Você já usou a regra dos 5 segundos? Não mente para mim, eu sei que provavelmente você já deixou aquele pedaço de pizza maravilhoso cair no chão e não perdeu tempo para pega-lo e voltar a saboreá-lo.
A regra dos 5 segundos é bem simples: se você deixar algum alimento cair no chão, porém, pega-lo bem rápido, pode come-lo. O tempo exato para pega-lo é de no máximo 5 segundos. Esse seria o prazo para ele não se encher de germes que, inclusive, podem fazer mal a saúde.
Essa é uma das regras que mais causam discórdia entre as pessoas comuns e, até mesmo, no meio científico. Vários estudos já foram feitos para saber se a regra dos 5 segundos realmente funciona. Na prática, ela funciona mesmo?
A regra dos 5 segundos funciona?
Eu sei que todos nós queríamos, do fundo dos nossos corações, que a regra dos 5 segundos fosse verdade. Mas a verdade é que várias pesquisas cientificas comprovadas apontam que ela não passa de uma grande furada.
Em uma entrevista concedida ao site Buzzfeed, o especialista em germes Charles Gerba, professor de microbiologia na Universidade do Arizona (EUA), afirmou que assim que algum alimento cai no chão, instantaneamente os germes são absorvidos.
O risco de te fazer mal dependerá de dois elementos. O primeiro, é a superfície em que o alimento cair. Algumas superfícies vão guardar mais perigos do que outras. Por exemplo, um carpete é rico em bactérias, e ambientes aonde passam muitas pessoas também podem conter grandes riscos.
O segundo é o tipo de comida que caiu no chão. Quanto mais grudenta, úmida ou gordurosa for a comida, mais germes ela absorverá. “Alimentos pouco consistentes têm risco maior porque sua textura faz com que acumulem mais organismos”, afirma Gerba.
Quais os riscos?
A verdade é que os germes encontrados no chão são quase todos aqueles já existentes no nosso corpo, portanto, as chances de te fazer realmente mal são minimas. A chance existe? Existe! Mas são pequenas.
“Mesmo que haja um patogênico, a comida tem de cair em uma parte específica do chão e absorver aquele organismo específico para deixá-lo doente”, afirma Gerba.
Se tivesse uma forma de compararmos, poderíamos dizer que comer comida do chão, é igual a lamber a sola de uma sapato. Os germes dos dois serão os mesmos nessa situação. Mas, quem nunca recorreu a regra dos 5 segundos, não é mesmo? O melhor, é tentar não deixar a comida cair no chão.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 5 formas de consertar o excesso de sal na comida
Um comentário em “O que é a regra dos 5 segundos? Entenda o que a Ciência diz sobre ela”