Neve; Em segundo lugar, Floquinho; Branca; Branquinha; Neve; Snowball; Acácio;  Armando; Adri; Dusty; Alfafa; Bernadete; Atlas; Lou; Bob; Barão; Dora; Henry; Ox; Alice; Bart; Colombo; Heroldo; Calipso; Astolfo; Bubu; Arlene; Magoo; Leda; Belo; Leila; Nikky; Brisa; Luke; Missy; Dilan; Lolita; Curió; Dri; Peludinho; Xuvisco; Pancho; Bono; Drica; Frida; Drake; Pedro; Elke; Por fim, Eva.

Nomes de gatos peludos

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
Folha Vitória

A princípio, estes gatos podem representar uma ameaça para quem sofre de alergia. Porém, se este não é um problema para você, está com sorte! Afinal, além destes gatos serem tão brincalhões e carinhosos como qualquer outro, os mais peludos tem um atrativo a mais. De fato, os pelos fazem com que eles sejam ainda mais fofos! Sem dúvidas, seus abraços serão ainda mais gostosos. Então, confira abaixo nomes que combinam com gatinhos assim:

Em primeiro lugar, Tony; Em segundo lugar, Felpudo; Peludão; Peludo; Cabelo; Cabeleira; Amora; Fern; Cabelão;  Rapunzel; Irina; Holly; Kutcher; Howie; Iemanjá; Kittie; Ieda; Lilla; Noel; Kim; Nicolau; Lilly; Noé; Margot; Tico;  Marge; Nikita; Zion; Yza; Teco; Yani; Ziggy; Xita; Doty; Por fim, Erlã.

Nomes de gatos exóticos

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
Super Interessante

De fato, todos os gatos são únicos, especialmente para seus donos. Ainda assim, há alguns que se destacam por alguma característica particular. Portanto, seja algo físico ou uma característica de comportamento, você pode usar este traço para dar o nome. Sendo assim, confira abaixo nossas sugestões:

Em primeiro lugar, Pelado; Em segundo lugar, Exotic; Zito; Eike; Narcisa; Gravatinha; Ninho; Willow; Wanny;  Catatau; Ken; Katita; Camelo; Minerva; Colin; Gucci; Willy; Xoxana; Carô; Bernardo; Yani; Talia; Tábata; Úrsula;  Rafa; Runa; Urano; Conrad; Duna; Big; Por fim, Bobby.

Nomes de gatos pequenos

Certamente, gatos ainda menores podem ser ainda mais fofos. Assim, pode ser que você tenha escolhido um companheiro menor, de uma raça que não cresce tanto com o passar do tempo. Dessa forma, há diversos gatinhos que não se tornam muito grandes, mesmo com a idade. Portanto, confira nossas dicas de nomes:

Em primeiro lugar, Petit; Em segundo lugar, Petit Gatô; Fifi; Cuca; Dhara; Triska; Caco; Cuíca; Douglas; Coragem;  Chapolin; Dylan; Cebolinha; Chaves; Ylde; Yran; Fuzarca; Ester; Tommy; Fuzzy; Por fim, Violeta.

Por fim, nomes de gatos grandes

Nomes para gatos - Veja dicas para nomear seu pet
Visão

Primeiramente, quanto maior o gato, mais espaço para abraçar! Além disso, gatos grandes são muito procurados por amantes de animais de médio porte. Principalmente pessoas que moram em casas com jardins maiores, ou apartamentos com amplo espaço, procuram gatos deste porte. Portanto, confira alguns nomes a seguir que combinam com “gatões”:

Em primeiro lugar, Gigante; Em segundo lugar, Conan; Grandão; Hércules; Bolota; Catbert; Viking; Serafina; Vick;  Souza; Calvin; Estalinho; Chanel; Ubaldo; Valentim; Chanty; Urso; D’Artagnan; Cher; Por fim, Dolly.

Então, curtiu a matéria? Dessa forma, dê uma olhada na matéria a seguir: Gestação de cachorra – Duração, fases e cuidados com o animal.

Fontes: Cachorro Gato; EstadãoPerito Animal.

Imagem de Destaque: Super Interessante.

Próxima página »

Escolhidas para você