Ciência & Tecnologia

É assim que você pode acrescentar o ferro que seu organismo precisa

Com qual frequência você sente falta de ar, cansaço ou aceleração dos batimentos cardíacos? Cuidado, isso pode ser falta de ferro.

Por Júlia Marreto

-

A anemia por deficiência de ferro é o distúrbio nutricional mais comum do mundo. Ela pode causar falta de ar, cansaço, aumentar a frequência cardíaca…

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia é definida como uma baixa concentração de hemoglobina no sangue. É como “um problema de saúde pública que afeta países de renda baixa, alta e média e tem consequências significativas na saúde.”

Pela incidência de anemia em crianças de 6 meses a 5 anos e em mulheres na idade reprodutiva, o Brasil está em nível de alerta “moderado”.

É muito importante consultar um médico especialista antes de sair por aí tomando qualquer suplemento. Lembre-se que existe a possibilidade de você não precisar deles ou de que seus sintomas sejam causados por outro fator. Sempre preste muita atenção à sua alimentação.

Como baixar o colesterol sem remédios, apenas com a alimentação

O que é o ferro?

É assim que você pode acrescentar o ferro que seu organismo precisa

É um componente essencial da hemoglobina, que transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos e mioglobina que fornece oxigênio aos músculos. O ferro também é necessário para o crescimento, desenvolvimento, funcionamento celular normal e a síntese de alguns hormônios e tecido conjuntivo.

A maior parte deste mineral está presente na hemoglobina e o restante fica armazenado na forma de ferritina ou hemossiderina no fígado, baço, medula óssea ou na mioglobina presente no tecido muscular.

E é através da urina e fezes, trato gastrointestinal e pele que se perdem pequenas quantidades de ferro. No caso das mulheres, a perda pode ser maior por conta da menstruação.

O que a fritura causa no organismo e porque parar de comer hoje

O que causa sua perda?

É assim que você pode acrescentar o ferro que seu organismo precisa

Existem diversos motivos, mas os mais comuns são: hemorragia, doenças gastrointestinais que interfiram na absorção de ferro, dieta pobre neste mineral, proteína, folato e vitamina C.

Este déficit pode aumentar e originar, em último estágio, anemia. A anemia é caracteriada por valores de hematócritos baixos. E tem como sintomas distúrbio gastrointestinais, função cognitiva e imunológica prejudicada e alteração da capacidade de desempenhar trabalho normal. Além de regulação corporal alterada.

Frutas que engordam mais que fast food

O ferro e o organismo

É assim que você pode acrescentar o ferro que seu organismo precisa

O ferro existe sob duas formas: Ferro heme, que se encontra em alimentos de origem animal, como a carne vermelha, peixe e carne de aves; e o ferro não heme, que se encontra principalmente em alimentos de origem vegetal.

Como nosso organismo não produz esse componente, você precisa absorvê-lo a partir da alimentação, seja por meio do consumo de alimentos naturalmente ricos em ferro ou com aqueles enriquecidos com o mineral (pão de forma e cereais matinais).

A questão é: nem todo ferro ingerido está na forma que você é capaz de absorver.

Segundo o cientista de nutrição Paul Sharp, da Universidade King’s College London, ao programa “BBC Trust Me I’m a Doctor”, a carne vermelha é particularmente rica no tipo de ferro que é fácil de ser absorvido pelo organismo. Porém, as pessoas têm diminuído (e muito) ou até eliminando por completo seu consumo.

Para essas pessoas, existem algumas alternativas: verduras folhosas de cor verde-escura (couve, espinafre, ervilhas e lentilhas, por exemplo). Mas com esses alimentos você não absorve tanta quantidade quanto com a carne.

Dieta low carb, com restrição de carboidratos, reduz expectativa de vida

Café ou suco de laranja?

É assim que você pode acrescentar o ferro que seu organismo precisa

O jeito que você prepara sua comida e o que você bebe durante a refeição também afeta a absorção de ferro pelo seu organismo. Sharp realizou um experimento que simulava a digestão humana. O teste reproduziu o efeito das enzimas envolvidas na digestão dos alimentos e a reação química que acontece nas células do intestino humano para indicar quanto seria absorvido.

Ao beber um suco de laranja, acompanhando seu cereal enriquecido com ferro, você absorve muito mais ferro do que quando ingere o cereal sozinho. Isso acontece porque o suco de laranja tem vitamina C, que facilita a absorção de ferro.

Agora, quando você consome a mesma tigela de cereais acompanhada de café, seu organismo irá absorver significativamente menos ferro.

5 hábitos para melhorar o intestino sem tomar remédios

Como obter mais ferro

É assim que você pode acrescentar o ferro que seu organismo precisa

Experimente inserir na sua dieta diária alimentos como: folhas verdes cruas ou cozidas no vapor; se for espinafre, ferva levemente; coma ou beba algo que tenha vitamina C durante as refeições; pães de fermentação natural são os melhores.

Fonte: BBC, Alimentação Saudável

Próxima página »

Escolhidas para você