Parar de tomar anticoncepcional – Quais os efeitos colaterais?

Pílulas podem causar trombose e outros problemas. Mas, parar de tomar anticoncepcional também causam inúmeras alterações. Entenda.

Você já pensou em parar de tomar anticoncepcional? Ou conhece alguém que esteja com isso em mente? Antes de qualquer tomada de decisão, certamente, vale conferir este post.

Em suma, são inúmeros os efeitos colaterais da pílula para a saúde da mulher. Ao longo do tempo, por exemplo, seu consumo diário pode levar à trombose e a outros problemas igualmente sérios.

Contudo, parar de tomar anticoncepcional de uma hora para outra também não é uma boa ideia. Afinal, quando o uso da pílula é suspenso, o corpo passa por uma espécie de período de abstinência.

Isso porque a pílula se trata, na verdade, de uma bomba de hormônio. Portanto, ao parar de tomar anticoncepcional, o organismo sofre com a falta da descarga de hormônios. E, em seguida, passa a reagir de forma não muito agradável para as mulheres.

Como você vai ver na lista abaixo, até mesmo o ciclo menstrual da mulher se altera. Além disso, problemas com os quais ela já não se preocupava mais quando tomava o anticoncepcional voltam a aparecer. Como, por exemplo, acne, cólicas e, claro, o risco de uma gravidez não planejada.

Tenso, né? O pior de tudo é que poucas mulheres têm consciência deste turbilhão. Por isso, preparamos uma seleção de alguns dos principais efeitos colaterais de parar de tomar anticoncepcional.

Quais os efeitos colaterais ao parar de tomar anticoncepcional?

1. Cólicas

Uma das primeiras consequências da variação hormonal quando a mulher para de tomar anticoncepcional é a alteração do ciclo menstrual. É comum se ele passe a vir mais intenso e como se as cólicas se tornassem (ou voltem) a ser mais dolorosas que durante o período em que ela fazia uso da pílula.

2. Perda ou ganho de peso

A interrupção da descarga de hormônios no organismo feminino pela pílula também pode causar alterações na balança. Há mulheres que engordam, outras que emagrecem. Isso acontece porque, dependendo do metabolismo, essa mudança pode potencializar ou reduzir a retenção de líquidos e, às vezes, até mudanças na dieta, por causa da ansiedade.

3. Secreções

Como a função do remédio é fazer com que a mulher pare de ovular é normal que a pílula também “prejudique” a produção de secreções no órgão íntimo feminino. Quando a mulher para de tomar anticoncepcional, no entanto, pode acontecer uma maior umidificação dessa região.

4. Libido

Se tem uma vantagem em parar de tomar a pílula é o que isso proporciona ao libido da mulher. Sem o remédio, é comum que o desejo aumente e vida a dois fique mais divertida que antes (e que as chances de engravidar também aumentem, claro).

5. TMP

A alteração hormonal também costuma mexer com os sintomas da TMP. Se, durante o consumo do remédio, a mulher tinha sintomas amenizados da tensão pré-menstrual, acredite, eles voltar com tudo quando esse período é interrompido.

6. Seios menores

A pílula anticoncepcional tende a deixar os seios mais fartos, devido aos hormônios que ela libera no corpo feminino. Quando a mulher interrompe o uso, no entanto, a tendência é de que os seios voltem ao tamanho normal (como eram antes do remédio).

7. Espinhas

Espinhas, sobretudo, são comuns ao parar de tomar anticoncepcional. Também devido à alteração hormonal que acontece no organismo. Caso a mulher tenha problemas com acne, o melhor é consultar um especialista antes de suspender de vez o uso do remédio.

Viu como não é NADA fácil ser mulher? E, já que uma das maiores influências da interrupção da pílula é no libido, não deixe de conferir ainda: O que acontece em seu corpo se você fica sem sexo por muito tempo?

Fonte: Área de Mulher, Vix

Outras postagens