O prato preferido de 17 personalidades históricas

Todo mundo tem um prato preferido. Mas você conhece o prato preferido das personalidades históricas do Brasil e do mundo? Conheça algumas.

O prato preferido de 17 personalidades históricas

Todo mundo tem um prato preferido. Aquele que mais gostamos de repetir, cujo sabor e olfato degustamos com antecedência. Imagine então, qual teriam sido os pratos preferidos de algumas das mais importantes figuras históricas do Brasil e do mundo. Muito provavelmente, eles teriam grandes oportunidades de se sentir satisfeitos, ainda mais sendo quem detém o poder.

Podemos imaginar igualmente que, entre alguns monarcas ou ditadores poderosos, teríamos sempre pratos com comidas sofisticadas e caras. No entanto, você vai se surpreender ao saber que nem sempre é assim. De Alexandre, o Grande e Cleópatra, passando por presidentes americanos, os brasileiros Pedro II e Getúlio Vargas, nem tudo são pratos finos.

Vamos conhecer, na lista abaixo, qual o prato preferido de 17 personalidades históricas.

O prato preferido de 17 personalidades históricas

1. Alexandre, o Grande

Não há registros históricos sobre o prato preferido de Alexandre, o Grande. Como ele viveu há mais de dois mil anos, é difícil saber com precisão o que ele gostava de comer. Alguns historiadores e escritores da época mencionam que ele apreciava refeições simples e sem ostentação, como carne assada e pão.

Outros relatos indicam que ele era um apreciador de frutas e que gostava de experimentar diferentes tipos de iguarias durante suas viagens. No entanto, não há uma evidência clara de qual era o prato preferido do famoso líder macedônio.

Como vivia nas estrada, em comando de suas campanhas, o rei da Macedônia comia praticamente de tudo que encontrava no caminhos, como nozes, peixes, pães e carnes de boi e de veado.

2. Cleópatra

Assim como no caso de Alexandre, não há uma resposta definitiva sobre o prato preferido de Cleópatra, rainha do Egito. No entanto, há algumas informações históricas que podem indicar alguns pratos que ela gostava.

De acordo com escritos antigos, Cleópatra tinha uma dieta saudável e equilibrada, que incluía frutas, legumes e frutos do mar. Ela apreciava peixes frescos, especialmente o peixe-gato, do rio Nilo.

Outros relatos sugerem que Cleópatra era uma fã de pratos requintados e luxuosos, como banquetes com iguarias raras e caras, incluindo carnes exóticas e aves. Ela também apreciava sobremesas elaboradas, como tortas e doces.

Há ainda o relato de que seu prato preferido era pombo recheados com vegetais. Aliás, o prato era sempre servido nos banquetes que a rainha oferecia. E, de sobremesa, ela não abria mão de bolos com figos e nozes, regados com mel e salpicados com gergelim.

No entanto, é importante lembrar que essas informações foram registradas há muito tempo e podem não ser totalmente precisas. Portanto, é difícil dizer com certeza qual era o prato preferido de Cleópatra.

3. Dom João VI

Dom João VI, o rei português que transferiu a corte para o Brasil em 1808, tinha uma alimentação simples e sem extravagâncias. Ele costumava comer pratos tradicionais portugueses, como bacalhau, cozido e caldo verde.

Apesar disso, ele também gostava de experimentar novos pratos e ingredientes encontrados no Brasil, como frutas tropicais e peixes de água doce. Ele inclusive incentivou a produção de alimentos no país, criando escolas agrícolas e estabelecendo medidas para fomentar a agricultura.

Em suas festas e banquetes, Dom João VI também oferecia pratos elaborados, como carnes assadas e doces portugueses, além de bebidas como vinhos importados e licores. No entanto, a alimentação do rei em seu dia a dia era bastante simples e baseada em pratos tradicionais portugueses.

Segundo a tradição, no entanto, o monarca português era literalmente um glutão, ou guloso de carteirinha. Contam que, em uma só refeição, certa vez, ele devorou três frangos e cinco mangas. Isso tudo sozinho.

4. Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte é conhecido por ter tido uma dieta simples e bastante restritiva. Ele acreditava que a alimentação era fundamental para manter uma boa saúde e disposição para liderar suas campanhas militares.

Napoleão costumava comer refeições leves e rápidas, como frango assado, peixe grelhado e salada. Ele também tinha o hábito de tomar chá e café com frequência ao longo do dia para se manter alerta.

Durante suas campanhas militares, ele costumava comer alimentos enlatados e conservados, como carne de porco e salsichas, que eram fáceis de transportar e armazenar. No entanto, Napoleão não tinha um prato preferido específico, e sua alimentação era mais voltada para garantir sua resistência e força física.

