Curiosidades

O que acontece se você buscar o termo idiota no Google?

Que tal abrir uma aba do Google agora e ver o que aparece quando você digita "idiota". Já te explicamos por que aparece "aquilo".

Por Toni Nascimento

-

Na última segunda-feira (17), muitas pessoas ficaram surpresas com uma associação que o Google acabou fazendo entre uma palavra, e uma certa pessoa de grande destaque em 2018.

Surpreendentemente, se você buscasse pela palavra “idiota”, automaticamente aparecia várias matérias e links relacionados ao novo Presidente da Republica, Jair Messias Bolsonaro. Isso levou milhões de pessoas – exatamente, milhões! – a buscarem pela palavra. Depois de alavancada, a palavra “idiota” conseguiu assumir o primeiro lugar na lista das mais procuradas.

Talvez você esteja pensando que tudo isso não passa de um ataque partidário ou, até mesmo, uma grande conspiração para difamar Bolsonaro. Muita calma nessa hora, por que não tem nada a ver com isso. Vamos te explicar o que está acontecendo.

O idiota do ano

O que acontece se você buscar o termo idiota no Google?

Toda essa história aconteceu por um motivo: o algoritmo do Google. Vamos começar pelo principio. Nos últimos dias, o programa de TV Je t’aime, da emissora francesa France 2, fez sua edição anual do “Le cons d’or 2018”, que em tradução livre é “Os idiotas de ouro”. A premiação na verdade é uma grande “brincadeira ácida”, na qual premia as pessoas mais idiotas daquele ano pelo mundo inteiro.

Um dos grandes destaques da premiação de 2018 foi o presidente Jair Bolsonaro, que ganhou dois prêmios. Ele “levou para casa” os troféus de racista e misógino do ano. Isso levou muitos veículos da mídia nacional a noticiarem os fatos como “Jair Bolsonaro é eleito o idiota do ano”.

Acontece que isso afetou a ferramenta de busca do Google. Ela está sempre se adaptando, através de calculo, ao que as pessoas estão interessadas em procurar. Esses cálculos levaram a uma associação de Jair Bolsonaro com idiota.

Antecedentes

O que acontece se você buscar o termo idiota no Google?

Não é a primeira vez que o nome de um presidente está associado a palavra idiota. Além disso, você está redondamente enganado que esse é o tipo de coisa que acontece só no Brasil.

A poucos anos atrás, nos Estados Unidos, a palavra idiota foi associada ao polêmico presidente Donald Trump. A associação incomodou tanto que chegou a ser um dos assuntos abordados durante a sabatina do chefão do Google, o indiano Sundar Pichai, promovida pelo Congresso norte-americano a um tempo atrás.

Antes disso, isso já aconteceu nos anos 2000 com o presidente George W. Bush. Nem o ex-prefeito de São paulo, Fernando Haddad, escapou ao ser ligado a palavra “pior prefeito” durante a corrida eleitoral.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa aqui: 6 lugares censurados no Google Maps que você nem percebeu

Fonte: UOL

Próxima página »

Escolhidas para você