Entretanto, o prato preferido dele seria frango à Marengo, um refogado de frango ao azeite, com tomates, bacon, cogumelos, e, como acompanhamento, lagostins e ovos fritos.

Aliás, uma outra curiosidade sobre o prato preferido de Napoleão é que o nome “frango à Marengo” foi dado em homenagem ao local em que foi criado, em Spinetta Marengo, província de Alexandria, Piemonte, na Itália. Para quem não sabe, o líder francês combateu nessa região, em 1800, vencendo os austríacos e os obrigando a se retirar para o Norte da Itália.

5. Dom Pedro II

Dom Pedro II era um grande apreciador de queijos, e costumava importar variedades de diferentes partes da Europa. Além disso, ele também gostava de pratos tradicionais brasileiros, como feijão tropeiro e galinhada.

Em suas refeições, Dom Pedro II costumava oferecer pratos sofisticados e bem elaborados, como carnes assadas e cozidas, além de uma grande variedade de sobremesas e doces. Ele também era um grande apreciador de vinhos finos e cervejas importadas.

O prato preferido de Dom Pedro II seria, na verdade, canja de galinha. Aliás, isso fazia parte do cardápio do monarca praticamente todos os dias. Já, com relação ao seu pai, Dom Pedro I, o prato preferido era, na verdade, bem brasileiro: arroz, feijão e carne.

6. Princesa Isabel

Assim como no caso de Dom Pedro II, não há um prato específico que seja conhecido como o preferido da Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II e herdeira do trono brasileiro.

No entanto, há registros históricos que indicam que a Princesa Isabel apreciava refeições bem temperadas e com bastante sabor. Ela era conhecida por gostar de pratos com pimenta e especiarias, como o caruru, um prato típico da culinária baiana que leva quiabo, camarão seco e castanha-de-caju.

Além disso, a Princesa Isabel também era uma grande apreciadora de doces e sobremesas, como pudins, bolos e tortas. Ela costumava oferecer banquetes e festas elegantes em sua residência no Rio de Janeiro, onde servia uma grande variedade de pratos e iguarias.

Assim, o fraco da princesa Isabel seriam guloseimas e doces. Dizem que ela não resistia aos quindins e pães de ló. E, embora pareça estranho por causa da época, no final do século 19 e início do século 20, ela também se deliciava com sorvetes.

7. Getúlio Vargas

Getúlio Vargas, o presidente que governou o Brasil por dois períodos, tinha uma alimentação simples e sem grandes extravagâncias. Ele costumava apreciar pratos típicos da culinária gaúcha, sua terra natal, como o churrasco e o arroz carreteiro.

No entanto, Getúlio Vargas também tinha o hábito de comer alimentos leves e saudáveis, como saladas e frutas, para manter sua saúde e disposição. Ele também costumava tomar chás e infusões de ervas, como camomila e erva-doce.

Em suas refeições oficiais, Getúlio Vargas costumava oferecer pratos típicos brasileiros, como a feijoada e o bobó de camarão. Ele também era um grande apreciador de vinhos finos, especialmente os tintos da região de Bordeaux, na França.

No entanto, assim como no caso de outros líderes históricos, não há um prato específico que seja conhecido como o preferido de Getúlio Vargas. Suas preferências culinárias eram variadas e refletiam sua origem gaúcha e sua preocupação com a saúde e a alimentação saudável.

Entretanto, segundo algumas fontes, o prato preferido do ex-presidente, do qual ele não abria mão, era filé mignon à gaúcha. Como o nome mesmo diz, o prato é típico do sul do Brasil.

8. Franklin Roosevelt

Franklin Roosevelt, o presidente dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, tinha uma alimentação simples, sem maiores extravagâncias. Ele preferia pratos simples e caseiros, como o frango cozido e o presunto.

Roosevelt também gostava de refeições leves, como saladas e sopas, e costumava comer alimentos frescos e orgânicos, como frutas e legumes. Ele era um grande apreciador de frutos do mar, especialmente ostras e lagostas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Roosevelt tinha o hábito de realizar reuniões com seus aliados enquanto desfrutava de coquetéis e petiscos. Ele também costumava oferecer jantares oficiais elaborados, onde servia pratos sofisticados, como o pato à l’orange e o filé mignon.

No entanto, no caso do ex-presidente americano, não era somente um prato predileto. Ele adorava se empanturrar com cachorro quente, queijo quente, ovos mexidos e tortas de frutas.

9. Adolf Hitler

Não há um prato específico que seja conhecido como o preferido de Adolf Hitler. No entanto, diz-se que ele tinha uma alimentação bastante restrita e que seguia uma dieta vegetariana.

Hitler acreditava que a carne era prejudicial à saúde e defendia a ideia de que os seres humanos deveriam seguir uma dieta baseada em vegetais, frutas e grãos. Ele costumava comer refeições simples e sem grandes extravagâncias, como sopas de legumes, saladas e massas com molho de tomate.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Hitler tinha uma equipe de chefs que preparavam suas refeições com ingredientes frescos e orgânicos, muitos dos quais eram cultivados em sua própria fazenda. Ele também tinha uma grande variedade de chás e infusões de ervas, que ele acreditava terem propriedades medicinais.

No entanto, é importante lembrar que as preferências culinárias de Hitler eram influenciadas por suas crenças políticas e ideológicas, e não refletem necessariamente o que seria considerado uma alimentação saudável ou equilibrada.

Mas, como ele temia ser envenenado, dizem que ele só começava a comer depois que alguma de suas 15 provadoras “oficiais” experimentavam a comida servida.

10. Richard Nixon

Richard Nixon, o presidente dos Estados Unidos que governou o país entre 1969 e 1974, era conhecido por ter uma alimentação bastante simples. Ele costumava comer alimentos básicos e caseiros, como o frango assado, a carne grelhada e as batatas fritas.

Durante suas viagens internacionais, Nixon tinha o hábito de experimentar pratos típicos dos países que visitava. Ele gostava de provar comidas exóticas e diferentes, e era especialmente apaixonado pela culinária asiática.

Richard Nixon, na verdade, era um cara com hábitos alimentares pouco exigentes e sofisticados. Pela manhã, por exemplo, ele gostava de toranjas, cereais, leite desnatado e café simples. Mas, seu prato preferido era mesmo rolo de carne, que ela adorava comer em suas principais refeições.

11. John Kennedy

John Fitzgerald Kennedy, o 35º presidente dos Estados Unidos, era conhecido por ser um apreciador da culinária francesa e da gastronomia refinada em geral. Ele gostava de comer pratos sofisticados, como o filé mignon e o foie gras, e era um grande apreciador de vinhos finos.

Kennedy costumava realizar jantares oficiais elaborados na Casa Branca, onde servia pratos requintados preparados por chefs renomados. Ele também tinha o hábito de visitar restaurantes sofisticados em Nova York e outras grandes cidades, e costumava experimentar novos pratos e sabores.

Já, para os jantares na Casa Branca, seu prato preferido era o New England Fish Chowder, um caldo de peixe, à base de leite, batatas, cebolas e arinca. Aliás, quando o assunto era peixe, ele fazia questão do bacalhau.

12. Anne Frank

Anne Frank, a jovem escritora e vítima do Holocausto, tinha uma vida marcada pela falta de privacidade e pela escassez de alimentos durante a Segunda Guerra Mundial. Ela e sua família passaram anos escondidos em um anexo secreto em Amsterdã, e tinham que se alimentar com o que conseguiam obter através de amigos e conhecidos.

Apesar das dificuldades, Anne Frank gostava de comer pratos simples e caseiros, como batatas cozidas, sopas e legumes. Ela também apreciava doces e sobremesas, como o pudim de arroz e os bolos caseiros que sua mãe preparava.

No diário que escreveu durante seus anos de esconderijo, Anne Frank menciona algumas vezes o desejo de comer pratos mais elaborados e saborosos, como o estrogonofe e o frango assado. Ela também sonhava em poder comer pratos típicos da Holanda, como o arenque marinado e os waffles.

No entanto, devido às circunstâncias de sua vida durante a guerra, Anne Frank não teve muitas oportunidades de experimentar pratos sofisticados ou exóticos. Suas preferências culinárias eram simples e refletiam a realidade difícil em que vivia.

A Anne Frank do livro, como você já deve saber, viveu na vida real, durante a Segunda Grande Guerra. Toda sua família judia foi perseguida pelos nazistas e eles tiveram que passar muito tempo num sótão, escondidos. Lá, tudo que eles comiam eram batatas, ervilhas e feijão.

13. Che Guevara

Ernesto “Che” Guevara, revolucionário argentino e figura importante na história de Cuba, tinha um estilo de vida simples e austero, incluindo sua alimentação. Como um guerrilheiro que passava muito tempo em condições difíceis nas selvas, Guevara muitas vezes tinha que se contentar com alimentos básicos e disponíveis.

Durante sua estadia em Cuba, Guevara frequentemente comia arroz, feijão e outras comidas simples, que eram as principais fontes de alimento da população local. Ele também gostava de carne assada e peixe fresco, quando disponíveis.

Além disso, Guevara era conhecido por seu interesse na alimentação saudável e na agricultura orgânica. Ele acreditava que a comida deveria ser feita de forma natural e sustentável, sem o uso de pesticidas e produtos químicos.

E quem disse que líder cubano não é bom de mesa? No caso de Che, o que mais o agradava eram coisas bem simples, como pudim de leite e café, mas café amargo.

14. Elvis Presley

Elvis Presley, o lendário cantor e ator americano, era conhecido por sua paixão pela comida e seus hábitos alimentares extravagantes. Ele gostava de comer pratos calóricos e abundantes, muitas vezes com um toque sulista.

Um dos pratos preferidos de Elvis era o sanduíche de pasta de amendoim e banana, que ele costumava preparar e comer em casa ou nos bastidores de seus shows. Ele também adorava hambúrgueres, frituras, costelas e outros pratos típicos da culinária americana.

Elvis também era fã de comida mexicana, especialmente tacos e enchiladas. Ele costumava visitar restaurantes mexicanos em Memphis e Las Vegas, onde passava boa parte de seu tempo, e gostava de experimentar novos sabores e especiarias.

No entanto, devido a sua morte prematura em 1977, Elvis Presley não teve a chance de compartilhar muitos detalhes sobre suas preferências culinárias. Mas sua paixão por comida abundante e saborosa permanece como uma parte importante de sua lenda.

O rei do Rock, para quem não sabe, tinha um paladar tipicamente americano e, claro, adorava coisas bem calóricas. Contam que ele se entupia de ovos mexidos com bacon, hambúrgueres, frango frito, purê de batatas, bolo de milho e geleia de uvas.

Mas seu prato preferido mesmo era o famoso sanduíche de manteiga de amendoim e bananas, que até foi batizado em homenagem a Elvis: Rei do Rock.

15. Rainha Elizabeth II

A Rainha Elizabeth II do Reino Unido era famosa por sua discrição em relação a suas preferências pessoais, incluindo suas preferências culinárias. No entanto, algumas informações foram divulgadas ao longo dos anos sobre seus pratos preferidos.

Segundo relatos, a Rainha Elizabeth II gostava de uma dieta simples e saudável, com ênfase em pratos com vegetais e frutas frescas. Ela costumava desfrutar de saladas, sopas e peixes grelhados, além de frango assado e cordeiro.

Ela também era conhecida por ter um gosto por doces e sobremesas, como o pudim de arroz, uma sobremesa clássica britânica, e bolos de frutas, como o bolo de Natal.

Além disso, a Rainha Elizabeth II amava chá, um hábito tipicamente britânico. Pela manhã, a rainha apreciava cereais com frutas secas ou macadâmias, mas ela também adorava sanduíches de geleia. Já, o prato quente que mais agradava Elizabeth II era linguado grelhado. Para a sobremesa, torta de chocolate.

16. Barack Obama

Barack Obama, o 44º presidente dos Estados Unidos, é um grande fã de comida saudável e nutritiva. Durante sua presidência, ele e sua família fizeram esforços para promover a alimentação saudável e conscientização sobre a obesidade infantil.

Uma de suas refeições favoritas é o chili, uma espécie de ensopado picante de carne com feijão, que ele costumava cozinhar e servir em eventos em sua residência na Casa Branca.

Outro prato que Obama já declarou gostar é o famoso hambúrguer americano, embora ele prefira uma versão mais saudável, feita com carne magra e acompanhada por uma porção generosa de salada.

Além disso, Obama tem um gosto apurado por comida internacional, como a culinária vietnamita e tailandesa, e já foi visto frequentando restaurantes étnicos em várias ocasiões.

No caso do presidente dos Estados Unidos, parece que ele gosta bastante de comer, pelo número de fotos disponíveis na internet dele fazendo uma boquinha. Mas, segundo sua esposa, Michelle, o prato preferido de Obama é mesmo guacamole e nachos, já que ele ama a cozinha mexicana.

17. Dilma Rousseff

Dilma Rousseff, a primeira mulher a ocupar a presidência do Brasil, tem um gosto simples em relação à comida. Ela é vegetariana e evita alimentos muito temperados ou condimentados.

Segundo relatos, um dos pratos favoritos de Dilma é a moqueca vegetariana, um prato típico da culinária baiana feito com vegetais, leite de coco e dendê.

De acordo com uma matéria publicada pela Folha, o prato preferido da presidente Dilma é “qualquer coisa com arroz”. Segundo seus assessores mais próximos, Dilma adora a versão integral ou sete grãos, e, às vezes, chega a comê-los puro. Mas para ela tudo tem que ser bem refogado com alho, cebola.

Fora isso, Dilma só exigente com uma coisa: ovos fritos.

Fontes: SuperInteressante, Folha

Outras postagens

Um comentário em “O prato preferido de 17 personalidades históricas